quarta-feira, 28 de março de 2012

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n. 500)


Uma Trova de Ademar

A mais triste solidão
que os seres humanos tem
é abrir o seu coração,
olhar... E não ver ninguém!
ADEMAR MACEDO/RN–

Uma Trova Nacional


Sofre o revés mais que justo
quem da ambição não se esquece
ao tentar a todo custo
conquistas que não merece.
–CEZAR AUGUSTO DEFILIPPO/MG–

Uma Trova Potiguar


A noite cai machucada
por tantas cenas de horror,
que os olhos da madrugada
abrem vermelhos de dor!
–JOSÉ LUCAS DE BARROS/RN–

...E Suas Trovas Ficaram


Não paras quase ao meu lado...!
e em cada tua partida,
eu sinto que sou roubado
num pouco da minha vida..
–LUIZ OTÁVIO/RJ–

Uma Trova Premiada


1985 - Nova Friburgo/RJ
Tema - BRINQUEDO - 1º. Lugar


Infância é um brinquedo usado
que um dia a vida resolve
tomar um pouco emprestado
e nunca mais nos devolve!
–ARLINDO TADEU HAGEN/MG–

Simplesmente Poesia

Motivo.
–CECÍLIA MEIRELES/RJ–


Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
Sou poeta.

Irmão das coisas fugidias
Não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.

Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
- não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.

Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno e asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
- mais nada.

Estrofe do Dia

Seu doutor com licença e com respeito,
sou um pobre coitado e sem ciência,
tenha um pingo se quer de consciência
e reconheça também o meu direito.
Mesmo estando sofrendo neste leito
eu imploro ao senhor, não me agrida!
Mostre a luz, o caminho e a saída,
não cometa este ato tão medonho
nem maltrate um poeta e nem seu sonho,
que um poeta sem sonho, não tem vida.
–JÚNIOR ADELINO/PB–

Soneto do Dia

Ouvir Estrelas
–OLAVO BILAC/RJ–


"Ora direis ouvir estrelas! Certo
perdeste o senso"! E eu vos direi, no entanto,
que, para ouvi-las, muita vez desperto
e abro as janelas, pálido de espanto...

E conversamos toda a noite, enquanto
a via láctea, como um pálio aberto,
cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora! "Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
tem o que dizem, quando estão contigo?"

E eu vos direi: "Amai para entendê-las:
pois só quem ama pode ter ouvido
capaz de ouvir e de entender estrelas".

Nenhum comentário: