segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Balaio de Trovas VIII


O Amor para ser gostoso,
jamais deve ser pamonha.
Tem de ser escandaloso,
cego, surdo e sem-vergonha!
A.A. de Assis

E já velho fui arrumar
Sarna para me coçar
Inventei de fazer trova
coisa para gente nova.
Adalberto Thiago

Saudade é tarde chorando
um tempo em que foi aurora,
ao ver a noite levando
o brilho do sol embora.
Adélia Victória Ferreira

Para matar as saudades
fui ver-te em ânsias, correndo.
E eu que fui matar saudades
Vim de saudades morrendo.
Adelmar Tavares

Noites feitas de saudade,
de lembranças, de meiguice...
Tão curtas na mocidade,
e tão longas na velhice!
Alfredo de Castro

Morre o amor... o espólio é feito...
tudo partido em metade;
minha, inteira, por direito,
só ficou mesmo a saudade.
Almerinda Liporage

Maria, só por maldade,
deixou-me a casa vazia...
Dentro da casa: saudade!
E na saudade: Maria!
Anis Murad

Deixa bater, ó menina,
teu coração sonhador!
No sepulcro não termina
o novelário do amor.
Antonio Nobre

O Homem sempre há de penar
nas mãos da mulher que amou:
antes por querer casar,
e, depois porque casou.
Antônio Zoppi

Debaixo da nossa cama
que tu deixaste vazia,
o meu chinelo reclama
o teu chinelo, Maria
Anis Murad

Se aquilo que a gente sente
cá dentro tivesse voz,
muita gente toda, gente
teria pena de nós!
Augusto Gil

Saudade, palavra doce,
que traduz tanto amargor!
Saudade é como se fosse
espinho cheirando a flor!
Bastos Tigre

O tempo ao Amor não mata.
É disto a prova fiel
as nossas Bodas de Prata
em plena Lua de Mel.
Carlos Guimarães

Enxuta! Que Maravilha!
Enxuta como ela só,
quando amamentava a filha
só saía leite em pó.
Colbert R. Coelho

Eu quisera ouvir estrelas,
ter ouvidos p'ra escutá-las,
ser poeta p'ra entendê-las
e trovador para amá-las!
Delcy Canalles

Quando a mulher do vizinho
cruza contigo na rua,
diz o diabo baixinho:
"esta é melhor do que a tua!"
Durval Mendonça

A saudade se embaraça
e a paixão se intensifica...
– Não pelo instante que passa,
mas pelo instante que fica!
Eduardo A. O. Toledo

Orgulho bobo... vaidade...
caprichos do amor sobejo...
Eu, morrendo de saudade,
fingir que nem te desejo!
Elisabeth Souza Cruz

Neste momento, calado,
de gestos e olhar bisonhos,
penso em você ao meu lado
nos amanhãs dos meus sonhos...
Ester Figueiredo

Saudade, velha canção,
saudade, sombra de alguém
que os tempos só levarão
se me levarem também!
Fernandes Soares

Como é risonha a vida
Quando se tem um amor,
Sem ele não há guarida
Tudo é desalentador.
Fernandina Marques

Todo genro masoquista,
que a trajetória malogra,
acha que a maior conquista
é ter um clone da sogra!...
Flávio Roberto Stefani

Ao ver uma rosa abrir
em perfeita sutileza,
é o mesmo como sentir
carinhos da natureza.
Gilda Moura

Teu amor foi falsidade,
li na carta que me envias.
Mas, meu bem. quanta saudade
do tempo em que tu mentias!
Hugo de Alvarenga Peixoto

Na vida há céus constelados
e cardos pelos caminhos.
E há poetas deslumbrados
pondo estrelas nos espinhos.
Iracy Nascimento

Parece troça, parece,
mas é verdade patente,
que a gente nunca se esquece
de quem esquece da gente
Jader Andrade

Quanto mais teu corpo enlaço
mais padeço o meu tormento
por saber que o meu abraço
não prende teu pensamento.
Jesy Barbosa

Saudade estranha ilusão
que a solidão recompensa;
presença no coração
maior que a própria presença!
J. G. de Araújo Jorge

Fazer trova é gravidez
De idéia e pensamento
De loucura e sensatez
Com amor e sentimento
João Alencar Sobrinho

Com a saudade eu reparto
minhas noites de abandono;
mal apago a luz do quarto,
ela vem tirar meu sono...
Joaquim Carlos

Lembra a saudade uma estrela
nas águas de um ribeirão
que fica sempre a retê-la,
enquanto as águas se vão...
Luiz Antônio Pimentel

Entre a tua e a minha idade,
filho meu, quanta distância...
És a infância da saudade!
Sou a saudade da infância!
José Maria Machado de Araújo

Quer ser feliz? Então siga
a minha vida bizarra
que tem muito de formiga
e ainda mais de cigarra.
Luiz Otávio

Toda Mulher que é gorducha,
tem um recurso só seu,
ao vestir-se grita: "puxa
como esse troço encolheu!!"
Magdalena Léa

Tímida, meio sem jeito,
uma saudade enxerida
entrou aqui no meu peito...
e hoje manda em minha vida!
Maria Madalena Ferreira

A mulher, ou por vaidade,
ou por ser demais esperta,
depois de uma certa idade,
não tem mais idade certa.
Nero Sena

No dia em que tu quiseres
ser meu senhor e meu rei,
serei todas as mulheres
na mulher que te darei.
Nidia Yaggi

Quem se conserva de pé
frente a calúnia tacanha,
tem humildade, tem fé,
e transpõe qualquer montanha.
Nilton Manoel

No tempo da mocidade,
eu por saudade bebia;
hoje bebo com saudade
da saudade que sentia!
Orilo Dantas

Ah, coração, tem piedade...
Batendo tão forte assim,
vais acordar a saudade
que dorme dentro de mim!
Orlando Brito

Vermelho igual ao tomate,
meu coração é um bife:
quanto mais alguém lhe bate,
mais amolece o patife.
Orlando Woczikosky

Saudade, saudade minha,
quanta saudade restou;
saudade, saudade eu tinha,
saudade, saudade eu sou.
Otavio Venturelli

O eletricista Zé Roque,
que só na Light produz
levou um tremendo choque
quando a mulher deu à luz.
Rangel Coelho

A saudade que me resta
vai comigo, quando eu vou
à procura de uma festa
que há muito tempo acabou.
Sebas Sundfeld

Posso jurar de mãos postas,
Pesando o que já passei,
Que as mais difíceis resposta
Foi em silêncio que eu dei.
Waldir Neves

Nenhum comentário: