domingo, 19 de junho de 2011

J. B. Xavier (Caderno de Trovas)


Agradece todo dia
O problema que te aflige,
Pois dele vem a magia
Que teus defeitos corrige.

Ao conforto acorrentado,
quem se prende corta acesso,
ao caminho acidentado
que levaria ao sucesso!

As verdadeiras lições
que a mim meu pai ensinava,
não vinham dos seus sermões,
mas de quando ele calava.

Meu pai nada me falava
quando me via nervoso.
Aprovava ou reprovava
num olhar doce e bondoso.

Meu pai me ensinou:"Reflita"
Nunca esqueci a lição:
"a velhice não se evita.
maturidade é opção!"

A beleza da poesia
- Eu vou contar p'rá você -
não vem da mente que a cria,
e sim, d'alma de quem lê!

Não dou conselhos na luta
que cada um realiza,
pois o tolo não escuta
E o sábio não precisa.

Não importa a circunstância,
Cuidado ao dar o teu passo.
É muito curta a distância
Entre sucesso e fracasso!

Heresia é não amar,
É deixar, no coração,
Lentamente, se apagar,
O fogo d’uma paixão!¨

Na clausura da existência,
das prisões que nos impomos,
um devaneio é a essência
do que pensamos que somos!
(Trova vencedora dos Jogos Florais de Bandeirantes, Paraná, 2009)

Não olhes no exterior:
Armani, Chanel ou Boss.
Elegância vem do amor
que nasce dentro de nós!

Arrefece esse teu passo,
Alegra tua sozinhez,
e caminha no compasso
de um passo de cada vez...

A falsa humildade é feia,
raramente é uma façanha;
geralmente é um grão de areia
se dizendo uma montanha.

Fonte:
http://www.jbxavier.com.br

Nenhum comentário: