quarta-feira, 10 de julho de 2013

IX Concurso de Trovas da UBT - Maranguape/CE - 2013 (Resultado Final) 1a.Parte


TROVAS EM LINGUA PORTUGUESA

ÂMBITO: MUNICIPAL

TEMA: ALIANÇA
TROVA: LÍRICA/FILOSÓFICA

VENCEDORES

1º. Lugar:

Uma aliança de paz
fez Deus por Jesus um dia
esta nem morte desfaz
tem eterna garantia.
RAIMUNDO RODRIGUES DE ARAÚJO
UBT-Maranguape/CE

2º. Lugar:

Para sanar divergência
O povo hebreu ter bonança
A bíblia faz referência
A santa arca da aliança
JOSÉ AUREISON CORDEIRO DE ABREU
UBT-Maranguape/CE

3º. Lugar:

No círculo infindo a prova
aliança é com certeza
o bem que sempre renova
no lar que existe pureza..
Raimundo Rodrigues de Araújo
UBT-Maranguape/CE

4º. Lugar:

Uma aliança com Deus
essa sim é verdadeira
com outros ate no SUS
vão te deitar na madeira
JOÃO OSVALDO SOAREA (VAVAL)
UBT-Maranguape/CE

5º. Lugar:

Sonho com a amada serena
Quero acordar não consigo
Peque a aliança, morena
E case logo comigo.
GLICE SALES ALCÂNTARA
UBT-Maranguape/CE

MENÇÕES HONROSAS

6º. Lugar:

Estamos todos em guerra
A aliança foi rompida
Miséria em nossa Terra
É a lei de Deus cumprida.
LÚCIA MAPURUNGA
UBT-Maranguape/CE

7º. Lugar:

Coaduna-se uma aliança
Num pacto de harmonia
Com muita perseverança
Para uma vida sadia
JOSÉ AUREISON CORDEIRO DE ABREU
UBT-Maranguape/CE

8º. Lugar:

Tive muitas esperanças
de contigo me casar.
Deste fim as alianças,
e vais com outra morar.
OLGA ROSÁLIA SILVA PEDROSA
UBT-Maranguape/CE

9º. Lugar:

Deus bem traçou uma aliança
Com o seu povo escolhido
A todos deu a bonança
O torrão já prometido
ANTÔNIO ANDRADE
UBT-Maranguape/CE

10º. Lugar:

A aliança é compromisso
De amor e fidelidade
Pois Deus espera por isso
E que dure a eternidade.
LÚCIA MAPURUNGA
UBT-Maranguape/CE

MENÇÕES ESPECIAIS

11º. Lugar:

O meu amor por minha amada
Virou um amor verdadeiro
E uma aliança traçada
Foi um elo prazenteiro
ANTÔNIO ANDRADE
UBT-Maranguape/CE
====================================

ÂMBITO – MUNICIPAL
TEMA: “Baião” (Trova humorística)

VENCEDORES


1º. Lugar:

Eu vi dentro do salão
uma mulata assanhada
dizendo toca um baião
que eu quero entrar na balada.
RAIMUNDO RODRIGUES DE ARAÚJO
Maranguape/CE

2º. Lugar:

Comi tanto do baião
num forró em Cachoeira
que tive uma disfunção
quase enchi uma banheira.
JOÃO OSVALDO SOARES (VAVAL)
UBT-Maranguape/CE

3º. Lugar:

Toca-se xote e baião
debaixo de uma latada
arrastando os pés no chão
rebola alegre a moçada.
RAIMUNDO RODRIGUES DE ARAÚJO
Maranguape/CE

4º. Lugar:

Um salão bem enfeitado
em noite de São João
com um baião bem tocado
tiro poeira do chão.
OLGA ROSÁLIA SILVA PEDROSA
Fortaleza/CE

5º. Lugar:

Desperte a alma no seu peito
alegra-te, tem baião
leia esta sem despeito
solta a franga no salão.
JOSÉ AUREISON CORDEIRO DE ABREU
Maranguape/CE

MENÇÕES HONROSAS

6º. Lugar:

No baião também havia
uma grande bebedeira
Mara dançava e bebia
era grande a pagodeira.
ANTÔNIO ANDRADE
UBT-Maranguape/CE

7º. Lugar:

Autêntico nordestino
abusou de um bom baião
porém seu bravo intestino
roncou bem mais que um trovão.
JOÃO OSVALDO SOARES (VAVAL)
UBT-Maranguape/CE

8º. Lugar:

Marido, se apronte correndo
termine logo o baião
meu filho acaba nascendo
de boca torta, aleijão.
GLICE SALES ALCÂNTARA
UBT-Maranguape e ACLA/CE

9º. Lugar:

Milho assado e mungunzá
tinha na festa Romão
de meia noite pra lá
não se aguentava o baião.
ANTÔNIO ANDRADE
UBT-Maranguape/CE

10º. Lugar:

Eu canto e saio espantando
mágoas do coração
cantando e me requebrando
com Luiz, “Rei do Baião”.
GLICE SALES ALCÂNTARA
UBT-Maranguape e ACLA/CE
=========================

ÂMBITO: NACIONAL E INTERNACIONAL

TEMA: DEUS
(Trovas líricas ou filosóficas)

VENCEDORES


1º. Lugar:

Mãe que tem fé, não se esquece,
de orar pelos filhos seus!...
Pois, no silêncio da prece,
Toda mãe fala com De us!
FRANCISCO GARCIA DE ARAUJO ( PROF. GARCIA)
Caicó/RN

2º. Lugar:

Na terra, no mar, no céu,
Crentes, céticos e ateus,
Em bando ou vivendo ao léu,
Todos são filhos de Deus.
ANDRÉ LUÍS SOARES.
Guarapari (ES)

3º. Lugar:

Depois de o mundo criar,
para sublimar a lida,
Deus, num gesto singular
fez o milagre da vida.
LICÍNIO ANTÔNIO DE ANDRADE
Juiz de Fora/MG

4º. Lugar:

Deus ama tanto a bondade
e gosta tanto da paz
que nem pune a humanidade
pelos erros que ela faz...
AMAEL TAVARES DA SILVA
Juiz de Fora/MG

5º. Lugar:

Terra, és planeta bonito,
que Deus, Supremo Escultor,
no ateliê do infinito,
modelou com esplendor!
WANDA DE PAULA MOURTHÉ
Belo Horizonte/MG

MENÇÕES HONROSAS

6º. Lugar:

Equilibrando o universo,
só Deus, o poeta de escol,
na beleza de seu Verso
pode rimar lua e sol!...
DOMITILLA BORGES BELTRAME
São Paulo/SP!

7º. Lugar:

O mundo precisa crer
num Deus que se chama Amor.
Se essa crença não valer,
nada mais terá valor!
ANTONIO AUGUSTO DE ASSIS
Maringá/PR.

8º. Lugar:

A brisa leve e macia
que corre a campina ao léu,
na certa, vem da alegria
de Deus, sorrindo no céu!
ADILSON DA SILVA MAIA
Niterói/RJ.

9º. Lugar:

O Amor sabe onde Deus fica:
num casebre, humildemente,
ou em mansão muito rica,
mas... sempre dentro da gente!
HÉRON PATRÍCIO
São Paulo/SP

10º. Lugar:

Deus na mais justa medida,
tem segredos de tal porte,
que a morte guarda os da vida,
e a vida guarda os da morte!
CAMPOS SALES
São Paulo/SP.

MENÇÕES ESPECIAIS

11º. Lugar:

Ao atender meu apelo,
se a vida se faz ingrata,
chego a sentir o desvelo
com que Deus sempre me trata!
THEREZINHA DIEGUEZ BRISOLLA
São Paulo/SP

12º. Lugar:

Quando a serra malfazeja
fere um tronco milenar,
o Olhar de Deus lacrimeja
junto à seiva a gotejar.
DODORA GALINARI
Belo Horizonte/MG

13º. Lugar:

Fugir do mundo não posso,
se a dor em mim não se esvai...
mas rogo a Deus, num “Pai nosso”,
e encontro forças no Pai!
EDMAR JAPIASSU
Nova Friburgo/RJ

14º. Lugar:

Pai, - que com amor profundo,
carrega nos ombros seus
todos os filhos do mundo...
- Eis um retrato de Deus!!!
ERCY MARIA MARQUES DE FARIA
Bauru/SP.

15º. Lugar:

Um mundo melhor virá
no dia em que Alá e Zeus...
Tupã... Amon... Jeová...
forem todos um só Deus!
JAIME PINA DA SILVEIRA
São Paulo – SP

DESTAQUES

16º. Lugar:

Meu Deus, ouve este pedido,
que eu faço. Sou qual Tomé!
A vida perde o sentido,
quando a gente perde a fé!
DELCY CANALLES
Porto Alegre/RS

17º. Lugar:

Dar ajuda, caridade,
são constantes atos meus
que geram felicidade
por graças vindas de Deus!
ABILIO KAC
Gávea/RJ

18º. Lugar:

Não vês motivo aparente
para eu ser feliz assim?!
-Eu sou feliz simplesmente
por ter Deus dentro de mim!!!
MARIA MADALENA FERREIRA
Magé/RJ

19º. Lugar:

Quanto os maldosos, perversos,
tentarem roubar-me a calma,
inspirai-me, ó Deus! Bons versos,
dão paz... dão vida à minha alma!
WANDERLEY RODRIGUES MOREIRA
Santos/SP

20º. Lugar:

Eu sinto uma paz imensa
quando Deus, que é puro amor,
faz-me sentir-lhe a presença
num botão se abrindo em flor.
ARGEMIRA FERNANDES MARCONDES
Taubaté/SP

Fonte:
UBT - Maranguape

Nenhum comentário: