quinta-feira, 28 de abril de 2011

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n. 199)


Uma Trova Nacional

Só mesmo um Deus poderia
sair dos braços da cruz
e perdoar a utopia
dos que mataram Jesus!
–FLÁVIO STEFANI/RS–

Uma Trova Potiguar

O trabalho me norteia
e dele eu não me despeço,
pois quero meu grão de areia
na construção do progresso.
–JOSÉ LUCAS DE BARROS/RN–

Uma Trova Premiada


2007 - Bandeirantes/PR Tema: DESVELO - Venc.

Merece este amor perfeito
desvelos de passarinho
que arranca as penas do peito
para aquecer o seu ninho.
–ARLINDO TADEU HAGEN/MG–

...E Suas Trovas Ficaram

Nos pés só calço uma sola,
presa por alça num dedo;
quantos me chamam carola...
mas é de Deus meu segredo.
–EVA REIS/MG–

Simplesmente Poesia

–RAYMUNDO DE SALLES BRASIL/BA–
Bom Dia


Certa vez ia passando
Numa calçada de rua,
Vi uma velha esmolando,
Maltrapilha, seminua nua.
Constrangeu-me aquela cena.
Eu fiquei morto de pena,
Movido de compaixão,
Reconheci a velhinha,
Ela teve uma casinha,
Fornecia refeição.

E eu também fui seu freguês
Dos seus PFs baratos
No tempo da escassez,
Lá eu batia bons pratos.
Estudante sem recurso,
Ela me ajudou no curso
E sem saber que o fazia.
Quando a vi naquele estado,
Eu me senti consternado,
Não foi pra mim um BOM DIA.

Estrofe do Dia

A leitura habitual
Reserva muita surpresa.
Cada livro duma estante,
Que se põe sobre uma mesa,
Quando não tira uma dúvida,
Fortalece uma certeza.
–ZÉ FERREIRA/PI–

Soneto do Dia

–PEDRO BANDEIRA/CE–
Um Traje Para o Meu Amor

Vou te dar uma anágua diamantina
Rendilhada de estrela e ventania,
Perfumada de aragem da campina,
Com babados da cor da luz do dia.

A calcinha, do azul da serrania,
Pontilhada de nuvens e neblina
E um corpete que traga a mataria
Estampada formando uma cortina.

Umas meias cinzentas como a serra,
As sandálias mais pardas que a terra.
E esse traje, te peço, nunca tires.

Permaneça vestida o tempo inteiro
Numa saia da cor de um nevoeiro
E uma blusa da cor do arco-íris.
==========

Extremoz

Extremoz é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Norte, pertencente à Região Metropolitana de Natal, microrregião de Natal, mesorregião do Leste Potiguar e ao Polo Costa das Dunas. De acordo com o IBGE, em 2010, sua população foi contada em 24 550 habitantes, sendo o vigésimo município mais populoso do estado. Localiza a norte de Natal (capital do estado), distante desta cerca de dezesseis quilômetros, tendo como principal atração turistica a Praia de Genipabu e suas dunas.

A cidade recebeu este nome pela sua localização geográfica ao norte da capital e tem uma área territorial de 126 km².


História

As terras que hoje formam o município de Extremoz, no passado tinham outros habitantes: os índios Tupis e Paiacus que viviam as margens da Lagoa de Guajirú atualmente conhecida como lagoa de Extremoz.

Em 1607, século XVII, o governo português na pessoa do seu capitão-mor Jerônimo de Albuquerque concedeu aos jesuítas a terra utilizada pela missão. Responsáveis pela catequese dos índios, os jesuítas estabeleceram a missão em Guajirú, construíram a igreja de São Miguel e a partir de então a sociedade tribal sofreu a influência de novos costumes alicerçados na doutrina cristã.

Em 1757, diante da invasão holandesa, os jesuítas foram expulsos e a aldeia que já abrigava cerca de 1429 pessoas foi elevada a condição de Vila. No dia 3 de maio de 1760 a vila passa a se chamar Vila Nova de Extremoz do Norte. Segundo o historiador Câmara Cascudo, Extremoz foi a primeira Vila da Capitania do Rio Grande do Norte.

Nessa época a vila era importante centro econômico da região com a criação de gado, antes da chegada do cultivo da cana-de-açúcar. Dessa época, os moradores preservam na memória coletiva lendas como a da cobra, a do carro caído, e a do tesouro enterrado nos alicerces da igreja. Diz a lenda que a população na tentativa de encontrá-lo, destruiu a igreja na qual hoje só se vê ruínas.

Entretanto em 18 de Agosto de 1885 a Lei Provincial n.º 321 incorporou a Vila de Nova Extremoz ao povoado de Boca da Mata, que recebeu a denominação de Vila de Ceará Mirim. Apena em 4 de abril de 1963 Extremoz recuperou sua autonomia, tornando-se Município do Rio Grande do Norte.


Cultura

Ruínas da antiga Vila, capela de São Miguel e convento de Extremoz - tombado a 18 de Dezembro de 1990.

A Matriz de São Miguel foi considerada por Câmara Cascudo como a mais bela igreja colonial do estado erguida no barroco, tinha 16m de altura, 13,5m de largura, 30m de comprimento e paredes com 80 cm de largura. Servia de igreja residência dos jesuítas. Foi nessa igreja que o índio Poti, Antônio Felipe Camarão, foi batizado na manhã de 13 de Junho de 1612. Aos 30 anos recebeu os nomes de Antônio em homenagem ao santo do dia, Felipe em homenagem ao rei Felipe da Espanha e "Camarão" a tradução de seu nome (Poti). Mais tarde casou-se, na mesma igreja, com Clara, índia de nação potiguar.


Praias

Redinha

Porta de entrada para o Litoral Norte do Rio Grande do Norte, a Redinha é a mais antiga vila de pescadores da região. Até hoje ainda se vêem construções como a da antiga igreja de pedra de Nossa Senhora da Apresentação. A praia fica no encontro do rio com o mar, o que dar a opção de banhar-se tanto em águas doces como salgadas, além de possuir uma ampla estrutura de quiosques à beira do rio e do mar, na Redinha, ainda pode-se encontrar o antigo mercado, onde se come a mais tradicional e deliciosa Ginga (tipo de peixe pequeno) com Tapioca do estado.

Santa Rita

Praia típica de veraneio, com poucos bares e barracas de praia, e pouca movimentação de banhistas. Situada no município de Extremoz, Santa Rita é a primeira a exibir o aparecimento das Dunas, típicas do Litoral Norte.

Genipabu

Com certeza o cartão postal mais famoso do Rio Grande do Norte. Com suas dunas imensas e sua lagoa de águas doces, Genipabu é um dos principais passeios do Litoral do estado. É nas dunas localizadas ao redor dessa lagoa que é comum a prática do esquibunda, onde os interessados descem as dunas em cima de pranchas de madeiras até cair na lagoa. Conta com uma infra-estrutura para atender os turistas, com restaurantes, pousadas, hotéis, barracas de praia, passeios de Buggy, jangada e dromedário nas areias da praia.

Pitangui

Pitangui, praia típica de pescadores, sua paisagem é recheada com coqueiros e palmeiras. Também uma das praias preferidas dos veranistas, com muitas casas e uma boa estrutura de restaurantes a beira mar.Pitangui é roteiro obrigatório nos passeios de Buggy graças as suas belíssimas dunas e suas lagoas. Na Lagoa de Pitangui além de restaurante também encontramos passeios de caiaque e pedalinho.

Fontes:

Mensagens Poéticas = Colaboração de Ademar Macedo


Extremoz

Wikipedia
Prefeitura Municipal de Extremoz
Imagem da Praia de Jenipabu

Nenhum comentário: