domingo, 14 de outubro de 2012

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n. 696)



Uma Trova de Ademar  

Política, era a vizinha. 
Ela trocou por Brasília 
todos empregos que tinha... 
Menos o bolsa família. 
–Ademar Macedo/RN– 

Uma Trova Nacional  

Sogra nem sempre é tropeço, 
e nem sempre o genro pena. 
-Basta que desde o começo 
ele faça o que ela ordena... 
–A. A. de Assis/PR– 

Uma Trova Potiguar  

Não sei se é desdita minha. 
na sorte não me destaco. 
É Deus me dando a farinha 
e o diabo rasgando o saco... 
–Zé de Souza/RN– 

Uma Trova Premiada  

1987   -   Nova Friburgo/RJ 
Tema   -   “TEMA LIVRE”   -   2º Lugar 

Olhando a sogra de pé,
com o rosto sujo de tinta,
viu que o "diabo” ainda é
mais feio quando se pinta!... 
–Edmar Japiassú Maia/RJ– 

...E Suas Trovas Ficaram  

Ou casamento ou cadeia!... 
E o pau-d’água, sedutor, 
ao ver aquela baleia 
gritou: – cadeia, doutor! 
–José Maria M. Araújo/RJ– 

Uma  Poesia  

Além de estar quebrado e já velhote, 
um fazendeiro em franca decadência, 
deu um golpe da maior inteligência, 
alardeando que a filha tinha um dote. 
De pronto um novo rico cai no trote 
acerta o casamento e marca a data. 
Casa e após uma festa rica e chata, 
recebe o dote o qual tanto ele espera... 
E você sabe esse tal “Dote” o que era? 
Um sardento cachorro vira-lata. 
–Francisco Macedo/RN– 

Soneto do Dia  

MINHA NORA VIDENTE. 
–Marcos Satoru Kawanami/SP– 

Achei, de minha parte, coisa boa 
os zelos e cuidados que agora 
ao meu filho dispensa minha nora, 
a qual varre, cozinha, e ensaboa. 

Pois, antes, nem sequer mesquinha broa 
degustava meu filho ao vir da aurora, 
moído a sustentar a tal senhora 
que ao banho não se dava, tão à toa... 

Hoje em dia, meu filho passa bem: 
a mulher tomou viço e se perfuma 
cuida do lar com ânimo também! 

Mas a transformação se deu, em suma, 
depois que um anjo lá chegou, de trem, 
por benzer as mulheres, uma a uma!

Nenhum comentário: