quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Nilton Manoel (Didática da Trova) Parte 11

2. PROJETO DE TROVAS

                 Duração e período:

         A duração deve ser quinzenal ou mensal dependendo do objetivo que se pretenda. Buscamos  estimular o aparecimento de poetas.

               Apresentação:    

O projeto tem por finalidade  despertar o gosto leitura,declamação e produção poética, através da Trova.

 Justificativa:

     Tendo em vista a presença da poesia nos livros didáticos, nas cantigas de roda e  diversos concursos de Trovas e Jogos Florais de Ribeirão Preto, a Oficina de Trova desenvolverá o gosto pela leitura e elaboração de trovas.

Objetivo

     Desenvolver a sensibilidade; valorizar o universo poético, como forma de comunicação com o mundo; trabalhar com as palavras e imagens obtendo novas possibilidades de expressar sentimentos, emoção, lirismo e humor.

Estratégia:

Apresentar a origem e a história da Trova. A Trova, como movimento literário no Brasil.  A Versificação: a forma e o fundo ou seja o corpo e a alma da trova. O Decálogo de Metrificação. Hoje os dicionários trazem as sílabas divididas, mas em poesia conta-se sons. Há diferença entre trova literária e popular. Temos por  classificação: humorismo, lirismo, filosófico, etc. Os elementos essenciais: coesão e coerência. A União Brasileira de Trovadores e os concursos. Livros de Trovas de resultados de  Concursos. Pesquisas virtuais sobre a Trova no Brasil e no mundo.

Avaliação:

O interesse de cada participante pela literatura, a produção literária, o preparo de textos para concursos e o domínio da versificação trovadoresca.

3. COMO PARTICIPAR DE CONCURSOS

 SISTEMAS DE REMESSA:
ENVELOPE,
CARTÃO POSTAL,
A4,
E-MAIL.

O interessado em participar de um concurso literário, deve em primeiro lugar ler com muita atenção o regulamento do certame. Tudo o que for solicitado deve ser cumprido. A quantidade de remessa de trovas não deve ser ultrapassada. Hoje temos variação de concurso para concurso. Há concurso que só se pode enviar uma trova, outros duas, três, cinco, dez... sem limite! Num passado, não distante muitos remetiam cinqüenta, cem, duzentas trovas se o tema fosse do seu agrado. Hoje notamos, em alguns casos, a recauchutagem (adequação composição não premiada) de trovas para novo concurso. Não somos favoráveis ao reaproveitamento. A escrita atinge melhor os objetivos da temática solicitada.

– Sistema envelope

O Sistema envelope (mais usual) deve ter a trova escrita na face de envelopes, no interior deste nome,endereço com cep,.e-mail e colado. Remeter em envelope comercial ao endereço do concurso e no remetente o nome que pedir no regulamento. O prazo, geralmente, é da chegada na cidade promotora. As cartas simples demoram de três a dez dias no Brasil e até quinze para Portugal. A melhor orientação quanto a remessa e chegada quem presta é a  ECT.

– Cartão postal

O sistema cartão postal teve realizações por várias entidades  de Ribeirão Preto. Na ocasião  foram oportunos e estão dentro das propostas da UBT. O nome do trovador vem no cartão com seu endereço completo. Todos são transcritos ou xerocados e da mesma forma do concurso de envelopes, forma-se caderno para  cada julgador. Não há conhecimento de quem está concorrendo. A maioria reclamava pela compra do cartão e tarifa postal. Procedimento caro.

– Sulfite A4

O sulfite A4, em três vias, é usado nos concursos promovidos por entidades Portuguesas. Ora solicitam endereçamento no próprio trabalho, ora identificação em envelope à parte sob pseudônimo usado no trabalho enviado.

– E-mail

Os concursos por e-mail têm ocorrido por algumas entidades. Apesar da  resistência por parte de alguns veteranos da trova, bons livros virtuais tem sido editados. Com os concursos via internet, tem havido concursos em língua espanhola.

No ano de 2.007, longas polêmicas em torno dos concursos semanais de trovas. A internet tem garantido a História da literatura atual. Os jornais diários não cobrem a vida literária das cidades onde circulam e são mantidos por publicidade. Como dissemos, é elástica a lacuna histórica que temos por parte da imprensa diária. Os jornais ampliaram o número de páginas, reduziram as fontes e vivem sem espaços  nesta temporada em que a pluralidade cultural vive em alta.

Fonte:
Nilton Manoel. A Didática da Trova. Batatais, 2008.

Nenhum comentário: