quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

A. A. de Assis (Revista Virtual de Trovas n. 157 - janeiro de 2013)





Quanto mais por ti eu peno,
mais gosto eu tenho em penar.
– O mundo inteiro é pequeno
para a glória te amar!
Colombina

Entender não há quem possa
a mulher, sempre ladina:
menina – já quer ser moça;
já velha – quer ser menina,
Félix Aires

Com que ironia o destino
pode este quadro pintar:
de um lado, um lar sem menino;
de outro, um menino sem lar.
Hegel Pontes

A vida é dura batalha
que não aceita um “talvez”
e nem outorga medalha
aos filhos da timidez!
Hermoclydes Franco

Chora o vento lá por fora...
Chora a chuva e vão-se as águas.
O coração também chora,
mas nunca se vão as mágoas.
José Fernandes

Vivo tanto a tua vida
na vida do sonho meu,
que até me sinto esquecida
da vida que Deus me deu.
Lilinha Fernandes


Tão ciumenta é a mulherzinha
que ele só passa, coitado,
pela casa da vizinha,
correndo e de olho fechado!
Carolina Ramos – SP

Não zombe de minoria
ao fazer trovas de humor;
como sogra é maioria,
use e abuse, sem pudor!
Eliana Jimenez – SC

Na briga que o meu cabelo
e a careca estão travando,
lamento ter que dizê-lo:
a careca está ganhando...
Izo Goldman – SP

Chega da farra na boa,
como quem acha que pode.
No escuro, beija a “patroa”...
sente na boca um bigode...
Jaime Pina da Silveira – SP

Conduzindo arma sem porte,
foi detido o valentão,
que da praia, por esporte,
vinha abraçando um “canhão”...
Nilton Manoel – SP

Caloteiro e bem sacana,
não tem vergonha na cara,
e, até quando paga em grana,
cola um papel de "BOM PARA..."
Sérgio Ferreira da Silva – SP

“Pescar, pra mim, é mania
e é estranho que a esposa deixe!...”
Ele vai pra pescaria
e ela vai “vender seu peixe”.
Therezinha Brisolla – SP

− Suspende a cachaça ou morre!
– Com humor, Zé, no boteco,
agora só toma porre
suspendendo seu caneco!
Wanda Mourthé – MG


Vereis nos próximos anos
a decisiva corrida:
– Cuidam do mundo os humanos,
ou cessa no mundo a vida!
A. A. de Assis – PR

Eu sinto a brisa do vento
como se fosse magia,
soprando em meu pensamento
os versos que Deus me envia...
Ademar Macedo – RN

Cultiva o amor tal qual fosse
plantinha bem delicada,
e terás lembrança doce
do teu amado ou da amada.
Benedita Azevedo – RJ

Julguei-o frio, entretanto
um soluço o denunciou;
abracei aquele pranto
que o homem forte chorou.
Cida Vilhena – PB

Quem leva a vida no amor,
dos sonhos nunca se cansa,
que o mundo só perde a cor
quando se perde a esperança.
Dáguima Verônica – MG

Beijo nas faces, carícias,
como tantas, inocentes,
mas abraços são primícias
dos desejos mais ardentes
Diamantino Ferreira – RJ

Mais uma noite se passa
numa caçada de amor...
Nem foi o dia da caça,
nem do pobre caçador.
Djalma da Mota – RN

Perco todos os cansaços
e minha angústia tem fim,
ao doce som dos teus passos
no cascalho do jardim...
Domitilla B. Beltrame – SP

Deste contraste da vida
à evidência eu não me furto:
– é uma história tão comprida...
– é um epílogo tão curto...
Dorothy Jansson Moretti – SP

A paixão se descontrola
e a saudade em mim se inflama
quando encontro a camisola
sem ela... na minha cama!
Eduardo A. O. Toledo – MG

Arruaça sempre grande:
jogo, bebidas, e orgia...
Quanto mais o vício expande,
mais a alma se esvazia!
Eliana Palma – PR

Este amor, mal necessário,
que a insensatez fez surgir,
é o erro mais arbitrário
que eu não quero corrigir!
Elisabeth Souza Cruz – RJ

Este orgulho que carregas,
insano, dentro do peito,
foge, tão logo te entregas
de corpo e alma em meu leito.
Ester Figueiredo – RJ

Eu passo a vida embalando
lembranças da mocidade,
e tristonho vou cantando
pra não morrer de saudade.
Francisco Garcia – RN

A trova faz tanto bem,
dá-nos prazer tão profundo,
que quem a cultiva tem
amigos em todo o mundo!
Gisela Sinfónio – Portugal

Nunca mais fiquei sozinha, 
pois na Internet eu namoro, 
e hoje a solidão que eu tinha 
não mora mais onde eu moro! 
Gislaine Canales – SC

Eu não contei tuas idas
nem minhas voltas confesso...
O que marcou nossas vidas
foi nosso eterno regresso!
Héron Patrício – SP

Lembra a lágrima um gemido
de ternura e redenção,
que não chega ao nosso ouvido,
mas comove o coração.
Humberto Del Maestro – ES

O bilro, velho instrumento,
que entrelaçou tantas rendas,
tece, agora, num momento,
as rimas de minhas lendas.
Ieda Lima – RN

Velhos sonhos, na lembrança,
vou mantendo em meu viver,
e nunca perco a esperança
de que vão acontecer!
Istela Marina – PR

Acordei (tinhas partido)
e me deixaste na estrada:
um pobre arbusto perdido
sem luz, sem pranto, sem nada...
Janske Schlenker – PR

Povo sofre, fica inerte
– ah que triste decepção! –
quando um líder se perverte,
envergonhando a nação.
Jeanette de Cnop – PR

Galgo nuvens montanhosas,
sou na vida um alpinista;
mesmo em trilhas perigosas,
busco os sonhos da conquista.
Jessé Nascimento – RJ

Música na madrugada, 
chovia em meu coração, 
ao saber que minha amada 
perdeu-se numa canção…
José Feldman – PR

Nada de dor nem de tédio,
sinto quase a juventude:
Ontem, comprando remédio;
hoje, vendendo saúde!
José Lucas de Barros - RN

Quem nesta vida não ama
na outra não pode amar,
pois do amor não leva a chama
que aqui deixou apagar.
José Maria Mangia – RJ

A trova, quando termina
em perfeita construção,
é uma casa pequenina,
com requintes de mansão!
José Messias Braz – MG

A cada novo empecilho,
seja audaz, perseverante.
A cruz mais pesada, filho,
alguém já levou adiante.
José Ouverney - SP

Partiu, deixando o seu traço
no meu caminho dos sós…
– A saudade é esse espaço
que existe sempre entre nós.
José Valdez – SP

E no princípio era o verso...
mas Deus, que tudo renova,
iluminou o universo,
formando a estrofe da trova!
Luiz Antônio Cardoso – SP

Se navegar é preciso
e viver nem tanto assim,
vou partir com teu sorriso, 
em busca do mar sem fim!
Luiz Carlos Abritta – MG

Falhei nesta vida minha,
ao querer ser o teu rei
pois tu já eras rainha,
e escravo teu me tornei.
Luiz Hélio Friedrich – PR

Vem na natureza, em cota
o dom de ser escritor...
Muitas vezes ninguém nota,
e o texto está numa flor!
Maria da Graça Stinglin – PR 

Não encontro, amor, o jeito
de lhe dizer que me encanta...
porque a frase sai do peito,
mas não passa na garganta!
Maria Nascimento – RJ

As marcas do teu batom
deixadas no meu cristal,
têm sabor e tem o tom
de um grande amor, no final...
Maurício Friedrich – PR

É de candeia em candeia
que clareio meus caminhos;
tanta luz só me norteia
para encontrar teus carinhos.
Messody Benoliel – RJ

Apesar de tantas portas
se fecharem para ti,
Deus até por vias tortas,
te contempla e te sorri.
Mifori – SP

Como parte desta vida,
ante a angústia do momento,
nosso pranto é a dolorida
expressão do sofrimento
Nei Garcez – PR

Se o nosso amor é pecado,
escondo-o lá nos refolhos...
e só me mande recado
pelas meninas dos olhos!
Newton Vieira – MG

Na roça em trabalho duro
aos filhos sonhou bem mais…
- Pra colher melhor futuro
plantou livros e jornais!
Olga Agulhon – PR

Com olhares tu fizeste
do coração uma cela,
e com teus beijos puseste
meu coração dentro dela.
Olympio Coutinho – MG

Em meus refúgios tristonhos,
passo o tempo a prantear
pelos segredos e sonhos
que não tive a quem contar!...
Paulo Roberto da Silva – RN

Passo as noites sempre em claro
contra esta insônia a lutar,
mas meu maior desamparo
é não ter com quem sonhar.
Renato Alves – RJ

Sempre tenho um ar risonho,
é de alegria o meu manto!
só nas trovas que eu componho
tento traduzir meu pranto!
Roza de Oliveira – PR


Quem dera se a vida fosse
mais simples de ser vivida:
nem todo regresso é doce,
nem sempre é amarga a partida...
Selma Patti Spinelli – SP

Amigos são todos eles
como aves de arribação:
se faz bom tempo, eles vêm...
Se faz mau tempo, eles vão...
Soares da Cunha – MG

Um alguém na multidão
anda com ar de desgosto
ao perceber a ilusão
que reside em cada rosto!...
Sônia Ditzel Martelo – PR

A árvore cai vencida,
cai vencida sem um gesto,
sem um gesto perde a vida,
perde a vida sem protesto.
Sônia Sobreira – RJ

Faça da vida uma troça
enquanto os males espreitam.
É nos trancos da carroça
que as abóboras se ajeitam.
Thalma Tavares – SP

Mulher, em sua contenda,
sempre tem o desafio
de tecer a linda renda,
desatando os nós do fio...
Vanda Alves – PR

Ao voltar do burburinho
da rua – a humana agressão,
a meiguice de um cãozinho
vem receber-me ao portão.
Vanda Fagundes Queiroz – PR

Amor, um santo remédio,
que revitaliza e cura.
Nos livra de qualquer tédio,
também nos leva à loucura.
Vânia Ennes – PR

Nenhum comentário: