domingo, 28 de abril de 2013

Wagner Marques Lopes/MG (Fábula o Lobo e o Cocheiro)

À margem de uma estrada rural, um lobo abordou um cocheiro:

- Vim caçar longe de meu covil e perdi meu caminho. Moro lá nos altos rochedos e se eu continuar fora da estrada poderei me extraviar de vez... Posso acompanhá-lo até as proximidades de minha furna?

O cocheiro refletiu:

- Um lobo, bicho que possui tanto faro, perdendo o caminho de casa?!... Isso é muito estranho!...Se eu deixar ele caminhar ao lado da carruagem, com muita agilidade, ele poderá atacar um de meus cavalos!...

       E veio a solução:

- Vou ajudá-lo... Você pode me acompanhar, mantendo uma distância de cinquenta metros da carruagem, pois o caminho está muito seco. Se você me seguir muito perto do coche, seus olhos poderão ficar prejudicados pela poeira!...

Sem saída, o lobo acatou a sugestão. E lá se foram. Em paz, o cocheiro e os cavalos... Menos o lobo.

Moral em trova

Cautela tem seu lugar –
o prudente é o mais feliz.
Há lobos que vão cear
distantes de seus covis!
1

1. Trova sobre o provérbio latino:
“QUANDO O LOBO VAI FURTAR,
LONGE VAI CEAR”.

Nenhum comentário: