terça-feira, 25 de outubro de 2011

Antonio Manoel Abreu Sardenberg (Poesias em Quatro Estações I)


Amilton Maciel Monteiro
São José dos Campos/SP

AS QUATRO ESTAÇÕES DO ANO

Foi plena Primavera a minha infância,
Passada toda em casa de meus pais,
Sentindo o gosto doce e a fragrância
Do despertar da vida dos mortais.

Na juventude eu tive aquela ânsia
De tudo ver, bem rápido demais;
Assim foi meu Verão, em dissonância
E num fervor que arrebatou meus ais!

Já meu Outono foi, de certa forma,
De uma pacata vida cidadã,
De esposo e pai... Um seguidor da norma.

Agora, neste Inverno em que convivo
Com minha esposa e bela anciã,
Rezar... Tem sido o nosso lenitivo!

Teca Miranda
Juiz de Fora/MG
EVOLUÇÃO

Na minha primavera de criança mimada,
passei por um verão de jovem voluntariosa.
Nesse outono da fase adulta estou transformada;
com a mesma paixão pela vida,
porém menos ansiosa.
No caleidoscópio dessa minha existência,
a imagem refletida das múltiplas combinações
permite-me ver com antecedência.
que o meu inverno será de poucas alterações.
A determinação eu tenho para manter,
apesar da minha evolução,
e o destino irá me conceder,
as quatro estações dentro do meu coração.

Lígia Antunes Leivas
Pelotas/RS

PRIMAVERA NA NATUREZA

..a sensibilidade aflora mais fortemente ao coração !

Madrugada! Cedo ainda... nada despertou.
O mundo por aqui ainda dorme.
Discreto e de mansinho
o dia vai acordando... se espreguiça...

Raios de sol espiam...
Recém abrem os olhos.
Brindam o céu-infinito
com tons de muitos sabores !

Império do astro-rei ! Já tudo se agita !
Campos ao vento se juntam às cores
nascidas de todas as flores!
...Mil sensações! Tantos amores!...

O tempo é outro!
Adeus, inverno!...
É PRIMAVERA ! ! !
Natureza em festa!
Magia, descontração!

Em meu peito a palpitar
vibra por ti (escondida!...)
essa paixão desmedida
que não me deixa sossegar!

Marcial Salaverry
Santos/ SP
AS QUATRO ESTAÇÕES DO AMOR

Em cada uma das quatro Estações,
o amor nos provoca novas sensações...
No verão, o exercício do amor,
traz para o corpo muito calor...
Então, que tal numa bela banheira,
nossos corpos nus enroscados,
perdidos em carinhos apaixonados...
A água quase fria, traz uma sensação excitante,
tornando o amor mais delirante...
Na primavera, um campo florido,
nosso amor fica mais colorido...
Nossos corpos nus misturados à folhagem,
levando-nos em inesquecível viagem...
Os odores de nossos amores,
misturados ao perfume das flores,
despertam mais nossos instintos amorosos,
levando-nos a prazeres deliciosos...
No outono, colhemos os frutos do pecado,
trocando um beijo apaixonado,
amamo-nos, saboreando das frutas a delícia,
e do amor, desfrutamos toda nossa malícia...
É da vida, a estação mais saborosa,
onde a vida fica mais gostosa...
Sabemos o sabor da fruta degustar,
conhecendo tudo sobre como bem amar...
No inverno, sob as cobertas... nos esquentamos
quando nossas pernas entrelaçamos,
e nos perdemos nos movimentos do amor,
livrando-nos rapidamente do cobertor,
tendo apenas de nossos corpos o calor...
Depois do amor consumado,
continuamos enroscados
trocando carinhos apaixonados,
e dormimos nus em gostoso abraço,
curtindo do amor o cansaço...

Agostinho Rodrigues
Rio de Janeiro/RJ
PRIMAVERA

Surge o amanhecer,
com o sol despontando,
as flores se abrindo,
anunciando a chegada da primavera,
gorjeando de alegria:
o beija-flor sobrevoando as flores,
Estação do Ano, que se inicia.

Ao chegar o entardecer:
o sol começa a se esconder,
as flores alegres murcham,
novo paraíso divino, começa a aparecer.

Ouve-se a Ave Maria, são seis horas:
o sol já na sua total despedida,
o sereno a umedecer as plantas,
que balançam agradecidas.

Ah! diante da silenciosa noite:
os gorjeios se cessam,
chega a hora de todos dormirem,
envoltos em uma voz unânime:
Seja bem vinda, feliz Primavera!

Dária Farion
Pinhais/PR
PRIMAVERA

Prima pela beleza da natureza
Vera no canto de acalanto.
Natureza em festa, bailado cósmico
No céu o "V" das aves regrassando.

Cúmplices do equinócio, as cigarras cantam,
Vanessas beijam jacintos, amores perfeitos.
Aleluias em voo nupcial as lilases aleluias.
Sopranos e tenores cantam Hendel...Aleluia.

Agrias adejam, abelhas borboleteam,
Os louva-a-deus a Deus louvam.
No centro você, da Criação obra prima
De Deus expressão vera .

Celicolas sob ceruleo manto,
Extasiados vivemos nesta catedral.
Há primavera em nossas vidas,
Há equinocios em nossas almas

Há Deus nos corações

Elaine Assenheimer
SC
ESTAÇÕES

Tem cheiro de flor no ar, ouço os pássaros cantar.
Sopra a doce brisa da primavera.
Campos e jardins floridos, árvores dão frutos.
Caminho suave ao encontro do meu amor.

O sol aquece o coração, aquece todos os momentos,
não só os propícios, todos os dias é uma oportunidade.
No sabor do verão os rios seguem o seu rumo.
E no despertar de cada manhã sinto o calor do nosso amor.

Conservo a alegria e me mantenho feliz.
No outono as folhas caem,
penso no que foi bom e agradeço a Deus.
Em qualquer estação tu estás no meu coração e eu no teu.

Recordo as lembranças das doces estações.
No inverno não ouço o canto dos pássaros,
mas sinto o aconchego do amor tranquilo,
e o fogo que acende a nossa paixão.

Fonte:
Alma de Poeta.

Nenhum comentário: