quinta-feira, 30 de junho de 2011

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n. 259)

Domitila Borges Beltrame, da UBT São Paulo
(desenho com lápis e carvão, por J B Xavier)
Uma Trova Nacional

Desfeitas as esperanças
de alcançar felicidade,
vou vivendo de lembranças
e morrendo de saudade...
–JOÃO COSTA/RJ–

Uma Trova Potiguar

Olhos fundos; enfadonhos,
tez crestada, mão ferida...
Só você, pai, por meus sonhos,
foi capaz de dar a vida...!
–MANOEL CAVALCANTE/RN–

Uma Trova Premiada


2007 - UBT-Natal/RN
Tema: TEMPO - M/H.

Tempo – museu da lembrança,
que, entre relíquias saudosas,
tem nos sonhos de criança
as peças mais valiosas...
–EDMAR JAPIASSÚ MAIA/RJ–

Uma Trova de Ademar

Eu quero ver retratada,
por sobre os meus cacarecos,
a minha vida encenada
num teatro de bonecos.
–ADEMAR MACEDO/RN–

...E Suas Trovas Ficaram

Nesta guerra entre nações,
onde o mundo se desfaz,
por que, em vez de aviões,
não usam pombas da paz?
–JORGE MURAD/RJ–

Simplesmente Poesia

–MÁRIO QUINTANA/RS–
Os Poemas

Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam vôo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto;
alimentam-se um instante em cada
par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti...

Estrofe do Dia

Nas paredes da casa que morei
só vi rato pardal e andorinha,
vi rachão na parede da cozinha
que com medo de cobra não entrei;
mesmo assim lá de fora eu avistei
a panela de mãe fazer coalhada
e num torno, sem pavio, pendurada
avistei uma velha lamparina
a coruja tornou-se a inquilina
dos escombros da casa abandonada.
–LUCAS CORREIA/CE–

Soneto do Dia

–EDMAR JAPIASSÚ MAIA/RJ–
Gota a Gota

Um pingo apenas, percorreu-me a face;
um pingo estranhamente caudaloso,
que, umedecendo o meu perfil nervoso,
mostrou-me um veio que no peito nasce...

A lembrança do tempo desditoso
permitiu à tristeza que afogasse
numa só gota, as rugas que encontrasse
em meu semblante austero, ainda ansioso...

Aquele pingo foi a gota d'água
que fez extravasar a intensa mágoa
há muito represada a contragosto...

E as lágrimas, vazadas do celeiro
de minha alma angustiada de guerreiro,
fluíram nas ruínas de meu rosto!

Fonte:
textos enviados pelo autor

Nenhum comentário: