quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Nilton Manoel

Nasceu em Ribeirão Preto- SP. Brasil, em 03 de janeiro.
 
NILTON MANOEL é trovador. Aceitou o convite de Luiz Otávio e ingressou na UBT (União Brasileira de Trovadores) como ativista da Trova. Não tem a menor preocupação em buscar premiações  literárias, mas apoia por justiça classificações ordinais. Tem quase 100 concursos realizados com apoio da municipalidade e entidades diversas nas categorias: estudantil, municipal, estadual e internacional. Ajudou Luiz Otávio na edição do Decálogo de Metrificação e na Comissão de Métrica. Preparou documentário para que leis de suporte literário se efetivassem.

NILTON MANOEL, além de ser afiliado a UBT, integra a Academia Brasileira de Poesia, Academia Brasileira de Trova, Academia de Trovadores do Rio Grande do Norte, Academia Friburguense de Letras, Academia Mageense de Letras, Academia Santista de Letras, Academia Poços-caldense de Letras, Sociedade de Cultura Latina, Instituto Histórico e Geográfico do DF. Foi conselheiro municipal de cultura (três gestões) e  várias vezes vice-presidente da UBT-Paulista. Tem comendas e prêmios recebidos. Manteve em rádio o programa Cultura em Movimento; em jornais: Prosa e Verso, Trova em Movimento, Movimento da Trova, Bazar de Letras. Editou O Ubeteano que, ainda, é encontrado em sites de busca.

Livros editados: Cem anos de jornalismo escolar ribeirão-pretano, Didática da Trova, Trovas da Juventude, Cenas Urbanas, Poesia Mágica, entre outros.

Tem trovas premiadas e publicadas em Niteroi (RJ), Curitiba (PR), Pouso Alegre (MG), Ribeirão Preto (SP), Angra dos Reis (Ateneu Angrense de Letras e Artes), Vitória (ES), Campinas (SP) e em livros virtuais e em www.usinadeletras.com.br,www.movimentodasartes,com.br, www. falandodetrovas.com.br, ubtnacional.com.br.  Participa de diversas antologias: Ponto & Virgula (Funpec-Editora), Sexta Antologia da UEI (União dos Escritores Independentes), III antologia da Casa do Poeta e do Escritor (onde foi o 1º presidente),  Ave-Palavra (Funpec, coordenada pela profª.  Ely Vieitez Lisboa, Versos a Ribeirão Preto (Nilton da Costa Teixeira), Almanaque Santo Antônio e Folhinha do Sagrado Coração (Editora Vozes), publicações de Maria Tereza Cavalheiro e antologias de Débora Novaes de Castro (www.haicai.com.br). Possui diversas aparições em Mensagens Poéticas de Ademar Macedo e Seleções em Folha de Manoel Fernandes Menendez.

Na vida profissional é professor normalista (IEOM), pedagogo, professor de português da SEE/SP, onde já esteve coordenador pedagógico (8 anos) . É pós-graduado em Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, (Redação, Produção e Interpretação de Textos), pós-graduado em Sociologia, Contabilista (CRC), Jornalista (MTb).

Dedica-se as artes visuais, a filatelia e a numismática. Fez teatro amador e foi aluno por quatro anos na Escola Municipal de Artes-Plásticas. 

Fonte:
O Autor

Nenhum comentário: