segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n. 677)


Uma Trova de Ademar  

Nenhuma voz é afinada 
e de entonação tão bela, 
igual a da passarada 
que canta em minha janela... 
–Ademar Macedo/RN– 

Uma Trova Nacional  

Desde o berço à sepultura 
caminharei sem temor, 
conduzindo esta ventura: 
ter nascido trovador. 
–Gilson Faustino Maia/RJ– 

Uma Trova Potiguar  

Quatro linhas, transcrição 
de impulsos que vêm do peito, 
eis a Trova, sem senão, 
dos versos o mais perfeito! 
–Fabiano Wanderley/RN– 

...E Suas Trovas Ficaram  

Saudade, uma imensa conta, 
com juro que sempre dobra. 
Se chega um dia a tal monta 
vem a solidão e cobra! 
–Francisco Macedo/RN– 

Uma Trova Premiada  

2011  -  Nova Friburgo/RJ 
Tema  -  RECADO  -  2º Lugar 

Em momentos exaltados 
sem poder falar e agir, 
o silencio dá recados 
que poucos sabem ouvir! 
–Alba Cristina C. Neto/SP– 

U m a P o e s i a  

Pus um jarrinho com terra 
no batente da janela, 
plantei roseira amarela 
onde a beleza se encerra; 
mas era tempo de guerra, 
de conflito e confusão; 
deram um tiro de canhão 
que o globo inteiro abalou, 
meu lindo jarro tombou 
e a terra caiu no chão. 
–Chico de Sousa/PB– 

Soneto do Dia... COM RESPOSTA! 

SONETO AO THALMA TAVARES. 
–José Tavares de Lima/MG– 

Prezado Thalma, finalmente sei 
porque tantos te querem como amigo: 
és um nobre partícipe da grei 
que no meio do joio planta o trigo... 

Teu coração imenso encerra a Lei 
do amor ao semelhante, ao dar abrigo, 
como o palácio de um bondoso rei, 
à dor do aflito e ao frio do mendigo!... 

O teu grito poético se expande 
com um poder persuasor tão grande, 
tão hoje necessário e tão fecundo, 

que até quem for desiludido e triste, 
lendo os teus versos vai sentir que existe 
ainda uma esperança para o mundo... 

OUVINDO SALUSSE. (Resposta) 
–Thalma Tavares/SP– 
(Ao Poeta José Tavares de Lima/MG) 

Apesar de saber-me impertinente, 
de ser meu verso pálido e agreste, 
eu venho aqui, também modestamente, 
dizer-te o que ao Salusse tu disseste. 

Eu, que não sou nem cético nem crente, 
cuido ouvi-lo dizer do azul celeste: 
- Enternece-me, ó Lima, o comovente, 
o expressivo soneto que me deste! 

E ele diz mais: - Tudo nele me encanta, 
desde o lirismo à ideia que levanta 
meu velho sonho de imortalidade... 

São filigranas da alma, gentileza 
de um coração que em tudo acha beleza 
porque é feito de luz e de bondade!.

Nenhum comentário: