domingo, 22 de abril de 2012

Paulo Mendes Campos (Marido e mulher)


- Arnaldo, você é o fino: aqui em casa não tem uma gota d'água há cinco dias e você está uma pilha. Acho perfeitamente normal, meu bem, que você estej a nervoso. . Mas você está com raiva é de mim, você está agindo como se fosse eu a responsável pelo fato de não ter água no Rio de Janeiro.

- Teresa, vou ser franco com você: você é a responsável pelo fato de não ter água no Rio de Janeiro, tá bem?

- Não morei na piada.

- Não tem piada nenhuma. Estou falando português claro: você é a culpada pela falta d'água aqui em casa.

- Essa, não!

- Mas é claro que você é a culpada: toda mulher é culpada quando falta água em casa.

- Essa é a maior!

- Pois fique sabendo dum princípio banal: a mulher é a responsável pelas coisas que acontecem dentro de casa. Ela é a secretária administrativa, a gerente do lar!

- Mas o caso é que a água não acontece dentro de casa: a água vem lá de fora dentro dum cano. tá?

- Teresa: quando um marido chega e as torneiras estão secas, a culpa é exclusivamente da mulher. Você não tenha sobre isso a menor dúvida.

- Mas isso é uma injustiça que clama aos céus: o que que eu posso fazer?

- Não sei: o problema é seu.

- Você hoje está muito engraçadinho.

- Escute, minha filha: a humanidade é dividida em homens e mulheres, é ou não é? Tanto numa tribo do Araguaia como no Rio, os homens cuidam dumas tantas coisas, as mulheres de outras. Na civilização cristã, a mulher toma conta da casa, o homem em geral trabalha fora. Estou certo ou errado? Logo…

- Mas espera ai…

- Logo, as mulheres são as responsáveis pela falta d'água.

- Francamente, você como sociólogo não fazia nem para o café. Que culpa tenho eu, a pobre Teresa, pelo fato dos prefeitos do Rio terem politicado o tempo todo?

- Que culpa? Uma parte da culpa, claro.

- Que parte?

- A parte que afeta a vida de casa. Os homens têm a outra parte. Morou? Falta d'água: culpa das mulheres; bagunça dos transportes: culpa dos homens.

- Estou começando a entender seu ponto de vista.

- Não é ponto de vista nenhum: é um fato trivial.

- Só não admito que as mulheres sejam culpadas pela falta d'água. Eu não entendo de água! Como é que eu, tomando conta de casa o dia inteiro, vou saber se o Governo fez ou não fez a adutora do Sandu?

- Do Guandu... Já disse que o problema é seu. Por que você não saiu em praça pública, não protestou, não botou fogo na Prefeitura ou no prefeito? O que você devia ter feito eu não sei.

- Venha cá: não seria mais lógico que os homens ficassem encarregados dessa parte do abastecimento d'água? O que eu não me conformo é com a água…

- Seria se os homens é que ficassem em casa. Aliás, nisso você tem inteira razão: sempre achei que os homens deviam tomar conta de casa e que as mulheres deveriam sair para trabalhar. Perfeito.

- Eu não estou dizendo isto…

- Mas eu estou. Não estou brincando, não. A mulher tem muito mais capacidade de trabalhar do que o homem. Sempre admirei a ordem e a eficiência com que trabalham. Mulher exatamente só não tem vocação é para tomar conta de casa. São umas caóticas totais. Você vê um homem no escritório ou na repartição: trabalha chateado, reclamando, esquece as coisas, confunde tudo. E vê a mulher: mulher trabalha de bom humor! Agora, voce quer ver um homem feliz: manda, por exemplo, ele organizar um almoço. Como é que ele faz tudo direitinho, muito satisfeito, não se esquece de nada, sai tudo uma beleza! Olhe aqui: um homem dentro duma cozinha é a imagem da felicidade! Mas a mulher vai para a cozinha como se fosse para o inferno.

- Você está ficando biruta.

- Biruta é a minha querida sogra. Estou dizendo uma coisa simples, uma coisa que a gente pode ver a toda hora. Primeiro: mulher se realiza no emprego; o homem uiva para ganhar a vida. Segundo: o homem é um frustrado porque gosta e tem jeito para cuidar de casa; mulher não sabe cuidar de casa, mulher detesta cuidar de casa! Isso ninguém me tira da cabeça.

- Pois para mim esta sua idéia é novidade.

- Novidade ou não, é a pura verdade. Você já olhou bem a cara dum homem quando ele lá um dia resolve encerar a casa? É uma cara de absoluta plenitude. E como os homens enceram bem! Agora, você reparou na cara duma mulher que vai trocar uma lâmpada? É a cara da vítima! A cara do casamento fracassado! Ela distorce a lâmpada queimada como se estivesse na cadeira elétrica!

- Ah, não, meu filho, isso é porque mulher tem medo de choque.

- Pois é: medo de choque... Mulher tem medo de choque mesmo com a eletricidade desligada... Não, minha filha, as coisas estão erradas, mas um ponto é indiscutível: o homem é um animal doméstico e a mulher é um animal social; o homem gostaria de organizar a casa e a mulher gostaria de organizar as coisas públicas; trabalho em casa devia ser para os homens; trabalho fora, para as mulheres. É claro.

- Queria ver você lavando as fraldas do Antônio Henrique…

- Lavaria, por que não? Lavar fralda é uma coisa chata para qualquer sexo, é um ônus... Mas isso não tem nada a ver com a história.

- Eu ficaria convencida se você fosse lá dentro e me preparasse uma laranjada bem geladinha, com pouco açúcar.

- Com o maior prazer!

Fonte:
Para gostar de ler. Vol. 3. SP: Ed. Ática, 1978.

Nenhum comentário: