sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Libia Carciofetti / Argentina (Ser Poeta na Primavera)

tradução do castelhano por José Feldman

(Da janela de onde estou escrevendo, com minha cor preferida)

Ser poeta é despertar nas manhãs
e sentir que o sol te esquenta, ainda que chova
Pensar que o amor não morre nunca
e a paz existe no fragor de uma guerra.
Ser poeta é entregar-se por inteiro
sem rancores, sem medida e sem reserva
é sentir que no peito voam aves
e que fazem ninhos sobre tua cabeça.

É ter as mãos muito quentes,
quando acaricia alguém que te espera.
É ter os braços sempre abertos
à orfandade de uma criança que te espera.
Ser poeta é viver na pobreza
é igualar-se ainda com a miséria
é mirar aos olhos de quem te irrita
quando ainda te critique e não te queira.

Ser poeta é ter o coração ferido
e perdoar a teu irmão até que doa.
É semear muitas flores entre espinhos
com a esperança que elas fertilizem esta terra.
Ser poeta é contar as mariposas
que te anunciam que chegou a PRIMAVERA
é escutar o mar enfurecido
e ainda permanecer junto ao cais.

É dormir ao ar livre nas noites
e cubrir-se com o céu e as estrelas.
É usar como savana a lua
e manter sua brancura duradoura.
É ter pena por aqueles
que te chamam de louco e não o sejas
que os loucos não são loucos porque querem
mas, sim porque nunca degustaram um poema.

Ser poeta é falar com Deus no silêncio
e que faça refletir a tua consciência.
É sentir que esta vida ele te traz
para fazer-la mais feliz e placentárias.
É sentir que Seu amor pode tudo
e que só nele está a felicidade eterna.
É aceitar que sem ele não somos nada,
e que ainda lhe falhemos, sempre nos aceita.

É caminhar pelo mundo bem altivo
porque és original, e de uma jóia.
E se alguém me pergunta: porque escrevo?
De imediato lhe darei minha resposta:
Porque minha alma regojizando de felicidade
e não posso calar-la, ainda que quisera.
Deus me trouxe ao mundo com minhas letras.
E ser poeta, Senhor! … é coisa séria.

É querer abraçar-te com glicinas
perfumando-te a alma, ainda que não queiras.
É querer sair do marco de uma imagem
e dizer-te que aqui estou eu, para que vejas.

Fonte:
A Autora

Nenhum comentário: