sábado, 7 de janeiro de 2012

Paraná em Trovas Collection - 38 - Ceciliano Ennes Neto (Curitiba)

Concurso de Oxímoros da UBT São Paulo (Trovas Vencedoras)


O oximoro ou oxímoro é a figura de pensamento em que se exprime um paradoxo. Consiste na associação de dois termos contraditórios, duas imagens, que na realidade se repelem, que aproximam dois sentidos totalmente incompatíveis. Não se deve confundir com a antítese, uma vez que o oximoro é uma intensificação especial da antítese. Seguem-se alguns exemplos:

"(...)e queima o fogo aquela neve
Que queima corações e pensamentos."
(Camões, Lírica, "O fogo que na branda cera ardia")

"ela ouviu as palavras condenadas
Que puderam tornar o fogo frio"
(Camões, Lírica, "Aquela triste e leda madrugada")

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TROVAS VENCEDORAS


1.
A imprensa tendenciosa
é sincera quando mente –
diz a verdade enganosa
à burrice inteligente!
RENATA PACCOLA/SP

2.
Sinto um ventura triste
se estou contigo e sozinho,
enxergo o nada que existe
nos traços de meu caminho…
VANDA FAGUNDES QUEIROZ/PR

3.
Vendo você sorridente,
na foto que me deixou,
sua ausência é mais presente
que a saudade que ficou
CÉLIA GUIMARÃES SANTANA/MG

4.
De antigo romance, instável
a minha lembrança traz
um número inumerável
de calmas noites sem paz!
HERMOCLYDES S. FRANCO/RJ

5.
No pranto em forma de riso
disfarcei a minha dor…
Mesmo à sombra de um sorriso
cabe o ocaso de um amor!
HERMOCLYDES S. FRANCO/RJ

6.
Bendita a alegre tristeza
que ao poeta empresta os dons
com que ele à dor dá a beleza
de um murmúrio em sete tons!
A. A. DE ASSIS/PR

7.
Ter mil bens sem ser do bem,
que triste prazer produz…
– É ter tudo, sem porém,
ter nada que leve à luz.
A. A. DE ASSIS/PR

8.
Pobre riquinha sem freio,
vaporosa e deslumbrada:
pescoço de jóias cheio,
cabeça cheia de nada…
A. A. DE ASSIS/PR

9.
Minha sogra é tão bondosa,
põe prá mim pratada e meia,
pois quer ver-me bem charmosa
com corpinho de baleia!
CÉLIA GUIMARÃES SANTANA/MG

10.
Mesmo que você me ofenda,
eu me vingo ao retorquir:
A sua beleza horrenda
faz o meu pranto sorrir.
VANDA FAGUNDES QUEIROZ/PR

Fontes:

- Colaboração de A. A. de Assis, com página do Informativo da UBT São Paulo, de janeiro de 2012.
- Explicação de Oxímoro = Infopedia
- Imagem = criação por José Feldman com imagens obtidas na Internet

J. G. de Araújo Jorge (Quatro Damas) 4a. Parte


" BICHOS ? DEUSES ? "

... E para continuar a viver
tivemos que sair de nós
e voltar à nossa primitiva condição
de bichos...

- Éramos apenas dois bichos...
(ou Deuses?)

... Nem podia ser mesmo humana
tão grande felicidade…

" BOCÓ "

Você não pode ficar zangada, amor,
quando eu chamo você de boba,
quando eu digo que você tem um arzinho bocó,
um desajeitado jeito de quem ainda
não foi colhida
pela vida...

Agora, vou confessar:
gosto de você assim
com todas as pequeninas coisas, tão você,
ingênuas, comovidas...

E quer saber por quê?
- Eu já estava mesmo ficando cansado
das "sabidas"…

" CICERONE "

No primeiro dia em que te vi
tu me olhaste
como se já me trouxesses em teus olhos...

Ou como se andasses sobre nuvens
ou como se eu não tivesse os pés no chão...
......................................................

e eu te segui
porque compreendi
que tu eras a Cicerone do Paraíso…

" CINDERELA "

Brincaste de Cinderela em meu Destino.
Eu fiz o Príncipe Encantado
em tua imaginação
e em teu amor.
...............................................

Que não acordes de teu sonho deslumbrado
para te convenceres que ofertaste apenas
o coração
à um pobre trovador…

Quando acordei
já te encontrei de olhos abertos
me espiando...

Curiosidade a tua!
querias ver com certeza como eu sou
sonhando contigo!

" ...DE VIDRO "

Pudessem ser de vidro estes versos
para quebrá-los. como quem quebra
um frasco inútil, vazio,
que teima em guardar um recalcitrante perfume
como um desafio…

" DESCONFIANÇA... "

Que vale a vida afinal
quando chegamos a este ponto?
Deixou de ser romance:
é crônica banal
ou conto.

Vale a pena seguir ?
Sem aquele entusiasmo
aquelas ânsias,
sem aquela força de querer,
só para continuar, e se repetir...
( mais pelo hábito da vida
que pela alegria de viver ?)

Vale a pena continuar ?
Ou é melhor fugir ( fugir ou parar
que são formas diferentes de morrer...)

Já de nada me espanto,
talvez seja tudo paradoxal
mas começo a desconfiar que está chegando esse momento
extraordinário,
em que devo me recolher para ouvir o canto
de meu coração solitário…

" DESCOBERTA "

De repente
seus olhos se encheram de passado
inexplicavelmente...

e eu percebi, com amargor,
que não havia presente
( nem haveria futuro )
em nosso amor…

"DO OUTRO LADO "

Quando enfim abri os olhos
debruçado sobre ti, eu olhava teus cabelos finos
tão leves, como um tênue mistério em tua nuca...
E o pequenino lóbulo de tua orelha
onde pendurei o brinco do meu beijo.

E fiquei a pensar que estava ali, tão presente
em ti
e nem me vias...

...Tu estavas do outro lado,
em toda parte de minha vida,
e nem sabias…

" DUALIDADE "

Sei que é Amor, meu amor...porque o desejo
o meu próprio desejo tão violento,
dir-se-ia ter pudor, ter sentimento,
quando estás junto a mim, quando te vejo.

É um clarim a vibrar como um harpejo,
misto de impulso e de deslumbramento.
Sei que é Amor, meu amor...porque o desejo
é desejo e ternura a um só momento.

Beijo-te a boca, as mãos, e hei de beijar-te
nessa dupla emoção, (violento e terno)
em que a minha alma inteira se reparte,

- e a perceber em meu estranho ardor,
que há uma luta entre o efêmero e o eterno,
entre um demônio e um anjo em todo Amor!

" DUETO "

Bendita sejas tu, que escancaraste
uma janela em minha solidão,
e trouxeste com a luz, esse contraste
de luz e sombra em que meus passos vão...

Bendita sejas tu, que me encontraste
como um mendigo a te estender a mão,
e que inteira te deste, e assim, tornaste
milionário o meu pobre coração...

Bendita sejas tu, que, de repente
fizeste renascer um sol no poente
reacendendo esse ardor com que arremeto

e com que espero novamente a vida,
e transformaste, sem saber, querida,
a cantiga do só... num canto em dueto !
--
Fonte:
J. G. de Araujo Jorge. Quatro Damas. 1. ed. 1964.

Isabel Aguiar Barcelos (Um Café na Internet)


O QUE VÊEM OS TEUS OLHOS?

a criança tirou um espelho de dentro do seu cestinho e perguntou-lhe onde estou?
o espelho mostrou-lhe uma nuvem a encolher-se para se ver ao espelho e depois um torrão de terra, ressequido da falta de água, e a criança percebeu que depois do último sono todos os lugares da terra eram o mesmo lugar.

o céu começou a escurecer e a deixar cair muito gelo. todas as pedras ficaram brancas.
o limão estava roxo, do frio.
quando o inverno aparece, é preciso vestir a saia pura de lã.

a criança contou vinte e três carneirinhos, cobertos de lã macia, para sentir menos frio a lembrar-se da mãe a tricotar umas botas de dormir cor de rosa bebé.

onde está o rosto da mãe?
o rosto da mãe está no universo e está também num cestinho com violetas.

as sandálias escorregavam nas pedras cobertas de lodo seco. dantes a ilha enchia-se de conchinhas na maré vazia, agora a lua está triste porque não há marés

a voz da mãe é um segredo que está dentro de um búzio cor de pérola

a criança encostou o búzio ao ouvido e não conseguiu saber se a voz da mãe estava triste ou contente

uma criança, um limão e uns sapatos não podem ir muito longe, por isso quase não tinham mudado de lugar.

se o fundo do mar tivesse um furinho
a água ia para o fundo da terra
uma ilha sem mar à volta deixa de ser uma ilha

agora o vestido mudou de cor
mudar de cor não é ser outro vestido
também não é ser o mesmo vestido com outra cor

a criança vestiu o vestido de algas alaranjadas e deu a mão ao limão para que nenhum dos dois tropeçasse nas rochas ainda escorregadias, cobertas de limos que lembravam o mar.

NÃO HÁ GRANDES DIFERENÇAS ENTRE UM LUGAR
E NENHUM LUGAR


também a menina que existe e sonha
é quase a mesma menina que não sonha e por isso não existe

(In Nunca se Regressa ao mesmo Lugar,Edições Quasi, 2005)
-----------
Isabel Aguiar Barcelos nasceu no Funchal. É professora do ensino secundário, e para além de poetisa, com vários livros publicados, é tradutora e autora de literatura infantil. Também colaborou na preparação de várias antologias poéticas.

Fonte:
Viagem dos argonautas

Ricardo Júnior (Idéias e Trovas)


Estranho quadro da Terra:
Medicina estende as mãos,
Cura os doentes que encontra.
Vem a guerra e mata os sãos.

Cultura quanto mais alta,
Mais serviço tem por dom.
Entendimento não vale
Se não pratica o que é bom.

Ventura terrestre apenas
É a mesma em qualquer lugar,
Tanto se ganha em perder
Quanto se perde em ganhar.

Ninguém diga o que não saiba,
Se desejar ser feliz,
E nunca diga o que sabe
Sem saber como se diz.

Caridade quando surge
Amparando um coração,
Recorda chuva caindo
Na planta seca do chão.
--
Fonte:
Francisco Cândido Xavier (psicografia). “Trovas Do Outro Mundo”. Digitado Por: Lúcia Aydir

Versos Verdes (Parte 2)


AÉCIO OLIVEIRA ARAÚJO
J
ABOATÃO DOS GUARARAPES / PE

Rosa dos ventos


Na fase da lua de mel,
o Jardineiro duvidou da virgindade da Flor.
Falou que o Sol tinha chegado primeiro,
que havia levado o néctar do seu amor.

O Botão era o juiz,
as Folhas jurados, o Galho promotor.

Uma Nuvem baixou derretendo,
os Pingos gritaram: " Rosa se apaixonou".

O Jardineiro chorou sambando,
afinou sua faca, a Lua cortou.
Um Beija-Flor saiu de mansinho,
enquanto a Rosa, Folhas a condenaram.

Os Soldadinhos o Jardineiro pegaram.
O Galho, sem dúvida, convenceu o Botão.

Logo após o veredito:
o Canário voou, o Bem te vi coçou o bico.
O Vento a beijou,
a Rosa se espatifou no chão.

AIRTON SOUZA
MARABÁ / PA

O verde, os pássaros, as flores e a poesia


O verde que plantei outrora
Foi desplantado, desamado, descomposto
O verde que fiz ontem
Foi desfeito, desapropriado, desvelado
Os pássaros que adejavam lá
Foram desconsolados, desolados, desconsentidos
Os pássaros que pousavam no verde...
despautério, desconjunto, descontente
As flores que nasceram lá
Foram descartadas, descangotadas, desconceituadas
As flores sem vida e sem aroma
Foram descosidas, descoradas
A poesia que nasceu depois
Foi descabida, desbriada, descaída
O verde que tinha lá
Os pássaros que felizes adejavam
As flores que aromatizavam
São figuras meramente ilustrativas
Enquanto a poesia é descrita.

ANNA KARINA KAMINSKI
CURITIBA / PR

Primavera


Contemplo a beleza divina
De tão belas flores...
Primavera seja bem vinda
Irradiando todas as cores.

São tons, formas e texturas
Azuis, rosas ou amarelos
Cada um com sua mistura
Deixando o mundo mais belo.

Aquarelando o caminho
Begônias, rosas e camélias
O cravo, dália e narciso
Flores do campo e a bromélia.

Ao por do sol vão surgindo
Brincos de princesa e esporeiras
Orquídea, margarida vão se abrindo
Papoula, tulipa e amoreira...

Hibiscos!! Chegou a primavera!
Copos de leite e jasmins....
O colorido também tem a hera...
Mais cores tem meu jardim.

APARECIDO DONIZETTI HERNANDEZ
ITAPEVI / SP

Chuva e terra


Hoje é um dia especial,
Depois do frio,
Vejo e sinto a chuva,
Uma chuva leve e suave.

Chuva que lentamente molha a terra,
Suavemente absorvida para o subsolo,
Filtrada pelo filtro da natureza.

As plantas que vejo de minha janela,
Estão sorrindo, os pássaros gorjeiam,
A melodia é linda.

Juntos, pássaros,
Gotas de chuva batendo nas folhas,
E o cheiro de terra molhada,
Não há como descrever.
Mas dá para sentir.

Sentir a natureza filtrando,
Filtrando...e se recompondo!

CLÁUDIO MANOEL NASCIMENTO GONÇALO DA SILVA
SALVADOR / BA

Primavera


Poesias líquidas em vasos de flores que perfumam o amanhã
Cujas pétalas e folhas pululam ao sabor dos silfos em plena luz do dia.
Há um buquê perfumado com a relva e a madressilva,
E as gotas de orvalho destilam seu frescor com os elementais.
Quero a alegria da primavera e o cantar dos pássaros,
Pois toda leveza gera paixão pela vida a se aproveitar.

Nestes dias, até a superfície do lago é mais bela,
O vento ousado beija a face virgem da aquarela...
... que dança como água pelos córregos a procura do mar.

O orvalho desce pelo mundo lambendo folhas e flores,
E seu sabor revela a alquimia da natureza e de todos os amores,
Em um mistério que um boticário sabe revelar.

Hoje em dia, o dia é o Sol e o Sol toda uma noite,
A Lua que alumia se fez uma mania de se iluminar.
Aquela Eva tem um botão de rosa perfumado,
E como uma borboleta abre suas asas para receber o raio do Sol.
Talvez haja uma nudez que incite a vida numa inocência a se dizer
E como Vênus fecundada numa espuma, exale o arroubo de seu prazer…

EDILOY FERRARO
SÃO PAULO / SP

Detalhe verde


mangueira
frondosa
abrigo fresco

assassinada
na noite
desaparecida

na calçada
a caçamba
ocultada

resta o passeio
alheio
sem sombras

sem folhagens
frutos
aragens

ausência
tristeza
vilania…
--
Fonte:
Versos Verdes. RJ: Câmara Brasileira dos Jovens Escritores, 2010.

Lívio Barreto (Trovas de Amor Imortal)


Duas certezas na Terra,
Nas lutas de qualquer nível:
A vida – navegação.
A morte – porto infalível.

Por mais sábio ou mais profundo
Que se articule um conceito,
Na há conceito no mundo
Que defina o amor perfeito.

Amor que nunca se olvida
Guarda sempre a mesma sorte:
Ligação de vida em vida,
Saudade de morte em morte.

Morri... Deixei-te...Casaste...
E nosso amor não tem fim...
És rosa fora da haste,
Mas rosa do meu jardim.

Amor... Amor que eu conheço
Pode ser obsessão,
Mas persiste a qualquer preço,
Nunca sai do coração.
--
Fonte:
Francisco Cândido Xavier (psicografia). “Trovas Do Outro Mundo”. Digitado Por: Lúcia Aydir

Martina Sanchez (Pequeno Tratado da Literatura Infantil e Infanto-Juvenil)


Partindo do princípio que a criança é produto de fatores biológicos e do meio em que vive, e que a sociedade não é estática, ela é dinâmica, a autora chama a atenção para a importância deste gênero literário Infantil e Juvenil, com valores universais preservados, cumprindo assim os objetivos básicos de um livro destinado às crianças: FORMAR, INFORMAR e RECREAR.

Através de 140 páginas com dez capítulos e mais Apêndices, temos uma resposta coerente às necessidades dos jovens leitores, orientando pais e educadores na escolha de textos adequados.

O que é um livro Infantil? Segundo Cecília Meireles, livro infantil não é aquele que é escrito para as crianças, mas é aquele livro que as crianças gostam de ler e que deixa um ponto de partida para novas buscas. Assim, através da Introdução e do Conceito e Objetivos da Literatura Infantil, vamos entendendo a importância do texto falar à mente imaginativa da criança nas diferentes fases de seu desenvolvimento.

No capítulo III cita autores “Clássicos” da Literatura Infantil e analisa o que eles tinham para ler em sua infância bem como essas leituras e como o meio em que viviam influiu em suas criações literárias. As fontes de leitura iam desde a leitura da Bíblia, textos sacros, mitologia, literatura épica, heróica, etc.

Em a “Psicologia Infantil e a Importância da Literatura no Desenvolvimento Infantil” destaca a importância de respeitar as fases de crescimento da criança para que ela assimile gradativamente os modos de ver, julgar, agir e organize as realidades, após as fases iniciais em que o mundo objetivo e subjetivo se confundem. O crescimento psíquico e o crescimento orgânico tem certas semelhanças; portanto um desenvolvimento harmônico é muito importante. Na fase de 0 a 2 anos a criança só tem experiências sensoriais e motoras; de 2 a 7 anos tem o início do domínio da linguagem; é a fase pré-conceitual ainda sem separação entre o mundo objetivo e subjetivo; a terceira fase dos 7 aos 11 anos é o das “operações concretas” quando já organiza as realidades que experimenta, e na 4ª fase dos 12 aos 15 anos temos as “operações formais”; é aí que já é capaz de dar expressão formal às idéias. Daí a importância dos símbolos, do Herói, da mensagem ou moral da história, fazer parte do contexto formativo do pequeno leitor.

Na seqüência são analisados alguns autores “Clássicos”, indo do Realismo de Charles Perrault (O Gato de Botas/ A Borralheira, etc.), da Sátira de J. Swift (Capitão Gulliver) e D.Defoë (Robson Crusoé), exaltando a coragem dos heróis, até Júlio Verne, o geógrafo e repórter de sua época, passando por outros autores como Fénelon, Irmãos Grimm, Hans Christian Andersen, Silvio Romero, Monteiro Lobato, etc.

Destaca a importância de cada um em sua época, mas que até hoje são leitura do agrado dos leitores de todas as idades pelo seu valor cultural, ético-moral, mágico, lúdico, que nunca vai perder a validade, pois são calcados em valores universais.

No capítulo VI temos as “Formas de Literatura Infantil” – o Folclore, as Lendas, os Mitos, os Contos de Fadas, as Fábulas, as Histórias Narrativas e Novelas, a Poesia e os Jogos, o Teatro Infantil, a Fábula de Walt Disney.

Antes da Conclusão faz um comentário sobre a “Mensagem Universal Formativa” e lembra a importância da Biblioteca Infantil e o Livro na Escola, os Problemas da Literatura Infantil. Na Conclusão lembra as palavras de Isaac Bashevis Singer, Prêmio Nobel de Literatura, justificando porque gostava de escrever para crianças: -“ adoram histórias interessantes, acreditam em Deus, na Família, em anjos, demônios, bruxas, duendes, na clareza, na pontuação e outras coisas obsoletas”.

Fonte:
http://pt.shvoong.com/books/1767570-pequeno-tratado-da-literatura-infantil/

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n. 445)


Uma Trova de Ademar

O Viagra me conduz
ao êxtase da fantasia...
Pode até faltar-me luz
mas não me falta energia!
–ADEMAR MACEDO/RN–

Uma Trova Nacional

Bem pior que a dor de dente
a de rins costuma sê-lo.
Não, porém, mais deprimente
do que a dor de cotovelo...
OSVALDO REIS/PR

Uma Trova Potiguar


Olhem bem para o dilema
que aflige essa solteirona...
seu noivo tem um problema:
nem casa, nem funciona...
FABIANO WANDERLEY/RN–

...E Suas Trovas Ficaram


... Não ventava, nem chovia.
Tudo silêncio, asseguro...
Somente a rede gemia
naquele quartinho escuro!!!
ADELIR MACHADO/RJ–

Uma Trova Premiada


2010 - Curitiba/PR
Tema: PIJAMA - Venc.


Noite e dia, usa pijama,
depois que se aposentou.
E a sogra, ao vê-lo na cama:
- Vai dormir... ou acordou?...
–MARIA NASCIMENTO/RJ–

Simplesmente Poesia


Mote :
LAVANDEIRA DO NORTE/CE

Sou tudo quanto não presta,
mas sou melhor do que tu.

Glosa :
RODRIGUES NETO/RN


Sou azar de fim de festa,
sou desumano, sou bicho,
sou peste, veneno e lixo;
sou tudo quanto não presta.
Sou tapuru da floresta,
sou carniça de urubu,
sou filho de Belzebu,
sou do mundo, a podridão,
sou pior que a mãe do cão
mas sou melhor do que tu!...

Estrofe do Dia

Sem dormir, eu me apavoro
Numa cama de espinho,
Mudou da água pro vinho
A mulher que mais adoro,
Na madrugada eu imploro
Fico todo transtornado
Mas sabe um trator ligado?
O ronco dela é assim;
Quem suspirava por mim
Agora ronca ao meu lado.
–HÉLIO CRISANTO/RN–

Soneto do Dia

Minha Nora Vidente
–MARCOS SATORU KAWANAMI/SP–


Achei, de minha parte, coisa boa
os zelos e cuidados que agora
ao meu filho dispensa minha nora,
a qual varre, cozinha, e ensaboa.

Pois, antes, nem sequer mesquinha broa
degustava meu filho ao vir da aurora,
moído a sustentar a tal senhora
que ao banho não se dava, tão à toa...

Hoje em dia, meu filho passa bem:
a mulher tomou viço e se perfuma
cuida do lar com ânimo também!

Mas a transformação se deu, em suma,
depois que um anjo lá chegou, de trem,
por benzer as mulheres, uma a uma!
-
Fonte:
Textos enviados pelo Autor

Proposta de Ensino para a 1a. Série (O Tesouro Encantado no Reino dos Castelos.)


Justificativa

Ah! Tu, livro despretensioso, que, na sombra de uma prateleira, uma criança livremente descobriu pelo qual se encantou, e, sem figuras, sem extravagâncias, esqueceu as horas, os companheiros, a merenda... tu, sim, és um livro infantil, e o teu prestígio será, na verdade, imortal. (Cecília Meireles, 1984).

Os castelos compõem o cenário de muitas das famosas histórias dos contos de fadas, que envolvem personagens importantes do imaginário infantil: princesas, príncipes, reis e rainhas. E cada vez mais, se percebe a importância e a influência dos contos de fadas, no desenvolvimento do imaginário infantil.

A criança ao ouvir contos de fadas, transforma em sua memória as palavras que lhe são contadas, trazendo em seu imaginário lembranças, sonhos, desejos, personagens, dúvidas, medos e associações com a sua realidade.

O contato da criança com histórias amplia o seu horizonte cultural, linguístico e literário; o autor Valotto (p. 19, 1997) nos afirma que: "A imaginação da criança, estimulada a inventar palavras, aplicará seus instrumentos sobre os traços da experiência, que provocarão sua intervenção criativa".

"O livro infantil é caracterizado por três requisitos básicos: simplicidade, clareza e fantasia" (SANCHEZ, 1983, p. 19). Esses valores resultam da associação de outros que, ao longo de séculos, preponderavam como mensagens sublineares em histórias destinadas a adultos e crianças.

Todas as histórias infantis que envolvem a vida nos castelos, despertam o imaginário infantil, pois seus enredos são ricos em personagens maravilhosos que as crianças desejam ser.

Os castelos em sua história são caracterizados como símbolos de defesa, força, conquistas e histórias que marcaram significativamente o tempo. Hoje muitos dos castelos estão em ruínas proporcionando para nós um resgate histórico e cultural da época, em que eles eram poderosas fortalezas.

Durante os primeiros séculos da Idade Média (até o século XI, aproximadamente), os castelos eram construídos com troncos de madeira retirada das florestas. Seu interior era rústico e não possuía luxo e conforto, como contam as histórias infantis.

A partir do século XI, a arquitetura de construção de castelos mudou completamente, pois eles passaram a ser construído com blocos de pedra. Tornaram-se, portanto, muito mais resistentes e com o design que as histórias infantis relatam.

E as crianças encantadas com toda esta nobreza, transportam os detalhes que percebem nas ilustrações dos livros infantis, para as suas brincadeiras de faz de conta. Sentadas na areia da praia ou do quintal, realizando construções, camada por camada, elas constroem partindo de sua imaginação, um reino de castelos.

O autor Derdyk (p. 131, 1989), nos afirma que:

Imaginar é projetar, é antever, é a mobilização interior orientada para determinada finalidade antes mesmo de existir a situação concreta. A imaginação possui uma natureza visionário, detectando a intencionalidade contida na ação humana.

A capacidade da criança de imaginar é fundamental para a construção do conhecimento. Na infância uma das formas da criança expressar o seu conhecimento é através do desenho, sendo que através dele também podemos observar e compreender como os contos de fadas influenciam no imaginário infantil.

Conforme o autor Lajolo e Zilberman, (p.13, 1991) nos afirma que:

Se a literatura infantil se destina as crianças e se acredita na qualidade dos desenhos como elemento a mais para reforçar a história e a atração que o livro pode exercer sobre os pequenos leitores, fica patente a importância da obra infantil. É o caso, por exemplo, da ilustração.

É fundamental na infância que o adulto proporcione momentos em que a criança possa ouvir e contar histórias, proporcionando que ela desenvolva a sua identidade. Através desta experiência elas têm a possibilidade de ensaiar seus futuros papéis na sociedade, adaptando-se a situações reais e colocando-se dentro da história, proporcionando que elas se sintam autoras da sua história.

Quando a criança entra no mundo da fantasia e da imaginação de um conto de fadas, ela estimula as suas ideias sobre o assunto, opiniões, sentimentos e a sua criatividade. Com todos estes estímulos, ela consegue elaborar hipóteses para a resolução de seus problemas, antecipando situações de liderança ou passividade, modificando o seu comportamento e tomando atitudes além daquelas de sua experiência cotidiana, que só iria experimentar na vida adulta.

É o que nos afirma o autor Novaes (p. 9, 1987), "[...] o que nelas parece apenas infantil, divertido ou absurdo, na verdade carrega uma significativa herança de sentidos ocultos e essenciais para a nossa vida".

No faz de conta, seus desejos podem facilmente ser realizados e quantas vezes a criança desejar, criando e recriando situações que ajudam a satisfazer algumas necessidades presentes no seu cotidiano.

"Os contos, representam valores que se cruzaram através de ciclos históricos." (KHÉDE, p. 24, 1990).

Lendo e ouvindo os contos de fadas, a criança pode vivenciar os valores na relação com os seus amigos, pois as histórias são instrumentos poderosos de transmissão de valores de geração em geração. Por meio delas, perpetuam-se valores como solidariedade, companheirismo, amor, carinho, respeito e entre outros que contribuem para a formação da identidade da criança.


Objetivos gerais

Propiciar através das histórias de contos de fadas o envolvimento das crianças com a cultura escrita transformando o aprendizado em um processo prazeroso.
Vivenciar os valores na relação com os amigos no cotidiano, resgatando através das histórias, sentimentos importantes para a vida em harmonia.
Instigar através do tema Castelos o conhecimento de uma época com estilo de vida e cultura bem diferente dos atuais, fazendo com que elas possam refletir a partir das diferenças da nossa condição atual de vida.

Objetivos específicos

- Despertar o imaginário e a criatividade através das linguagens artísticas: artes visuais, música, teatro e dança.
- Conhecer diferentes histórias infantis que envolvem em seu enredo o tema "Os Castelos" e seus personagens.
- Identificar os diferentes tipos de habitação confeccionados pelo homem e seu modo de vida em cada época.
- Instigar o conhecimento histórico cultural sobre castelos medievais no Brasil e no mundo.

Conteúdos conceituais

- Estudo sobre diferentes tipos de habitação confeccionados pelo homem e seu modo de vida em cada época.
- Conhecimento de diferentes histórias infantis que envolvem em seu enredo "Os Castelos".
- Aprendizado de adivinhas, poesias e histórias em quadrinhos sobre o tema abordado.
- Estudo dos valores, o seu significado e a sua importância para a nossa vida em harmonia.

Conteúdos procedimentais

- Identificação no mapa de castelos presentes no Brasil e no mundo.
- Conhecimento das partes que compõem um castelo: fosso, muralha, caminho da ronda, ameias, porta, cisterna.
- Confecção de trabalhos com materiais de texturas diversificadas.
- Identificação de fonemas e sílabas através de exercícios de consciência fonológica.
- Representação de desenhos com detalhes de objetos, pessoas e cenários.
- Vivência com os pais sobre os trabalhos confeccionados pelas crianças durante o semestre.

Conteúdos atitudinais

- Incentivo a criatividade como fonte de criação de castelos e vestuário da época.
- Valorização da história dos castelos e época em que simbolizavam a defesa, força e conquistas.
- Reaproveitamento de materiais.
- Desenvolvimento da responsabilidade social e cultural.
- Importância da convivência em grupo.
- Vivência de valores, como: amor, companheirismo, bons modos, bondade, responsabilidade, abraçar, paciência, obediência, honestidade, alegria, compartilhar, consideração, cuidado, compreensão, gratidão, justiça e sucesso.

Procedimentos

- Pesquisa sobre como era a vida nos castelos;
- Pesquisa sobre os castelos que existem no Brasil e no mundo;
- Conhecer as partes que compõem um castelo e como era construído;
- Descobrir quais eram os membros da nobreza (rei, rainha, príncipe, princesa);
- Recordar que Joinville também é reconhecida como Cidade dos Príncipes, devido a sua história;
- Confecção de um castelo gigante com caixas de leite;
- Realizar estimativas de contagem com as crianças sobre quantas caixas são necessárias para construir um castelo;
- Confecção de coroas e cetros com material reciclável;
- Construir castelos na areia;
- Confeccionar castelos com argila e material reciclável;
- Confecção do Jogo de Xadrez, que possui em suas peças os personagens desta época: rei, rainha, bispos, cavalos, torres e peões.
- Brincar de dramatizar histórias infantis (O quebra nozes) e parlendas (A linda rosa juvenil) que envolvem o enredo dos castelos;
- Ampliar o vocabulário das crianças sobre o tema, formando bancos de palavras;
- Confeccionar textos coletivos sobre o tema e realizar releituras de obras de arte.

Avaliação

As crianças serão avaliadas durante todo o projeto através de atividades coletivas e individuais realizadas conforme a descoberta de detalhes de cada novidade trazida ou apresentada. Como fechamento deste projeto faremos a apresentação de uma peça teatral e exposição, na qual estarão presentes o livro do projeto e diversos trabalhos de artes visuais que serão confeccionados durante o semestre.

Referências bibliográficas

DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho. São Paulo: Scipione, 1989.
KHÉDE, Sonia Salomão. Personagens da literatura infanto-juvenil. São Paulo: Ática, 1986.
LAJOLO, Marisa, ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil Brasileira Histórias e Histórias. 5 ed. São Paulo: Ática,1.991.
MEIRELES, Cecília. Problemas da literatura infantil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
NOVAES, Nelly. Coelho: O Conto de Fadas. São Paulo: Ática, 1987.
SANCHEZ, Martina. Pequeno tratado da literatura infantil e infanto-juvenil. Goiânia: Imery, 1983.

VALOTTO, E. R. Contando e encantando. São Paulo: S.M. edições, 1998.
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Diretora: Cladis L. Lermen
Coordenadora: Cláudia Cristina Dietrich
Professoras: Janaina Jerlane Coelho
Solange Marília da Silva

Fonte:
Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC
http://www.ielusc.br/portal/?ENSFUN1_3=714

Lauro Pinheiro (Trovas, Apenas)


Amor que existe na Terra,
E entendo agora daqui,
É uma alegria que chora
Num sofrimento que ri.

O que se ganha da vida
(Ensino de lá e cá)
Depende em qualquer momento
Daquilo que se lhe dá.

Nos problemas de melhora
Dos sentimentos humanos,
Doença faz mais num dia
Que estudo de muitos anos.

O Céu conta com dois ralos
Para limpar o destino,
Instrução é o ralo grosso,
Sofrimento, o ralo fino.

Se sofres dores crescentes,
Não esmoreças na estrada.
Quando chega a meia-noite,
É hora da madrugada.
--
Fonte:
Francisco Cândido Xavier (psicografia). “Trovas Do Outro Mundo”. Digitado Por: Lúcia Aydir

Lendas e Contos Populares do Paraná (Morretes /Nova Cantu /Palmital /São José dos Pinhais /São Mateus do Sul /Tomazina/ Verê/ Virmond)


MORRETES
Saci-pererê


Em Morretes, aconteceu o caso de um jovem que, voltando para casa após uma noite de festa, levou uma chicotada do saci. Assustado, ele entrou em casa e até o dia amanhecer ouviu os assobios do saci, que perambulava por seu quintal.

Segundo os moradores de Morretes o assovio é uma das melhores maneiras para descobrir
se o saci está perto, ou não. Ele tem um assovio duplo e curto, um aspirar e um expirar que soa fino. Outra forma de visualizá-lo é em seu segundo corpo, pois afirmam que à noite ele tem o corpo de Fin-Fin, um pássaro que habita nas florestas e difícil de ser encontrado.

MORRETES
As bruxas


As bruxas apareciam principalmente em noite de lua cheia, nas fazendas e nos engenhos de Morretes. Ainda hoje elas galopam, sentadas no pescoço do cavalo, fazendo em suas crinas tranças finas e unidas para servir de estribo. São trançadas de tal modo, que não se pode desfazer, só cortando. Segundo a lenda, quem consegue desmanchar a trança, é uma bruxa ou bruxo.

Temos vários relatos de pessoas, pertencentes às famílias tradicionais de Morretes, que tiveram oportunidade de ver de perto a trança feita pela bruxa. Dizem, também, que a noite elas vão aos engenhos, em forma de patas, para beber; depois vão reunir-se aos outros patos, numa lagoa dourada, onde se banham.

NOVA CANTU
Lenda do lobisomem


Contam os antigos moradores, que em época de quaresma ninguém podia sair nas ruas durante a noite, pois havia um homem andarilho que virava lobisomem. Ele saía à noite e andava pelos quintais das residências, nos galinheiros, nos chiqueiros e nos currais. Os cachorros saíam correndo atrás do lobisomem, que se transformava num monstro barbudo com rabo bem grande e era o terror da quaresma.

Esse ser estranho amedrontava as crianças e os adultos, pois todos acordavam com os urros e gemidos estridentes. Os antigos diziam que para o lobisomem ir embora, e saberem quem era o andarilho, devia-se jogar sal nele e mandá-lo vir buscar no dia seguinte sal emprestado. Curioso é que na manhã seguinte o andarilho passava nas casas pedindo sal emprestado.

PALMITAL
Bicho-homem


Em épocas passadas, ouviam-se muitas histórias do tal bicho-homem: o lobisomem. Em uma fazenda aqui em Palmital, morava uma família. Ela residia em uma grande casa e possuía garotos muito sapecas, que não tinham medo de nada.

Certa noite, resolveram prender um bicho que os incomodava e pelas características deduziram que fosse o tal lobisomem. Prenderam o animal e ficaram aguardando o amanhecer, enquanto lentamente a fera sofria transformações, retomando as características humanas.

Após a tal mudança de bicho para homem, ele começou a gritar desesperadamente pedindo que o soltassem, mas os meninos o mantiveram preso e lhe deram uma boa surra, soltando-o logo em seguida. Este, totalmente sem roupa, saiu correndo e nunca mais voltou a incomodá-los.

PALMITAL
A surpresa


Era uma vez uma família que morava em um sítio, nas redondezas de Palmital. Nesse sítio também morava outra família, a do seu João, que cuidava da terra, trabalhando-a e ocupando-se com tarefas que necessitavam ser feitas. Seu João gostava de contar histórias e suas preferidas eram as de lobisomem.

Certa noite de lua cheia, estava muito frio e o dono do sítio resolveu acender uma fogueira no meio da casa, pois naquela época, nas casas não havia assoalho e sim chão batido, facilitando-se o acender do fogo, onde todos poderiam aquecer-se.

Fizeram o fogo e todos estavam alegremente conversando enquanto se aqueciam. De repente, ouviram que algo arranhava as paredes pelo lado de fora. Mais do que depressa, o dono da casa pegou sua espingarda e ficou aguardando, pois poderia ser uma onça, um tigre ou outro animal qualquer, pensou ele. Os ruídos aumentavam, assim como a angústia em meio às preces, dos que estavam dentro da casa.

Assim, o clima tenso permaneceu por alguns minutos, até que a dona da casa lembrou que poderia ser o lobisomem, pois era época de quaresma; e foi logo dizendo ao bicho que retornasse pela manhã para apanhar um pouco de sal, dito isto, o barulho cessou.

Na manhã seguinte, acordaram com batidas à porta; ao atenderem, para surpresa de todos era João, que estava ali para apanhar o pouco de sal que haviam lhe prometido.

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
Chico Bracatinga


Pouco antes do sol se pôr, passava pela rua Voluntários da Pátria; todo dia, o Chico Bracatinga, meio velho, manco; mais pra pequeno do que pra gente grande, magro, enrugado e ajudado por um bastão de Cambuí. Dizia boa tarde pra famílias que se sentavam à frente da casa, vendo as crianças brincarem de ciranda, cirandinha, bete, búrico, polícia e ladrão e outras. Nunca ninguém viu o Chico Bracatinga voltar. Ele ia até o centro de São José dos Pinhais e todo mundo sabia que, à noite, ele virava lobisomem.

SÃO MATEUS DO SUL
História real


Havia um casal que tinha acabado de se casar, o marido tinha dado à mulher um lindo vestido de seda vermelha, pois naquele tempo as mulheres usavam só vestidos e de seda. Toda noite o marido saía e chegava antes do sol sair.

Sua mulher, cansada de ficar sozinha, falou a ele que também iria passear à noite. Lá havia um carreiro muito escuro, com árvores de cambuí. Ele, porém, lhe falou: “não vá, você vai tomar um susto”. A mulher não deu importância, só disse: “eu não tenho medo de nada”.

Ela saiu e ela foi passear na casa da sua vizinha. Quando estava voltando com seu lindo vestido de seda, avistou um cachorro muito grande embaixo da árvore, que pulou nela e rasgou todo o vestido de seda vermelho.

Quando chegou em casa seu marido ainda não tinha chegado. Quando ele chegou, perguntou a ela se não tinha visto nada. Ela lhe disse: “só um grande cachorro que me avançou e rasgou meu vestido vermelho, aquele que você me deu, lembra?”

Então, ele sorriu com os pedaços do vestido dela em seus dentes.

SÃO MATEUS DO SUL
A cobra


Há muitos anos atrás, uma família humilde que morava numa casa simples, de chão batido, foi vítima da maldade de uma cobra. A senhora tinha uma filha recém-nascida e quando ia amamentar o bebê a cobra as hipnotizava e se alimentava do leite da senhora, enquanto dava o seu rabo para a criança chupar, assim a criança não chorava. Desconfiado, seu marido resolveu sondá-las, ao perceber que sua filha tinha assaduras em toda a boca.

Certa noite, sua desconfiança se confirmou, havia uma cobra se alimentando do leite materno da criança e, ao satisfazer-se, voltava para o seu lugar. Neste momento, o marido da vítima matou a cobra, mas, infelizmente, a filha nunca se livrou da conseqüência de tal fato, pois ao morrer com seus setenta anos ainda possuía as assaduras na boca.

TOMAZINA
Lenda da cobra encantada


Conta-se que duas moças tiveram duas crianças. Para esconder o nascimento delas uma jogou seu filho no rio, à altura da corredeira, e a outra jogou o seu na curva da prainha.

Na prainha existe um redemoinho; dessa maneira, as crianças ali jogadas subiram o rio, ao invés de descer. As duas crianças se encontraram na curva do rio, atrás da Igreja. Assim, transformaram-se em uma serpente, que se encontra adormecida com a cabeça embaixo da igreja e o rabo no rio, embaixo da ponte. Conta a lenda que as rachaduras da igreja são conseqüências dos movimentos da serpente tentando acordar.

Dizem que os pecados dos tomazinenses é que irão acordar a serpente. Ela destruirá a igreja e unirá o rio das Cinzas em linha reta, provocando a junção das duas corredeiras, acabando com a curva do rio e destruindo a cidade.

VERÊ
História de lobisomem


Minha mãe Vergínia não queria que a gente voltasse para casa, depois do anoitecer. Ela dizia que, à noite, aparece o lobisomem, ainda mais numa sexta-feira. Um dia eu estava de namoro com uma moça do Sbalqueiro.

Fui ficando, escureceu e era uma sexta-feira. Joguei os baixeiros e os pelegos no cavalo e saí apressado.

Logo que passei o rio Tigre, apareceu um vulto, o cavalo se assustou, deu uma corcoveada, jogou-me no chão e saiu em disparada. Quando me vi ali caído, calculei que era o lobisomem que vinha me pegar. Mas já que ele ia me pegar mesmo, abri os olhos para ver como ele era. Aí entendi a história.

Era só um tatu que tentava subir um barranco e quando chegava numa certa altura, não conseguia e descia rolando. Quando eu cheguei em casa, com o baixeiro e o pelego debaixo do braço, o cavalo já tinha chegado. E a mãe preocupada, porque o cavalo chegou sozinho.

VIRMOND
O lobisomem


Antigamente, no início da colonização de Virmond, as pessoas costumavam sair muito para passear, visitar seus parentes e vizinhos à noite. Um homem sempre saía sozinho, não gostava de levar sua esposa. Ela começou a desconfiar dele e então pediu para ir junto, no caminho ela sentiu que seu esposo estava estranho; quando de repente ele pediu para entrar na floresta.

Da floresta logo saiu um lobisomem, tentando morder a mulher. Ela foi agarrada pela saia, que era vermelha, esta ficou toda despedaçada. Depois disso, o lobisomem sumiu no meio da floresta. A mulher correu muito e voltou para casa; chegando lá viu seu esposo dormindo, com a boca aberta, e entre seus dentes haviam pedaços vermelhos de sua saia. Descobriu, então, que seu próprio marido era o lobisomem.

Fonte:
Renato Augusto Carneiro Jr. (coordenador). Lendas e Contos Populares do Paraná. 21. ed. Curitiba : Secretaria de Estado da Cultura , 2005. (Cadernos Paraná da Gente 3).

Guerra Junqueiro (O Pinheiro Ambicioso)


Era uma vez um pinheiro que não estava contente com a sua sorte. «Oh! dizia ele, como são horrendas estas linhas uniformes de agulhas verdes, que se estendem ao longo dos meus braços! Sou um pouco mais orgulhoso que os meus vizinhos, e sinto que fui feito para andar vestido de outro modo. Ah! se as minhas folhas fossem de ouro».

O Gênio da montanha ouviu-o, e no dia seguinte pela manhã acordou o pinheiro com folhas de ouro. Ficou radiante de alegria, e admirou-se, pavoneou-se todo, olhando com altivez para os outros pinheiros, que, mais sensatos do que ele, não invejavam tão rápida fortuna. À noite passou por ali um judeu, arrancou-lhe todas as folhas, meteu-as num saco e foi-se embora, deixando-o inteiramente nu dos pés à cabeça.

«Oh! disse ele, que doido que fui! Não me tinha lembrado da cobiça dos homens. Despiram-me de todo. Não há agora em toda a floresta uma planta tão pobre como eu. Fiz mal em pedir folhas de ouro: o ouro atrai as ambições.

«Ah! se eu conseguisse um vestuário de cristal! era deslumbrador e o judeu avarento não me teria despido.»

No dia seguinte acordou o pinheiro com folhas de cristal, que reluziam ao sol como pequeninos espelhos. Ficou outra vez todo contente e orgulhoso, fitando desdenhosamente os seus vizinhos. Mas nisto o céu cobriu-se de nuvens e o vento rugindo, estalando, quebrou com a sua asa negra as folhas de cristal.

«Enganei-me ainda, disse o jovem pinheiro, vendo por terra, feito em bocados, o seu manto cristalino. O ouro e o cristal não servem para vestir os bosques. Se eu tivesse a folhagem acetinada das aveleiras, seria menos brilhante, mas viveria descansado.»

Cumpriu-se o seu último desejo e, apesar de ter renunciado às vaidades primitivas, julgava-se ainda mais bem vestido do que todos os outros pinheiros seus irmãos. Mas passou por ali um rebanho de cabras, e vendo as folhas tenrinhas e frescas, comeram-lhas todas sem lhe deixar uma única.

O pobre pinheiro envergonhado e arrependido, já queria voltar à sua forma natural. Conseguiu ainda este favor e nunca mais se queixou da sua sorte.

Fonte:
Guerra Junqueiro. Contos para a infância.

Moisés Eulálio (Trovas – Lembretes)


Quem busque felicidade
Atente nesta lição:
Excesso de liberdade,
Caminho de escravidão.

A paixão tem dois venenos
Que sempre lhe são fatais:
Entendimento de menos
E reconforto demais.

Sabedoria avançada
Nesta lição das mais nossas:
O que em mim te desagrada,
Corrige em ti como possas.

Fé sem obras – sonho vão,
Mão fechada, vida oca,
Bela conversa vazia
Enclausurada na boca.

Quem não sofre nem teme
E tão-só de si se agrade,
Parece barco sem leme
Na hora da tempestade.
~ * ~ * ~ * ~ * ~
Fonte:
Francisco Cândido Xavier (psicografia). “Trovas Do Outro Mundo”. Digitado Por: Lúcia Aydir

Monteiro Lobato (Reinações de Narizinho) O Irmão de Pinóquio – VI – O alfinete


E salvou-se. Quando Narizinho reabriu os olhos, viu que estava outra vez no pomar, à beira do ribeirão, sentada na “sua raiz” com Faz-de-conta ao colo, mudo e morto como antes. Sacudiu-o, como se fosse um relógio que houvesse parado, mas o boneco não andou. Parece que havia quebrado a corda.

— Que pena! — murmurou Narizinho. — “Mudei de estado” outra vez. Estou agora no estado de todos os dias — um estado tão sem graça...

E voltou correndo para casa porque era quase noite.

— Vovó! — gritou ela ao entrar. — Faz-de-conta viveu mais de uma hora, e conversou comigo, e me acompanhou ao País das Maravilhas, lá onde mora Capinha Vermelha. E vi as ninfas dançando, e um fauno tocando flauta, e quebrei-lhe a flauta, e saiu de dentro uma nuvem de vespas, e uma delas era fada e...

— Pare, pare, menina! — exclamou dona Benta tapando os ouvidos. – Você me deixa tonta. Não estou entendendo coisa nenhuma.

— E a fada quis me morder e fechei os olhos bem fechados, e João Faz-de-conta puxou o prego e bateu nela, e a malvada fugiu e a cabeça de Faz-de-conta rolou pelo morro abaixo...

— Pare, pare! — gritou outra vez a velha. — Vá contar essa história a Pedrinho e deixe-me em paz.

Pedrinho naquele momento já saíra da floresta. Vinha carrancudo e desapontado, pensando no melhor meio de vingar-se da boneca e do Visconde.

Quando chegou, a menina foi ao seu encontro, gritando:

— Três grandes novidades, Pedrinho! Faz-de-conta viveu por mais de uma hora e revelou-se um nobre caráter. Tem Gênio muito diferente do de Pinóquio. Muito mais sensato e, além disso, valente e leal. Pedrinho ficou inteiramente desnorteado com aquelas palavras. Não podia admitir que fosse possível semelhante coisa. Se Faz-de-conta não era feito de nenhum “verdadeiro pau vivente”, como poderia ter vivido?

— Viveu, sim! — insistiu a menina. — Mas só vive quando a gente “muda de estado”.

— Que história é essa?

— Não sei explicar. Só sei que em certos momentos a gente muda de estado e começa a ver as maravilhosas coisas que estão em redor de nós. Vi ninfas, e um fauno, e uma vespa que era fada, e Faz-de-conta lutou com ela e me salvou, e vi uma fumacinha lá longe e fui correndo e dei com a casa — sabe de quem? — Da menina da Capinha Vermelha

— Não diga!...

— E estive conversando com ela uma porção de tempo, e soube que se dá muito com Peter Pan. E Peter Pan apareceu para Faz-de-conta e prometeu chegar até aqui.

Pedrinho deu pulos de alegria, porque era aquilo o que mais desejava no mundo.

— E a terceira novidade é ainda mais importante — continuou a menina. — Imagine que descobri que aquele alfinete de pombinha que tia Nastácia deu à Emília é uma poderosa vara de condão – e portanto Emília, se quiser, pode virar fada!

Pedrinho deu novos pulos de alegria, tal barulho fazendo que a boneca lá da sala ouviu e veio ver o que era. E o mesmo Pedrinho que minutos antes vinha formando planos para vingar-se do logro que levara, mudou completamente de idéia. Tratou mas foi de adular a futura fadinha.

— Emília — disse ele com a voz mais amável do mundo – vou fazer três cavalinhos novos para você, cada qual de uma cor, e uma casinha linda para você morar, e um fogãozinho para você cozinhar, e um trapézio para você balançar-se, e umas asinhas para você voar e uma...

A boneca espantou-se tanto com aqueles nunca vistos excessos de gentilezas, que foi arregalando os olhos, arregalando, arregalando, até que — pluf! — arrebentaram.

— Malvado! — berrou ela com cara de choro. — Está aí o que você me fez...

Os olhos de Emília eram de retrós e sempre que se arregalavam demais acontecia aquilo — arrebentavam...
––––––––––––––
Continua… Circo de Cavalinhos – I – A operação cirúrgica

Fonte:
LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho. Col. O Sítio do Picapau Amarelo vol. I. Digitalização e Revisão: Arlindo_Sa

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Trova Ecológica 63 - Delcy Canalles (RS)



Maria do Carmo Marques Ramos (Poemas Escolhidos)


Tatuí / SP

SONETO AO SONO

Entre os vermelhos tons do ocaso, o dia
Agonizava. A luz do sol não mais
Resplandecia. E a noite veio audaz.
Chegou com seus mistérios e seguia...

Entre nuvens, a lua, a luz abria.
Silencioso, o sono vaga e traz
Às almas o descanso que desfaz
A saudade cruel. Cala a agonia...

Voando com o sono, vem o sonho,
Levando em suas asas fascinantes,
Um mundo de ilusões em cada canto.

Vejo, querido, teu rosto risonho,
Teus olhos feiticeiros, faiscantes
De amor. Vens em meu sonho, amo-te tanto!

O AMOR SOA NA AMPLIDÃO

Um doce calor brilha, o amor ateia.
Teu olhar faiscante vibra aceso.
Tua voz rouca, tépida, tão cheia
De paixão, solta o amor no peito preso.

No céu claro dardeja o sol, alteia
No poente. A tormenta vem, surpreso,
Olhas ao longe o verde mar que ondeia...
E a noite afuma o céu, com todo peso.

Que fogo em teu sorriso fascinante!
Boca vermelha, cálida, macia...
Em brasa, balbucias por meus beijos!

Teu coração lateja delirante!
No peito, o amor ardente, em alegria,
Soa na amplidão mágicos arpejos.

(Poesia publicada no Livro de Ouro da Poesia Brasileira Contemporânea - Junho de 2011)

AMOR ARDENTE

Querido! Pousa teu olhar sobre mim,
Essa luz sem fim, terna enigmática.
Penetra-me a alma triste, descrente,
Com teu olhar quente, a aquecer-me o ser.

Vem sentir o esplendor do amor antigo!
Aspiro estar contigo, meu amor,
Quero sentir teus beijos doces, saborosos,
Teus lábios fogosos a me beijar.

Meu coração é fogo que abrasa,
É amor, é brasa a queimar.
Desejo teu amor, desejo tanto,
Envolvendo-me como manto luminoso.

Vem carregando todas as alegrias!
Sem ti, frias, silentes são as noites.
Vem dizer-me que sou tua querida,
Perfuma minha vida com teu amor.

(Poema de Os mais belos poemas de amor – 2011)
-

Soares Bulcão (Trovas para Pensar)


Não te dês ao pessimismo,
Por mais que a dor te requeira,
Se o mal te empurra no abismo,
Deus te segura na beira.

Felicidade provém
De uma verdade, só uma:
Dar tudo quanto se tem,
Sem pedir coisa nenhuma.

Tua dádiva é mais bela,
Conforme razão concisa,
Se te colocas com ela
No lugar de quem precisa.

Prazer comprado no mundo
Por alheio sofrimento
É como cheque sem fundo
Na hora do pagamento.

Quem perde a fé no futuro
Vive de sonhos plebeus...
A própria flor no monturo
Lembra um sorriso de Deus.
~ * ~ * ~ * ~ * ~
Fonte:
Francisco Cândido Xavier (psicografia). “Trovas Do Outro Mundo”. Digitado Por: Lúcia Aydir

Versos Verdes (Parte 1)


GABRYELE MAIA DA SILVA
São Luís / MA


Natureza, grandes belezas

No céu, na terra ou no mar
Com a natureza quero estar
Observando as maravilhas do seu luar

Junto com o sol nascendo
Trazendo alegria para o nosso olhar
Quero com os bichos brincar

A biodiversidade posso captar
E nas suas belezas posso navegar
Nas tuas florestas posso andar
E com seu pulmão posso respirar

Trazendo vida ao nosso coração
Sem cobrar nenhum tostão
Essa é a nossa relação

Se você ficar conosco
Vamos viver um tempão
Juntos numa só emoção

IVAN JOSE VIANA BARBOSA
CANDÓI / PR

Pássaro

Pássaro amigo meu é
Amigo dele sou
Ele canta e me encanta
Com sua cantiga durmo
E sonho
Noite após noite
Acordo e ele está lá ...
Me desejando Bom Dia!

LUCIANA OLIVEIRA
JABOATÃO DOS GUARARAPES / PE

O verde da natureza

O verde da natureza,
das folhas e das frutas que não estão maduras.
O verde da natureza
que está sempre nas matas na redondeza
na esquina da natureza no espaço da mãe natureza.
O alegre cabelo das árvores,
o brilho do modesto que tem.
Os pássaros cantando alegres no galho de folhas verdes
os bichos ouvindo a linda canção na sua casinha de barro
enfeitada de verde claro e escuro
e com lindas flores coloridas.

PAULA GIOVANA PEREIRA DOS SANTOS
CAÇAPAVA DO SUL / RS

Joaninha valente

Sou uma joaninha,
Que vivo na figueira.
Sou feliz porque
As meninas cuidam de mim.
Me chamam joaninha valente,
Eu fico tão contente.
Fui viver em outra figueira,
Mas lá, meninas não havia.
Aprendi...
Não troco mais de morada.

VILMAR WIEDERGRÜN
SANTA ROSA / RS

Rio sem alma

Rio que cheira a esgoto
Que traz a sujeira do mundo
Que muda de cor
Ora marrom, ora preto
Seus saltos são em vão
Não irão despoluí-lo.
Rio que vaga solitário
Que desce sem esperança
Cadê seus peixes?
Dentro de você não há ninguém
Nem uma vida a lhe povoar
Rio frio, sem graça,
Sem oxigênio
Onde tudo desce,
Onde ninguém sobe.
Ah, rio das mil cores,
Continuará descendo
Mais morto que vivo.
Será que vai resistir
Tendo o mundo contra você?
Assim como está
Será sempre um rio,
Mas sem alma.

VERÔNICA VINCENZA
ÁGUAS CLARAS / DF

O clamor verde

Eu quero a natureza de volta
A tiraram de mim, e isso me revolta!
Quero os pássaros, quero a mata, eu quero ar puro
E tudo isso não é capricho, eu juro

É o meu direito de cidadã
E de todos nós, estejamos aqui ou em Pontaporã
Quero tudo limpo e sem demora
Quero a natureza viva, já está na hora!

Cansei de esperar tanto descaso
Vejam como está o clima e como o rio está raso
Não quero saber de ganância
O que dá aos políticos relevância

Só sei que isso tem de ser feito
Por Presidente, Ministro, Prefeito
E todos nós temos dever de ajudar
A replantar o verde de nosso lugar

Pois sem ele, não viveremos mais
E não vai adiantar culpar os nossos pais
É hoje que devemos nos mexer
E plantar os frutos que queremos colher

Resgatar a natureza é o que faremos
Aqui, Ali, em todos os lugares estaremos
E o verde começará a brotar
Junte-se a nós e venha ajudar!

VALDIRENE DE ASSUNÇÃO PEREIRA
CAÇAPAVA DO SUL / RS

A árvore da vida

Nela vejo os frutos,
Nascerem como se fossem duradouros
Amizades amadurecerem
E ficarem com um sabor todo especial.
Alguns apodrecem e caem.
Em outros fica o prazer, no sabor de quem os saboreou.
Uns enfeitam, uma mesa deixam bela,
A árvore da vida, mostra suas folhas bem vistosas,
Como se fossem lugares,
Lugares por onde passamos que ficam pra sempre,
Outros caem de nossa memória.
Em suas flores está toda beleza da vida,
Sua pureza e sua alegria.
No seu caule a dureza,
Dos desencontros,
Dos desamores,
Das incertezas,
Das decepções,
Das magoas,
Dos desafetos,
Das desilusões,
Na sua raiz está a prova,
Que temos pra onde ir, um solo firme para pisar.
Uma certeza de um retornar,
Uma nova esperança para surgir,
Mostrando-nos que onde há vida,
Sempre restará uma esperança.

SÉRGIO RIBEIRO BORSOI JR
NITERÓI / RJ

Verde

Criou noite... alegrias.
Verdejantes sintonias.
Fizeram-se notas... melodias
Cantou-se tudo que se
podia.

Verdes foram aqueles
dias quem não lembra,
deveria.

Verdes eram as borboletas,
puras voavam e repousavam.
Verdes sombras que faziam
se tornando obsoletas.

O verde veio pra ficar
E as outras cores cativar.
Do escuro e tarde noite,
Surge o sol a verdejar.
-
Fonte:
Versos Verdes. RJ: Câmara Brasileira dos Jovens Escritores, 2010.

Ernani Maller (Livro de Poemas)


ESTÃO POR AÍ

As dores que eu causei estão por aí
Os corpos que eu amei estão por aí
As magoas que eu não guardei
Os sonhos que não encontrei
Feridas das qual só eu sei estão por aí

Os ventos que levam segredos estão por aí
Canções de ninar nossos medos estão por aí
O dia repleto de azul
Saudades em bando pro sul
Distantes do meu olho nu estão por aí

Os prantos desperdiçados estão por aí
As súplicas dos desesperados estão por aí
Os lábios repletos de sim
Os corpos que esperam por mim
Colombinas sem seus Arlequins estão por aí

A PALAVRA

A palavra é a matéria prima do escritor,
ela é maleável, sujeita-se aos caprichos do criador.
Mas também se impõem,
em sua ampla diversidade de interpretações.
A palavra morre, cai em desuso, mas também ressuscita.
Idiomas se extinguem,
levando consigo não somente palavras, mas formas de pensar.
Palavras que adjetivam o belo, como: a flôr, a borboleta
e principalmente a mulher.
São obrigatóriamente poéticas, assim como o é,
a palavra que da nome à “lembrança triste”,
um previlégio do idioma português: saudade.
Ao contrário da fotografia, que é o que se vê,
a palavra, é o que se imaginar ser,
ela da campo ao pensamento, asas à imaginação.
Na descrição de uma cena, cada leitor,
com suas experiências de vida, imaginará sua própria cena,
isso torna a palavra infinita, sem limites.
Pela palavra passa o conhecimento, a sabedoria, a erudição.
Sem a palavra não seriamos diferentes dos animais.
Ela distingue povos, classes socias,
profissionais liberais, com seus mais variados discursos,
é o poder das palavras, as palavras do poder.
Quantos livros? Quantos poetas? Quantas religiões?
Filosofia, história, tudo baseado na palavra,
que o ser humano manipula, em um inesgotável quebra-cabeça.
Através da palavra, o ser humano vai se forjando, vai se recriando,
portanto, não acredite se alguêm lhe disser:
“palavras são palavras, nada mais do que palavras”.

SABERÁS QUE É NATAL

Assim que brotar
A lua dos pinheiros crispantes
Assim que soar
Um sino distante

Com cantigas singelas
De inocência angelical
Mesmo que não te digam
Saberás que é natal

Assim que a gota salgada
Correr tua face tranquila
Assim que dor
Se fizer arrependida

Mesmo que sol não venha
E que o desgosto seja fatal
Porém, pela paz devastadora
Saberás que é natal

Mesmo que o silêncio vitalício
Lhe ensurdeça por fim
Que o deserto da alma
Encubra teu jardim

Poderás soluçar
Num sorriso passional
Mas com toda confiança
Saberás que é natal

DEUSA DA SENSUALIDADE

Eu sou carmim de sol que deita no poente
Brilho de estrela cadente
Lua velha na sertão

Nebulosa a fervilhar em noite silente
Olho de água corrente
Que se arrasta no porão

Sou a verdade que arrebenta em qualquer cara
Pau-de-fogo, pau-de-arara
A voar na imensidão

Sou liberdade de um grito incontido
Dos passos do perseguido,
Sou o norte e a razão

Sou a que tem malemolência de serpente
Pra colher estrela cadente
No azul do teu olhar

Sou a que chora amando contra a corrente
Se eu sou tão indecente
É pra poder te despertar

BRIGA DE FOICE

Pode me torturar
Me rasgar
Me bater
Pode me ferir a dente
Me botar corrente
Pois eu sei sofrer

Pode me tratar a berro
Pois eu sou de ferro
Vou até o fim
Pode me ferir a boca
Por que isso é sopa
Lindo querubim

Mas quando cair a noite
Vai ter briga de foice
Pois não quero ver
Você virar de lado
Dizer que está cansado
Sem me enlouquecer

Se não sou eu
Quem te trata a berro
Tu terás que ser de ferro
Para me satisfazer
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Fontes:
http://musistoria.blogspot.com/
http://www.recantodasletras.com.br/sonetos/2698861