domingo, 15 de maio de 2011

Carlos Lúcio Gontijo (1952)


CARLOS LÚCIO GONTIJO, filho de Betty Rodrigues Gontijo e José Carlos Gontijo, nasceu a 27 de abril de 1952, em Santo Antônio do Monte, município do Centro-Oeste de Minas Gerais. Cursou o primário no Grupo Escolar Waldomiro de Magalhães Pinto. Fez o ginásio e parte do Curso de Contabilidade na Escola Senhora de Fátima (mais conhecida como Colégio da Dona Maria Angélica de Castro).

Acompanha-lhe vida afora o amor por Santo Antônio do Monte, onde diz que veio à luz intelectualmente, pois ali passou a infância e viveu a juventude e a alegria de vestir a camisa do Flamengo, o inefável rubro-negro local, formando um grandioso feixe de aprendizagem emocional, que lhe enraizou no peito o torrão montense, ao qual ele muitas vezes cantou (e canta) em seus artigos jornalísticos e em versos, como é o caso do poema Sangue Montense, que se encontra inserido, com declamação e paisagens do município, na página de abertura de seu espaço virtual na internet.

O autor complementou o último ano de Contabilidade no Colégio Visconde de Cairu, na capital mineira. Em seguida, diplomou-se em Jornalismo pela FAFI-BH, hoje UNI-BH, no ano de 1976, passando então a atuar como jornalista – durante 30 anos –, no “Diário da Tarde”, veículo de comunicação impressa que circulou, ininterruptamente, de 14 de fevereiro de 1931 a junho de 2007.

Foi revisor, supervisor de revisão (no IV turno/”Diário da Tarde”, em horário que invadia madrugada adentro), articulista, secretário de página, subeditor e, depois, editor de Opinião do “Diário da Tarde”.

Trabalhou, também, nos jornais “PrOeste”, do qual foi um dos fundadores e redator-chefe (1976); “Tribuna de Mariana”, onde foi editor; “Diário de Minas”, como revisor e articulista; e “Hoje em Dia”, como revisor.

  • É portador de título de Honra ao Mérito da Prefeitura de Santo Antônio do Monte (1977), por indicação do então vereador José Magela Couto, diploma que lhe foi passado às mãos pelo ex-governador de Minas Gerais e ex-ministro de Estado, José de Magalhães Pinto;
  • do “Troféu Magnum de Cultura”, homenagem do Colégio Magnum Agostiniano, em comemoração aos 100 anos de Belo Horizonte (1997);
  • Destaque Profissional Regional 2003/Conselheiro Lafaiete-MG;
  • membro titular e correspondente da Academia Interamericana de Literatura e Jurisprudência e da Academia de Estudos Literários e Linguísticos (ambas de Anápolis/GO);
  • dá nome à biblioteca comunitária do Bairro Flávio de Oliveira e, também, à biblioteca do Instituto Maria Angélica de Castro (Imac), ambas em Santo Antônio do Monte.
  • É membro da Academia de Letras do Brasil-Mariana (ALB-Mariana), onde ocupa a cadeira nº 15 cujo patrono é o poeta Bueno de Rivera.
  • Possui assento, também, na Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores (Avspe), com sede no Balneário Camboriú/SC;
  • na Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO) e
  • na Academia Santantoniense de Letras (ACADSAL).
Foi presidente da Associação Mineira de Imprensa – AMI (2002/2005), à qual retornou, como vice-presidente, na diretoria administrativa de 2008/2012.

Em março do ano 2000, expôs alguns de seus poemas, emoldurados e acompanhados das respectivas ilustrações com que foram impressos em livro – trabalho batizado por ele de “telaescrita” –, na galeria do ICBEU, em Belo Horizonte. A mostra, que deveria ficar aberta ao público por 15 dias, acabou sendo estendida por 35 dias, devido à intensa receptividade obtida.
Nos anos de 2005 e 2007, seu romance Cabine 33 foi indicado e adotado no vestibular da Faculdade de Administração de Santo Antônio do Monte – FASAM.

Gontijo morou na cidade de Contagem/MG (de 1985 a dezembro de 2010), onde foi agraciado com o título de cidadão honorário.

O poeta e escritor é contemplado com mais de uma página de referência no site de busca “Google”, conceituado arquivo mundial de informação, bastando digitar o seu nome para encontrá-lo presente em várias páginas virtuais, dentre elas o “cama-redonda/maria beatriz soares” (www2.uol.com.br/camaredonda/center/favoritos/poesias/poesias.htm – 89k -), ao lado de nomes consagrados como Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Mário Quintana, Pablo Neruda, Chico Buarque, Caetano Veloso, Carlos Lyra etc.

O autor participa da coletânea Poetas Del Mundo em Poesias (Volume I), nas páginas 46 e 47, publicada em 2008; e do Guia de Autores Contemporâneos – Galeria Brasil 2009.

Integra o Movimento Poetas del Mundo; é verbete do Dicionário Biobibliográfico Regional do Brasil, de Mário Ribeiro Martins, via internet, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br; e mantém no ar o site Flanelinha da Palavra (www.carlosluciogontijo.jor.br), no qual disponibiliza aos internautas toda a sua obra literária (13 livros), fotos, músicas e alguns artigos jornalísticos etc.

OBRA LITERÁRIA

· Ventre do Mundo (Poesia – 1977).
· Leite e Lua (Poesia – 1977).
· Cio de Vento (Poesia – 1987).
· Aroma de Mãe (Poesia – 1993).
· Pelas Partes Femininas (Poesia e prosa – 1996).
· “Coletânea” (Editada em dois volumes, no ano de 1998, contendo os cinco primeiros do autor).
· O Contador de Formigas (Romance e poesia – 1998/1ª edição; 1999/2ª edição).
· O Ser Poetizado (Poesia e prosa – 2002).
· O Menino dos Olhos Maduros (Novela e poesia – 2002).
· Virgem Santa sem Cabeça (Romance e poesia – 2002).
· Cabine 33 (Romance e poesia – 2004). Foi indicado para o vestibular da Faculdade de Administração de Santo Antônio do Monte (FASAM) nos anos de 2005 e 2007.
· Lógica das Borboletas (Romance e poesia – 2007).
· Duducha e o CD de Mortadela (Livro infantil – 2009).
· Jardim de Corpos (Romance e Poesia – 2009)

Fonte:
Carlos Lúcio Gontijo

Nenhum comentário: