segunda-feira, 25 de abril de 2011

Rodrigo Petronio (Curso: Como Escrever uma Biografia)


Professor: Rodrigo Petronio

Duração: 6 encontros

Dias: terças-feiras das 15h00 às 17h00

Datas: 10, 17, 31 de maio 7, 14, 21 de junho

Local: Fundação Ema Klabin - Rua Portugal 43, Jardim Europa – SP
(11) 2307-0767/2339-0767 – Tel/fax (11) 3081-5845

Valor: R$ 210,00 na inscrição + uma parcela de R$ 210,00

O curso pretende fornecer recursos para a escrita de biografias e elementos técnicos sobre a prospecção de informação, organização dos dados e finalização estilística. Também pretende apontar para algumas definições teóricas dos limites e das trocas existentes entre biografia e literatura, bem como sugerir leituras e comentar algumas biografias e biógrafos, clássicos e atuais.

O curso contempla a elaboração de um projeto de biografia, e acompanhará os primeiros passos de seu desenvolvimento. Dessa forma, baseia-se em um misto de oficina de escrita criativa e de pesquisa teórica sobre esse gênero literário. Dentre as obras recomendas estão: Santo Agostinho (Peter Brown), Heidegger – Um Mestre na Alemanha entre o Bem e o Mal (Rüdiger Safranski), Buda e Maomé (Karen Armstrong), Jesus (David Flusser), Jesus e Javé (Harold Bloom), Cervantes (Jean Canavaggio), Sor Juana Inés de la Cruz: as Armadilhas da Fé (Octavio Paz), Maomé (Martin Lings), Dante (R. W. B. Lewis), Nietzsche (Daniel Halévy) e Nelson Rodrigues: o Anjo Pornográfico (Ruy Castro), entre outras.

Pretende-se também comentar algumas obras memorialísticas e autobiográficas de extraordinária relevância literária, tais como a trilogia autobiográfica de Elias Canetti, biografias que exploram de maneira mais enfática o aspecto literário da escrita, como o caso de Vidas Imaginárias (Marcel Schwob) e de Doze Tipos de G. K. Chesterton. A partir desse pressuposto, desenvolveremos a relação entre literatura, biografia e autobiografia, ou seja, em que medida algumas obras clássicas da ficção são autobiográficas e até que ponto o biógrafo tem liberdade criativa para fazer entrelaçar a obra e a vida do biografado, sem ferir nenhuma dessas duas faces.
–––––––––––––––-
Rodrigo Petronio é editor, escritor e professor. Formado em Letras Clássicas e Vernáculas pela USP. Organizou os três volumes da nova edição das Obras Completas do filósofo brasileiro Vicente Ferreira da Silva (Editora É, 2010). Autor dos livros: História Natural (Gargântua, 2000), Transversal do Tempo (Imprensa Oficial de Pernambuco, 2002), Assinatura do Sol (Gêmeos R, Lisboa, 2005), Pedra de Luz (Girafa, 2005) eVenho de um País Selvagem (Topbooks, 2009), entre outros,

Fonte: Projeto Cultura

Nenhum comentário: