quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Lino Mendes (Tempo de Natal)

Estamos em MONTARGIL e o ano de 1920 está quase a chegar ao fim. Continua a apanha da azeitona, e com a ajuda de vacas e de bois tenta-se acabar a sementeira. Embelga-se e semeia-se aproveitando bem o tempo--- já que é neste mês que existe o dia mais pequeno(em que acontecem os dias mais pequenos).

Ou porque chove ou porque está frio, a azeitona está difícil de apanhar, tempo que aliás já se esperava, pois que andasse lá por onde andasse o mês de Natal (do frio) cá havia de chegar.

Antes da Missa do Galo, no Largo da Igreja começa a arder um enorme madeiro. Enquanto do campo (dos arredores da vila) vem muita gente, os homens trazendo archotes de gamão para alumiar o caminho.

As pessoas de mais idade vestem o fato domingueiro e de festa para ir à missa do Galo, em especial as mulheres que põem o xale preto e o lenço na cabeça, com as de mais idade, já avós, usando capa preta que chega por vezes aos pés e ainda touca de veludo igualmente preta.
 
A ementa tradicional na quadra natalícia integrava um prato hoje ainda muito apetecido— miolos de porco. Dizia-se até, que quem nessa quadra não comesse miolos de porco não festejava o Natal. Isto, ao almoço, porque ao jantar havia chibo e/ou galinha corada.

Ainda quanto aos miolos de porco, essa ementa só era possível se a matança do porco tivesse sido feita duas ou três semanas antes. Que quase não havia “casa” que não engordasse o seu porquito para durante o ano ter na salgadeira carne que durasse. Enquanto outro engordava no “rodeio”

Entretanto, e com os tempos sempre se mudam alguns hábitos,e a cozinheira Fernanda Inês diz-me que no Natal sempre se fizeram os pasteis, as filhoses e o arroz doce. E depois cada um fazia aquilo que tinha. Se tinha uns coelhitos fazia um coelho, se tinha um borreguinho matava-o e se não tinha podia comprar um bocadinho, fazia aquilo que tinha na capoeira. Mas a ceia de Natal era sempre uma couve de azeite e vinagre.
==============
Lino Mendes é de Montargil, em Portugal

Fontes:
Texto enviado pelo autor
Imagem = Montargil - http://www.montargil.com

Nenhum comentário: