sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Eliana Jimenez (A Trova-Legenda)


artigo pela autora

A ideia da publicação de uma imagem no blog para instigar a imaginação dos trovadores surgiu por acaso.

Fiz uma trova alusiva à foto de uma passarinha abrigando seus filhotes sob as asas e percebi que a trova não tinha existência própria, que precisava da imagem para ser compreendida.

Em seguida, comecei a procurar trovas para imagens, mas nem sempre se encaixavam perfeitamente, além de consistir em um grande trabalho de pesquisa.

Surgiu então a ideia de fazer o contrário: publicar a imagem e convidar os trovadores para enviarem uma trova que funcionasse como legenda.

Na edição de estréia, em 21 de outubro de 2011, tive o apoio de grandes mestres e divulgadores do movimento trovadoresco, como A. A. de Assis, Ademar Macedo, José Feldman, e Prof. Garcia. Logo em seguida, importantes nomes da trova aderiram ao blog, como Carolina Ramos, Darly O. Barros, José Fabiano, entre outros. Esse suporte dos trovadores consagrados foi sempre crescente e fundamental para que a ideia se propagasse.

Após esse primeiro ano de existência da Trova-legenda, o blog consolidou-se, tendo até obtido reconhecimento da UBT de São Paulo. Conta com uma média de 45 trovas por edição. A cada 10 dias uma nova imagem é publicada, sempre tentando desafiar a imaginação e a habilidade dos trovadores.

Como não é concurso, todas as trovas que atendam aos requisitos de métrica e rima são publicadas e com isso, o blog está cumprindo uma importante missão, que é cativar e trazer novos admiradores para o movimento trovadoresco.

A trova tem esse poder, como dizia Luiz Otávio, de nos tomar por inteiro e abrir o coração para abrigar tantos irmãos queridos e iluminados, de romper fronteiras, e ainda preencher nossos momentos com a chama da inspiração.

O endereço do blog é:
http://poesiaemtrovas.blogspot.com.br e estão todos convidados a participar.
----------------------
José Feldman escreve:

São ativistas como Jimenez que mantém acesa a chama da cultura brasileira. Pessoas como ela, com garra, com novas idéias, com dedicação que endossam este exército de literatos, tremulando a nossa bandeira.
Parabéns pelo seu trabalho, que  seja uma árvore carregada de frutos.

E aproveitando o espaço, prezado trovador, você já enviou sua trova para a nova trova-legenda? Vence em mais uns dias. Desta vez, não vou colocar a figura. Entre no blog da Jimenez. Vamos participar com mais afinco, não vejo o nome de muitos outros trovadores que poderiam estar participando. Lembrando, o endereço é http://poesiaemtrovas.blogspot.com.br. Nos encontramos por lá.

Fonte:
Boletim Nacional n. 531 – outubro/2012 – União Brasileira de Trovadores – UBT/Nacional

Nenhum comentário: