terça-feira, 26 de abril de 2011

Conferência Municipal Discute Rumos da Política Cultural de Ponta Grossa


Para fomentar discussões referentes à Política Cultural de Ponta Grossa, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo promove nesta semana a 12ª Conferência Municipal de Cultura. Na oportunidade artistas, promotores culturais e membros da comunidade vão debater a Política Cultural do Município e participar da eleição dos delegados que representarão o Município na próxima Conferência Estadual de Cultura. A 12º Conferência Municipal de Cultura definirá os sete segmentos culturais que serão representados no Conselho Municipal de Cultura (CMC) e elegerá os seus representantes, um titular e dois suplentes, para cada um dos sete segmentos.

A Conferência Municipal é etapa integrante das Conferências Setoriais, Estadual e Nacional de Cultura, e de todos os Fóruns, Reuniões e Assembléias que demandarem representação do Município de Ponta Grossa na área da cultura, durante a vigência dos mandatos dos representantes eleitos, destinada à discussão dos temas de interesse municipal, regional e estadual pelos protagonistas da cultura do município.

Os trabalhos da 12ª Conferência Municipal de Cultura serão divididos em reuniões setoriais realizadas no Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa, de acordo com o seguinte cronograma: dia 25- Artes Populares (Folclore, Escolas de Samba, Hip?Hop, Artesanato, entre outros); dia 26- Artes Cênicas (Teatro, Circo, Dança, Ópera e Mímica); dia 27- Artes Visuais (Artes Plásticas, Cinema, Fotografia, Vídeo, Moda, Filatelia, Arquitetura, entre outros); dia 28- Música; dia 29- Literatura, com horário a definir pela Comissão Organizadora, para a elaboração da minuta sobre as políticas culturais do município e ações prioritárias de cada segmento e das propostas em nível estadual e federal para a cultura.

Segundo a secretária de Cultura e Turismo de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, a Secretaria como gestora do orçamento público destinado à área cultural, dentro das disponibilidades orçamentárias e financeiras e dos parâmetros legais, tem a função de atender a demanda dos artistas, promotores e administradores culturais. “Dessa forma, buscamos mostrar à população o resultado desse trabalho, pois nossa função é a de criar e manter um ambiente de cooperação e parceria para o desenvolvimento da atividade cultural”, diz Elizabeth. Além disso, a secretária acrescenta que é importante a participação de todos para que se tenha um panorama diversificado e representativo do processo cultural do Município, para a proposição e avaliação de projetos e ações e para o processo de desenvolvimento da cultura em Ponta Grossa.

Ao final da Conferência, serão anunciadas propostas e moções aprovadas pela Plenária e confirmará os nomes dos representantes eleitos para o Conselho Municipal de Cultura e os delegados eleitos para representar Ponta Grossa nas Conferências que ocorrerem até abril de 2013, declarando oficialmente encerrada a 12ª Conferência Municipal de Cultura.

PARTICIPAÇÃO

Podem participar da 12ª Conferência Municipal de Cultura cidadãos maiores de 16 anos, integrantes dos Conselhos Municipais da Cultura, de Patrimônio Cultural, de Turismo e de Educação, representantes de entes governamentais com área de atuação relacionada à Cultura e representantes de entes não?governamentais ligados à área Cultural. Os participantes inscritos terão direito a voz e voto, podendo votar e ser votados.

Reunião Setorial

Local: Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa

Horários:
25/04- 20h- Setorial de Artes Populares (Folclore, Escolas de Samba, Hip-Hop, Artesanato, entre outros)

26/04- 20h- Setorial de Artes Cênicas(Teatro, Circo, Dança, Ópera e Mímica)

27/04- 20h Setorial de Artes Visuais (Artes Plásticas, Cinema, Fotografia, Vídeo, Moda, Filatelia, Arquitetura, entre outros)

28/04- 20h- Setorial de Música

29/04- 14h- Setorial de Literatura

Fonte: Colaboração da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. Artigo de Patrícia Antunes, 25 abril, 2011, para o Boletim Informativo da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.

Nenhum comentário: