sexta-feira, 13 de maio de 2011

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n. 213)


Uma Trova Nacional

Apesar desta certeza
de que somos tão iguais,
alma gêmea, que tristeza,
chegaste tarde demais!...
–ERCY Mª MARQUES DE FARIA/SP–

Uma Trova Potiguar


Sem saber o que fazer,
a prostituta, perdida,
vende prazer p’ra viver,
mesmo sem prazer na vida...!
–MANOEL CAVALCANTE/RN–

Uma Trova Premiada

2007 - UBT-Natal/RN

Tema: TEMPO - M/H.

Chora, entre as pedras, um rio,
seu pranto cheio de mágoas
porque o tempo, em desvario,
foi manchando as suas águas...
–MARINA BRUNA/SP–

...E Suas Trovas Ficaram
O receio que me alcança,
ao ver inverno chegar,
é que, perdida a esperança,
eu já nem possa sonhar!...
–MARIA DOLORES PAIXÃO/MG–

Simplesmente Poesia

MOTE:
“É mais feliz a velhice
Que é por alguém amparada.”

GLOSA:
Distante da meninice,
Nos remansos da saudade,
Havendo fraternidade
É mais feliz a velhice;
Há mais encanto e meiguice
Sobre a fronte esbranquiçada...
Mais branda se torna a estrada
Que é pisada com amor,
Como dói menos a dor
Que é por alguém amparada.
–JOSÉ LUCAS DE BARROS/RN–

Estrofe do Dia

Eu que sempre fui robusto,
forte que nem um lajedo,
de nada sentia medo,
hoje com tudo me assusto;
até pra dormir eu custo,
achando a noite comprida,
a alma desiludida
e o corpo cheio de dor;
todo dia muda a cor
do quadro da minha vida...
–ZÉ DE CAZUZA/PB–

Soneto do Dia

–DOROTHY JANSSON MORETTI/SP–
Um Olhar sobre Sorocaba

Em pleno ciclo de tantas tropeadas,
quer de mulas, ou quer também de bois,
Sorocaba levanta as mãos armadas...
Mil oitocentos e quarenta e dois.

Passa o século. A poeira das estradas
vai-se apagando e vão florir, depois,
as lindas laranjeiras carregadas…
Mil novecentos e quarenta e dois.

Os ciclos vão-se de outros distanciando...
Do bandeirante ao têxtil se afastando,
a indústria abre, imponente, o seu roteiro.

E hoje, aos ventos do tempo e seus avanços,
Sorocaba levanta os braços mansos
e torna irmãos... filhos do mundo inteiro.

Fonte:
Textos enviados pelo Autor

Nenhum comentário: