domingo, 15 de maio de 2011

A. A. de Assis (A Eleição da Vênus)

Venus, por Boticcelli
Era, sem dúvida, uma escola de samba muito original, descontraída até no nome: Estraga-Lar, que aliás na época andava em campanha arrecadativa de fundos. Não exatamente com vistas a cobrir os ditos das cujas; muito pelo contrário: o povão tanto mais aplaudia as moças quanto mais ventiladas fossem. Os fundos seriam para reequipar a bateria, comprar novos adornos e outros ziriguiduns.

Os diretores decidiram que para animar a campanha (e aumentar o ganho com a venda de votos) haveria de surtir bom resultado a eleição de algo assim como rainha ou miss, porém que não fosse uma coisa nem outra, títulos por demais chavonizados. “Vamos pedir umas ideias ao professor Polycarpo”, e lá se foram consultar o sábio da cidade.

Machadiano, o velho mestre sintonizou a inspiração nas graças da Grécia antiga, riu por dentro, botou pra fora a solução: “Elejam a Vênus Calipígia. Nenhum título expressará mais abundantemente o essencial nas artes do requebrado...”

“Vênus Calipígia!”, repetiu de boca unânime a diretoria da Estraga. Todos tinham razoável noção do que fosse Vênus. De calipígios, contudo, pareciam pouco entender (será?). Mas o professor falou, tava sancionado. Soava bonito, gordo, macio, solene. Vênus Calipígia ficou sendo o epíteto.

Operava-se a venda dos votos durante os ensaios da escola de samba, assim de gente nas arquibancadas, o animador de voz barroca assanhando as torcidas, as candidatas calipigiando na passarela. “Reparem no calipígio dela!”, provocava inocente o espíquer. Bum-bum... bum-bum, ritmavam os bumbos, como se soubessem traduzir o grego.

Abertas, afinal, ruidosamente, as urnas, a falta de iniciação em cultura clássica fez diferença mínima. A intuição do eleitorado mostrou-se mais uma vez atenta: por polpuda maioria de votos, deu o título a Margaridinha Pureza, sedutor arranjo de rotundas, bem-distribuídas e bronzeadíssimas virtudes.

Ah, sim, quanto ao significado de calipígio, o pessoal da Estraga-Lar só deu pela coisa muito tempo depois, quando um dos diretores, por acidental curiosidade, resolveu conferir no dicionário. A partir daí nenhuma outra Vênus se fez eleger por lá.
======
Obs:
Calipigia, segundo o Dicionário Caudas Aulete é quem tem formosas nádegas.

Fonte:
ASSIS, A. A. De. Vida, verso e prosa. Maringá/PR: EDUEM, 2010.

Nenhum comentário: