segunda-feira, 25 de abril de 2011

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n. 196)


Uma Trova Nacional

Quem espera sempre alcança...
Mas eu em lutas me ponho:
sou guerreira da esperança,
vivo em busca do meu sonho...
–ADÉLIA WOELLNER/PR–

Uma Trova Potiguar

Eu fiz a trova perfeita!
Vi Waldir Neves risonho,
tendo Luiz à direita...
mas, despertei... Era um sonho!
–FRANCISCO MACEDO/RN–

Uma Trova Premiada

1992 - Magé/RJ Tema: Sonho - 10º Lugar

Quem diz que o sonho acabou,
se engana... a ilusão não finda.
Quanta gente já acordou,
e teima em sonhar, ainda!
–DOROTHY JANSSON MORETTI/SP–

...E Suas Trovas Ficaram

Que me importa a despedida
dos meus dias mais risonhos.
Eu sinto a aurora da vida,
no que resta dos meus sonhos.
–ADELIR MACHADO/RJ–

Simplesmente Poesia

– MARA MELINNI/RN –
Você Vive em Mim


Um dia, um mero acaso...
Meu olhar te encontrou.
De longe, um momento raro...
Minh’alma se apaixonou.
Profundo, maior que eu...
O amor chegou em mim.
Passou tempo, só cresceu...
O destino disse sim.
Meu sonho? Que sejas meu.
O que sinto? Não vai ter fim.

Estrofe do Dia

Foi Deus Pai, que nos fez tanto sonhar,
descobrir no repente a paz divina,
mesmo que nos momentos desiguais
nós sejamos iguais na própria sina;
porque sonho, que é sonho de poeta,
só termina da forma mais completa,
mas a essência do verso não termina.
–PROF. GARCIA/RN–

Soneto do Dia

–TITO DE BARROS/AL–
Ilusão


Vivo de uma ilusão que me suplanta,
E o meu sentir ao mundo denuncia,
Pela sinceridade com que canta,
Buscando as portas de ouro da harmonia...

Há, no seu todo, um resplendor de santa,
Com que meus pensamentos alumia,
E mais alto, meu canto ao céu levanta,
Na doce claridade do meu dia...

Deus que me deste amor e sentimento,
E lira e canto, neste vau medonho,
Libertando-me ao negro sofrimento;

Deus, cuja bondade os olhos ponho,
Não me afastes da musa o pensamento,
Não me despertes nunca deste sonho…
––––––––––––––-
Sobre a Imagem no quadro acima: Cidade de Acari/RN
A pequena cidade de Acari, no Seridó Oriental do Rio Grande do Norte possui população de 10.911 habitantes (IBGE, 2007). A cidade possui ainda área de 596 quilômetros quadrados. A cidade de Acari está numa posição privilegiada, abrindo uma paisagem sertaneja, come um cartão postal para quem viaja de Natal em direção ao Sertão do Seridó Norteriograndense, é uma cidade que tem características naturais marcantes, apresentando uma geomorfologia rica em montanhas e rochedos, um patrimônio histórico-cultural expressivo e diferente do que se apresenta no major parte do estado.

Tem com a barragem do Açude Gargalheiras a formação de um magnífico espelho d’água, com capacidade para armazenamento de 40 milhões m³ que se constitui no major base para o desenvolvimento de turismo do Município.

O TERRITÓRIO do Município era habitado pelos índios cariris, que para ali se deslocaram em virtude das perseguições movidas pelos colonizadores da Paraíba, em fins do século XVII. Em 1737, o fundador do povoado onde está localizada a Cidade, Sargento-mor Manuel Esteves de Andrade, obteve permissão do Bispo de Olinda para erguer a capela, consagrada a Nossa Senhora da Guia.

O escritor José Augusto registra que o povoamento da região do Seridó começou no final do século XVIII, durante a "guerra dos Bárbaros", culminando com o afastamento dos índios habitantes das margens do rio Açu. Assim, chegaram à localidade seus primeiros desbravadores, vindos de Pernambuco e da Paraíba.


Segundo o historiador Câmara Cascudo, o topônimo do Município originou-se dos acaris, peixes de escamas ásperas e carne branca, cujo habitat era o "poço do Felipe". O poço era suprido pelo rio Acauã, que o mantinha abastecido de água suficiente para a sobrevivência dos peixes.


Gentílico: acariense


Fontes:
Colaboração de Ademar Macedo
Dados e imagem sobre Acari : http://www.hotelmais.com.br/acari.htm e http://www.ibge.gov.br

Nenhum comentário: