sábado, 30 de abril de 2011

Roberto Pinheiro Acruche (Revista Trovas e Poemas n. 27)

Irmanemos nossas vidas
em comunhão generosa, tal como vivem unidas as pétalas de uma rosa! A. A. DE ASSIS – PR O namoro venturoso, curtido na mocidade, mudou de nome, o teimoso: hoje se chama SAUDADE! ADAMO PASQUARELLI-SP No quarto, vazio agora, nosso velho cobertor cobre as mentiras que outrora foram delírios de amor... ALBA CHRISTINA-SP Retorno à praça da infância: é o mesmo antigo jardim! Só eu mudei, na distância... Ah! Que saudade de mim! ALBA ELENA CORRÊA-RJ R Ninguém sabe, nesta lida, onde a surpresa é mais forte: se nos mistérios da vida ou nos segredos da morte! ALFREDO DE CASTRO - MG Não irá jamais embora quem deixou tanta amizade; a despedida de agora é presença na saudade. ALMIR PINTO DE AZEVEDO - RJ A natureza agredida não se defende e nem xinga, mas no decorrer da vida cedo ou tarde, ela se vinga AMILTON MACIEL MONTEIRO-SP Que lição de amor profundo aos homens legou Jesus, trocando os sonhos do mundo por três cravos e uma cruz! ANTÔNIO JURACI SIQUEIRA-PA O amor, para muita gente, é diversão perigosa. Quem não sabe ser prudente transforma em espinho a rosa. ARLENE LIMA-PR Se a vida é mera passagem por este plano somente, o preço desta viagem é a própria vida da gente. ARLINDO TADEU HAGEN-MG “Mamãe”, esse fato eu sei, é palavra de emoção: a primeira que falei, a maior no coração. CARLOS AUGUSTO S. DE ALENCAR-RJ Quando a penumbra descia, a nossa emoção vibrava, sonhando o que não dizia, dizendo o que nem sonhava!… CAROLINA RAMOS – SANTOS-SP Rosas fazem emergir o que os namorados sentem: os lábios podem mentir mas as rosas nunca mentem. CLÊNIO BORGES-ES Sei quando vais demorar... Mesmo assim, tudo ofereço: quem espera para amar paga ao tempo qualquer preço! CLENIR NEVES RIBEIRO – RJ Enganar que sou feliz é coisa inútil, porque meu sorriso triste diz quanto eu sofro sem você. CONCEIÇÃO A. C. DE ASSIS - MG Lança as mágoas ao passado Ao meu Deus peço um favor, bom presente para o mundo: Um saco cheio de amor, daqueles que não tem fundo! CRISTIANE BORGES BROTTO - PR Analisa a própria crença, veja a beleza da flor, sinta seu perfume e pensa: - A minha essência é o AMOR. DÁGMA VERÔNICA -MG Eu vejo Deus na magia dos versos simples que teço Deus é rima, amor, poesia, é fim, é meio, é começo! DELCY CANALLES-RS Apenas em quatro versos retrata-se uma emoção, através da trova imersos em realidade e ficção. DILMA RIBEIRO SUERO -RJ Teu olhar perpetuado numa saudade sem fim, é aquele espinho encravado que já faz parte de mim! DILVA MORAES-RJ Pela Maria da Penha, lei-justiça conquistada, quebro pau e queimo lenha mas, congraço a mulherada! DINAIR LEITE-PR Voltas… e eu acho tão triste a emoção de disfarçar, que, por mim, já que partiste, nem precisavas voltar… DIVENEI BOSELI - SP O nosso amor escondido, sem papel, sem aliança, tem o sabor proibido da fruta da vizinhança DOMITILA BORGES BELTRAME-SP ]Talvez porque a noite esconda sombras de amor... é que a Lua põe mais luz em sua ronda, quando ronda a minha rua! EDMAR JAPIASSÚ MAIA -RJ Na viagem da ilusão, pela tarde azul e morna, vivo a esperar na estação um trem que nunca retorna! EDUARDO A. O. TOLEDO-MG Nem mesmo a ilusão remenda, com seus fios de saudade, os velhos sonhos de renda que eu teci na mocidade! ELIZABETH S. CRUZ - RJ De armas, não precisaste. palavras brutais, somente... com elas apunhalaste meu coração, friamente! ESTER FIGUEIREDO–RJ È certo, é pura verdade, que se diz do casamento: Que só, se tem liberdade, com um mal comportamento! FABIANO WANDERLEY-RN Nos trigais do sentimento que contra o vento eu transponho, cozi o pão sem fermento no forno quente de um sonho. FRANCISCO JOSÉ PESSOA-CE Na rapidez da informática meu sonho dura um segundo, numa proposta automática: paz, ponto com, ponto mundo. FRANCISCO NEVES MACEDO-RN É pecado a idolatria mas eu te admiro tanto, que até me ajoelharia aos teus pés por teu encanto. GERALDO AMÂNCIO PEREIRA - CE Reconheço que acabou... Como tu, não lamentei. O que pensavas, não sou; e não és o que pensei... GILVAN CARNEIRO DA SILVA – RJ O mar é o mais doce amante pois não cansa de beijar, num lirismo alucinante, toda praia que encontrar! GISLAINE CANALES - SC Dupla festa eu preconizo, para noites de luar: A festa do teu sorriso, na festa do meu olhar!... HERMOCLYDES S. FRANCO-RJ As flores fito uma a uma, e mais que eu nelas repare, em beleza não há nenhuma que contigo se compare! HUMBERTO RODRIGUES NETO –SP Responde, ó Deus, pela mão que podes ver, calejada: -- por que há de ter tanto chão quem nele não planta nada? JAIME PINA DA SILVEIRA-SP Tua ausência, mãe querida, o bom filho nunca esquece… És o amor de Deus, és vida: - Tu és a mais linda prece! JOAMIR MEDEIROS-RN Não me assusta a alta montanha. Firme eu empreendo a escalada... Com a fé que me acompanha, só vejo flores na estrada. JOÃO COSTA-RJ Mãe, se dor fosse julgada, não sei qual a mais doída: se a que te dei na chegada, se a que me dás na partida... JOSÉ FABIANO –MG Tanto mal nós infligimos Em todos que bem nos queira, E o perdão que lhes pedimos É uma nuvem passageira. JOSÉ FELDMAN – PR O cego, com dedos certos, tange a sanfona dorida, e eu, com dois olhos abertos, erro nas teclas da vida. JOSÉ LUCAS DE BARROS - RN Zelar pela natureza, eis aí nossa missão. Deus fez tudo com grandeza, pra nossa sustentação. JOSÉ MOREIRA MONTEIRO-RJ Se a sorte não me convida, teimoso, forças concentro e entro na festa da vida como "penetra"... mas entro!... JOSÉ TAVARES DE LIMA-MG Falassem os arvoredos... e o mundo iria corar ante os milhões de segredos que o vento deixa, ao passar!... MARIA MADALENA FERREIRA-RJ Às vezes, na despedida, num simples modo de olhar se diz o que em toda a vida ninguém ousa revelar. MARIA NASC. SANTOS CARVALHO-RJ Representando paixão na alvura de seu buquê, tem no centro o coração, o gerânio que se vê! MARILENE BUENO– RS Falaste em breve regresso: marcaste mês, dia e horário. Mas a saudade que eu meço é maior que o calendário! MARINA BRUNA - SP Minhas trovas são singelas, sem marcas nem pedantismo, pois eu faço, assim, com elas, arautos do romantismo. MAURÍCIO NORBERTO FRIEDRICH-PR Se a saudade não consegue destruir meu dia a dia, quero, ao menos, que carregue esse tédio, essa agonia! MESSODY RAMIRO BENOLIEL- RJ Jamais ficarei passiva ante a luz do teu olhar; há muito já sou cativa deste teu jeito de amar! MIFORI-SP Sobreviver é uma arte. É driblar a natureza, tendo a fé como estandarte e Deus como fortaleza. MYRTHES MAZZA MASIERO-SP A paz, numa sociedade, entre tantas coisas boas, só depende, na verdade, da consciência das pessoas. NEI GARCEZ-PR Tenho orgulho do que faço; se é feito com perfeição. Mas aceito meu fracasso se não tiver solução. NEIVA FERNANDES-RJ No rodeio do existir, peço a Deus, a todo instante, que eu não caia e, se cair, com mais força me levante. NEWTON VIEIRA -MG Nada mais embriagador no arrepio das ternuras que escutar juras de amor mesmo que sejam perjuras. NILTON MANOEL-SP A chuva benze a semente, que o homem planta no chão; e Deus permite que a gente transforme o trigo no pão. OLGA AGULHON – PR A ciência que eu rejeito é a que tem a insensatez de explicar o que foi feito e afirmar que ninguém fez! PEDRO ORNELLAS - SP Teu amor que me enternece, que acaba todo meu pranto, da sobra faço uma prece, e ainda sobra outro tanto. PROFESSOR GARCIA-RN Não deixe que se enraíze A mágoa no coração; Antes mesmo a cauterize, Bom remédio é o perdão. RAYMUNDO SALLES BRASIL-BA Esses teus mágicos olhos, quando me fitam assim, são carícias ou escolhos do naufrágio que houve em mim? RENATO ALVES - RJ O mais sublime recado, veio de longe... do céu... Sendo a Maria, levado, pelo Arcanjo Gabriel. ROBERTO PINHEIRO ACRUCHE - RJ Na ansiedade das demoras, quando chegas e me encantas, mesmo sendo às tantas horas, as horas já não são tantas… RODOLPHO ABBUD - RJ O belo na juventude traz orgulho, por costume. Mas beleza sem virtude é qual rosa sem perfume... RUTH FARAH NACIF-RJ Nas cartas, sê verdadeiro! Cuida bem tudo o que dizes: pois cartas são travesseiro nas noites dos infelizes. SELMA PATTI SPINELLI/SP A rua não sabe quando, mas lembra, do início ao fim, o quanto a pisei buscando quem tanto pisava em mim!... SÉRGIO BERNARDO-RJ Paguei tanto pelo engano, pelo mito que criei, pois foste apenas tirano, e eu te escolhi por meu rei! TEREZA COSTA VAL – MG Da vida o imenso valor pode estar num… quase nada! Como ver brotar a flor entre as fendas da calçada. VANDA FAGUNDES QUEIROZ-PR Meu jogo, audaz e exigente, encara a carta que der, mas com você, frente a frente... jogo charme de mulher! VÂNIA MARIA SOUZA ENNES-PR O teu silêncio me afronta; nem breve mensagem veio, mas meu amor faz de conta que a culpa é só do correio. WANDA DE PAULA MOURTHÉ-MG As nuvens choraram tanto, que o sol compensa o escarcéu, tecendo com doce encanto mais sete cores no céu! WANDIRA F. QUEIROZ – PR ============= Dorothy Jansson Moretti-SP S O L Hoje estás escondido. Olhando para fora, em meio à névoa densa, em vão eu te procuro. Que falta fazes quando, ao se esboçar a aurora, vejo o céu carrancudo e tão cinzento e escuro! És tu que trazes vida, a ausência eu te censuro. Sem ti sofre a semente a emergir para a flora, falta a luz dos teus raios ao trigo maduro, esmaecem os tons quando te vais embora. De repente, através de uma nesga apareces... Com que força vital a alma da gente aqueces e afastas tão depressa as nuvens de tristeza! És dono do universo, a nada te comparas; e ao sentir teu calor reconfortando as searas, feliz volta a sorrir, de novo, a Natureza! Roberto Pinheiro Acruche CONFIDÊNCIAS AO LUAR Lua, mística e de rara beleza inspiradora dos enamorados, assistente de segredos guardados... confessados a vossa realeza! Qual trovador não vos citou um verso encantado com a luz prateada ou caminhando pela madrugada, ainda que, em estado adverso? Crendo em vossa majestade, confesso, que vos prestei versos e confidência... recitei poemas com eloquência... -Sorvido por grande amor, nele imerso, perdido de paixão neste universo... condenado... venho pedir, clemência! Pierre Acruche Nunes Ó Filha! Mal sabes o quanto tensos e intensos foram seus primeiros momentos nosso primeiro encontro Preocupação imatura, sim ansiosa aflição logo dissipada após ver-te linda, forte e sã O privilégio de antes conhecer-te ora furtado de sua Mãe compesa-la-emos por toda a vida pelo nobre ato maternal Seu rostinho inchado seu choro contido seu susto latente sua alma bem vinda - Quem diria, heim, papai ? Diria, sim, o experiente o mais íntimo amigo ou parente que a chegada de uma criança desmonta o pétreo coração infla a vida de esperança me faz dedicado e zeloso guardião. Seu Pai. Roberto Pinheiro Acruche PECANTE Não importa o quanto pecas. O que eu quero é sentir o teu calor, o inebriante perfume do teu corpo, passear por toda extensão de tuas curvas. Não importa o quanto pecas. É irresistível a tua beleza, o sabor dos teus lábios, o brilho dos teus olhos. Tu és divina Perfeita Uma obra de arte Doçura. Não importa o quanto pecas.
UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES Delegacia de São Francisco de Itabapoana- RJ II JOGOS FLORAIS DE SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA REGULAMENTO 1-Concurso Nacional Tema: CRIANÇA- Trovas líricas e/ou filosóficas 2-Concurso Estadual Tema: VENTO - Trovas líricas e/ou filosóficas PULGA – Trovas humorísticas ENDEREÇO PARA REMESSA II JOGOS FLORAIS DE SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA A/C de Roberto Pinheiro Acruche Caixa Postal 123.192 São Francisco de Itabapoana- RJ CEP – 28.230-000 3-Sistema de Envelopes A trova deverá ser escrita num envelope pequeno em cujo interior estarão nome e endereço completo do remetente, telefone e e-mail (se tiver). Esse envelope deverá ser lacrado e colocado num envelope maior com o endereço para remessa. Como remetente, repetir no verso o endereço com o nome de Luiz Otávio. Data limite de entrega – 31 de maio de 2011. Valendo a data da postagem. Limite de 3 (três) trovas por tema. É obrigado constar a palavra-tema na trova OUTROS CONCURSOS EM ANDAMENTO Jogos Florais Ac. de Letras e Artes de Cambuci- até 31.05.2011 XLI Jogos Florais de Niterói - até 31-05-2011 VII Concurso de Trovas de Maranguape/CE - até 31.05.2011 Jogos Florais de Cantagalo-RJ até 31.05.2011 VII Concurso Maranguape/CE - até 31.05.2011 VII Concurso Academia Mageense de Letras - até 01.06.2011 XV Jogos Florais de Porto Alegre - até 30.06.2011 X Concurso de Trovas do CTS - Caicó - até 30.06 XXXI Concurso de Trovas da ATRN - 2011- até 30.06 Concursos de Trovas de Taubaté - até 30.06.2011 NOITE DE AUTÓGRAFOS Foi extremamente concorrida e prestigiada a solenidade de lançamento do Livro “O Mangue da Moça Bonita” de autoria de Roberto Pinheiro Acruche. O espaço da Câmara Municipal de São Franciscode Itabapoana-RJ ficou pequeno para abrigar as inúmeras autoridades, poetas, acadêmicos, professores e membros da sociedade sanfranciscana. ALCANÇOU ENORME SUCESSO A SOLENIDADE REALIZADA PELO CONGRESSO DA SOCIEDADE DE CULTURA LATINA – SEÇÃO BRASIL PARA PREMIAÇÃO DOS MELHORES DE 2010
Roberto P. Acruche MARIA Maria Mãe Maria Mulher Maria Santa Maria de Nazaré De Ti nasceu o Jesus menino De Ti nasceu o Salvador De Ti nasceu o Nazareno De Ti nasceu o Redentor Contigo nasceu o Cristianismo Sofreste com a crucificação Deste o fruto do Amor Jubilou-se com a ressurreição. Maria Mãe Amantíssima Maria Mãe Venerada Maria Mãe de Deus Maria Mãe Adorada Aos Vossos pés levo a prece Pedindo-lhe graças e proteção Mãe de misericórdia me proteja Purifique o meu coração.
Fonte: Colaboração de Roberto Pinheiro Acruche

Nenhum comentário: