quarta-feira, 25 de julho de 2012

Sexteto em Sextilhas (Parte 1)


01 - Assis
Zé Lucas, Delcy, Gislaine,
Assis, Garcia, Ademar:
eis o Sexteto em Sextilhas,
pronto para decolar.
Preparem-se, pois, irmãos,
porque o vôo vai começar.

02 - Ademar
Pronto estou pra decolar
e a inspiração me reveste.
Quero ser um elo forte
na construção inconteste
desta ponte de poesia
ligando o Sul ao Nordeste.

03 – Delcy
Sei, amigo, que quiseste
criar novas maravilhas,
pois és um elo bem forte
a cavalgar nas sextilhas,
e espero participar
destas pampeanas coxilhas!

04 – Prof. Garcia
São tantas as nossas trilhas
nesta nova caminhada,
que vou pedir a Jesus
inspiração renovada,
para guiar meu destino
até o fim da jornada.

05 – Gislaine
Eu peço o sonho, mais nada!
Vou continuar a sonhar...
O sonho enfeita meu mundo
e não me deixa chorar,
me dá ternura e alegria
me ajuda a vida, levar!

06 - Zé Lucas
Acostumei-me a lutar
mais do que muitos, talvez,
mas um debate tão amplo,
como este, nunca se fez,
reunindo meia dúzia
de poetas de uma vez.

07 –  A. A. de Assis
Três do Sul, Nordeste três,
seis operários da rima,
cultores da bela arte
que a fantasia sublima,
e que talvez aqui teçam,
brincando, uma obra-prima.

08 - Ademar
Buscamos a melhor rima,
pois inspiração não falta;
nossas mentes brilham mais
do que as luzes da ribalta,
e na bolsa da poesia
nosso verso está em alta.

09 – Delcy
Cada sextilha  ressalta
o  desejo que nos move,
poetizar com esmero
e que o nosso verso prove,
a  todo amigo  que o  leia,
nosso  desejo e o aprove!

10 - Prof. Garcia
Que o leitor não desaprove
nem seja incréu nem ingrato
pois este nosso trabalho
se reveste de um bom trato,
feito com muito carinho
esmero, amor e aparato.

11 – Gislaine
Este Sexteto é de fato
velho sonho que eu queria,
traz a mim,  felicidade,
junto aos astros da poesia, 
torna verdade o  meu sonho...
Vem iluminar meu dia!

12 - Zé Lucas
Este mundo da poesia
tem coisas surpreendentes,
como este belo debate
que estimula nossas mentes
a captar versos e rimas
nascidos de seis vertentes.

13 - Assis
Meia dúzia de vertentes
num permanente cantar,
jorrando paz e poesia
para este mundo alegrar
e ao final, na foz, lá adiante,
encher de sonhos o mar.

14 - Ademar
Nasci sem saber rimar,
mas eu estou aprendendo,
e tendo Assis como mestre
cada vez mais vou crescendo,
e vejo o quanto aprendi,
nos versos que eu vou fazendo.

15 – Delcy
Os versos que vens fazendo
atestam que és cantador,
independente do Assis
ou de outrem, seja quem for;
e,  nós gaúchas, pedimos:
sê  o  nosso  professor!
 
16 – Prof. Garcia
Sou apenas sonhador
em constantes desatinos,
palmilhando este debate
com versos tão pequeninos,
buscando caminhos certos
na luz de nossos destinos.

17 – Gislaine
Ouço o badalar dos sinos,
e com certeza é um sinal
que Deus também é poeta,
o Poeta Universal,
que guiará nossos versos,  
nosso destino, afinal!

18 – Zé Lucas
Na corte celestial
a luz da poesia brilha,
e é de lá que recebemos
a visão de nossa trilha
e as peças fundamentais
da construção da sextilha.

19 - Assis
"Nenhum homem é uma ilha",
disse um famoso poeta.
E é por isso que aqui estamos
cumprindo a bonita meta
de unir o Sul ao Nordeste
com nossa alma inquieta.

20 - Ademar
A minha mão só se aquieta
quando eu escrevo um repente
da transmutação dos versos
formados na minha mente,
num rasgo de inspiração
Que Deus manda de presente...

21 – Delcy
O nosso nordeste, gente,
tem grande facilidade
de divulgar repentistas
que um certo ciúme me invade,
mas, se o Senhor me ajudar,
Crescerei "barbaridade"!

22 - Prof. Garcia
Crescer, Delcy, na verdade
é nosso sonho de esteta;
no barco em que navegamos
cada barqueiro é poeta;
no balanço da sextilha
nosso verso se completa.

23 - Gislaine
Atingimos nossa meta
nesse balanço gostoso
desse mar que nós criamos,
vezes alegre ou saudoso,
pelas sextilhas surfando
num  versejar primoroso!

24 - Zé Lucas
Eu sinto o clima gostoso
de uma sextilha sonora
que me invade o coração
como o Sol invade a aurora;
ela me ferve por dentro,
um minuto, e pula fora!

25 - Assis
Aos bons parceiros, agora,
de todo o meu coração,
e a quantos outros nos leiam
por este vasto mundão,
aqui deixo um grande abraço,
mais que de amigo, de irmão.

26 - Ademar
Com a pureza do sertão
te digo sem embaraço,
que a poesia no Brasil
ganha agora um novo espaço,
pois meu verso sem o teu,
fica faltando um pedaço!

27 – Delcy
Eu envio o meu abraço
ao quinteto que sextilha,
e peço que me desculpe
o cochilo em minha trilha.
Prometo ter mais cuidado:     
tenho sangue  farroupilha!

28 – Prof. Garcia 
Nosso sexteto em sextilha
todo instante se refaz;
por cada idéia que chega
novo repente se faz,
em vez de guerra de versos,
fazemos versos de paz.

29 – Gislaine
Fazer  versos  satisfaz
nossa alma sempre sedenta,
sedenta de amor e paz.
O verso acalma a tormenta
deste mundo desigual,
onde a desventura aumenta!

30 - Zé Lucas
A poesia nos traz
um clima de amenidade,
balsamiza o coração,
mata o vírus da maldade,
desagasalha a tristeza
e aninha a felicidade.
---------
continua...

Nenhum comentário: