sábado, 18 de junho de 2011

José Tavares de Lima (Vozes do Coração) Parte III


Água é donzela carente,
tanto que até faz desvio
para mais rapidamente
cair nos braços de rio!

Ao ver na rua um menino
sem rumo, sem lar, sem pão,
não lamento o seu destino...
lamento a nossa omissão!

Beleza em meu pressuposto
é mais um detalhe vão,
quando é presença no rosto
e ausência no coração! ...

Entre outras mãos eu bendigo
aquela que, humildemente,
cava a terra e planta o trigo
que mata a fome da gente!

Faze do bem exercício...
Pois, penosa aos olhos teus,
a renúncia é sacrifício
que nos põe perto de Deus !...

Ficou como exemplo ao mundo
que o amor vence os desatinos,
o perdão de um moribundo
para os próprios assassinos!...

Lembrando os tempos risonhos,
vejo com desgosto infindo,
que os meus coloridos sonhos
estão se descolorindo!

Manhã tristonha. Chovia.
Ias partir.. Desencanto...
E o pranto da chuva fria
se misturava ao meu pranto!...

Mar, nas tuas águas mansas
que embravecem de repente,
eu descubro semelhanças
com o destino da gente! ...

Mostrando que no teu peito
pulsa um nobre coração,
paga o mal que te foi feito
com moedas de perdão...

Na serenata dos sós
o meu canto é tão sentido,
que quem ouve a minha voz
supõe ouvir um gemido!...

Natal!... Que o toque dos sinos
traga alegrias também
para aqueles pequeninos
que são filhos de ninguém !...

Na vida não queiras ter
só momentos de alegria;
repara que o amanhecer
não é igual todo dia.

No Natal vejo meninos
com boa roupa e bom teto
ganhando presentes finos...
e tão carentes de afeto!...

No peito, por ser sincero,
sinto a aflição de um castigo,
quando digo que te quero
e tu não crês no que eu digo!

Nossas mãos quando as unimos,
embora não tenham voz,
do grande amor que sentimos
falam melhor do que nós!

Para o meu viver tristonho
um motivo mais ressalta:
na trova feliz que eu sonho
és a rima que me falta...

Pela vida, à semelhança
de um colono, sigo eu
plantando nova esperança
onde a esperança morreu!...

Planta, a cada frustração
outro sonho em tua estrada...
Antes crer numa ilusão
do que não crer mais em nada!...

Procure dar mais valor,
nesta vida tão fugaz,
à beleza inferior
que nem o tempo desfaz !

Quando chora a pobre gente
por na mesa não ter nada,
a terra chora a semente
que nela não foi plantada!...

Quando me abraça e murmura:
"serei tua a vida inteira"
nunca vi tanta ternura
em frase tão corriqueira

Quando os pés na terra ponho,
descubro, frustrado e triste,
que o mundo feliz que eu sonho
somente em meu sonho existe.

Quando ris, tenho certeza
que Deus, tão sábio e preciso,
exagerou na beleza
quando fez o teu sorriso!

Quem recebe e não revida
um gesto de ingratidão,
em meio às trevas da vida
semeia a luz do perdão!...

Se tens muito, ao mais carente
procura um pouco ajudar,
que um pingo d'água somente
não faz diferença ao mar..

Sozinho, vivo à procura
de quem seja o mar perfeito
para o rio de ternura
que tenho dentro do peito!

Tenho bem pouco... Migalhas...
mas não me dói ser plebeu:
foi num presépio, entre palhas,
que um Deus-menino nasceu!

Teus olhos, quando me fitas,
parecem, para o meu gosto,
duas rimas bem bonitas
no poema do teu rosto!

Um dia te fiz sofrer...
E agora sofro a aflição
de o meu remorso não ter
como encontrar teu perdão!...

Viva a vida; mas, cuidado!
Precavido, não se esqueça
de construir seu telhado
antes que a chuva aconteça!...

Fonte:
Colaboração de Darlene A. A. Silva
LIMA, José Tavares de. Vozes do Coração.

Nenhum comentário: