sexta-feira, 22 de abril de 2011

Carlos Roberto Mota Pellegrino (1945)


(Belo Horizonte, 1945) é um autor, jornalista, jurista e chef brasileiro. Primo-irmão do escritor Hélio Pellegrino.

Formou-se em direito e letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Tem também estudos avançados em Direito Privado e Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Fez cursos de especialização em Direito Internacional pela Academia de Direito Internacional de Haia, obteve mestrado em Estudos Aprofundados em Direito Público e o grau de Docteur D'Etat pela Universidade de Nice sob a orientação do festejado internacionalista francês René-Jean Dupuy, tendo alcançado a menção suma cum laude e elogios da banca examinadora.

Foi professor visitante da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde lecionou 'Teoria Política' para o doutorado e 'Teoria do Estado' para o mestrado. Foi também conferencista nas universidades de Lisboa (Portugal), Madri (Espanha), Saarbrücken (Alemanha) e Roma (Itália).

Foi professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), onde lecionou 'Direito Internacional Público', 'Direito Administrativo' e 'História das Idéias Jurídicas' (para graduação), 'Prática Jurídica' e 'Sociologia Jurídica' (para pós-graduação), entre outras disciplinas. Foi diretor da faculdade e sub-chefe do Departamento de Administração da universidade.

Foi também professor do Instituto Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores.

É filiado a diversas sociedades de Direito Internacional, como a American Society of International Law. Desenvolve intensa pesquisa sobre os aspectos jurídicos e institucionais das relações internacionais.

Como jornalista, trabalhou em Bauru e São Paulo, nos jornais Última Hora e O Globo.

Foi redator da Revista Minas Gerais e do Suplemento Literário de Minas Gerais, onde publicou contos, críticas, entrevistas e reportagens a partir de 1967. Colaborou com publicações literárias no Brasil e no exterior.

Foi funcionário internacional da ONU em Nova York em 1979. Retornou ao Brasil para lecionar na UnB. Desde então, foi advogado da Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes (GEIPOT) e do Instituto de Planejamento Econômico e Social (IPEA). Foi assessor do Ministro Oscar Dias Corrêa no STF e ocupou o cargo de Consultor Jurídico chefe do Ministério da Justiça e da Secretaria de Planejamento e Coordenação da Presidência da República (SEPLAN/PR).

Atualmente trabalha como advogado junto aos tribunais superiores em Brasília.

Livros jurídicos
"Estrutura Normativa das Relações Internacionais" (2008) Editora Forense
"Estruturas Constituicionais do Município" (2000) Editora Del Rey
"Da Guerra Marítima e o Direito Internacional" (1989) Ministério da Marinha
"História da Ordem Internacional" (1988) Editora Brasiliense

Produção ficcional
"Porta:" (1966) Edições Palavra
"Corpo Inteiro" (1968) não-editado
"Do Lado De Lá" (1970) Editora Oficina das Letras

Outras atividades relevantes

Integrante do grupo de trabalho interministerial para estudar e propôr medidas visando ampliar os mecanismos existentes de apoio e assistência consular aos brasileiros no exterior (2002)
Integrante do conselho editorial da revista Arquivos do Ministério da Justiça (2002)
Integrante do grupo de trabalho para propor reforma do ordenamento jurídico brasileiro em visitas à ratificação do Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional (2002)
Integrante da delegação brasileira para o comitê ad hoc para negociação da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção (2002)
Supervisor na Comissão da Organização dos Poderes e Sistemas de Governo da Assembléia Nacional Constituinte (1987)
Integrante do Conselho Direito do Fundo da Marinha Mercante do Ministério dos Transportes (1985)

Fonte: Saber

Nenhum comentário: