quinta-feira, 28 de novembro de 2013

José Feldman (Aquarela de Trovas n. 3)

Tem muito mais graça a vida   
quando a gente tem que com quem
repartir bem repartida
a graça que a vida tem!
A. A. DE ASSIS – Maringá/PR
-
Na gaveta do meu peito
tranquei a dor da saudade,
para ela saber direito...
o que é sofrer de verdade!
ADEMAR MACEDO – Natal/RN
-
Nessa vida de desordem,
Procuro evitar tropeço...
Ela pensa que dá ordem
E eu finjo que obedeço.
ANTONIO MANOEL ABREU SARDENBERG – São Fidélis/RJ
-
No retrato envelhecido
pelo tempo que se esvai
me vejo mais parecido
com o que foi o meu pai.
ANTÔNIO SEIXAS – Magé/RJ
-
Tal e qual meu pé de rosa,
que ao ser podado floresce,
esta saudade teimosa,
quanto mais podo, mais cresce!...
CAROLINA RAMOS – Santos/SP
-
Tem gente que tanto mente,
conta lorota, faz fita,
que, da verdade descrente,
nem em si próprio acredita.
CLEVANE PESSOA – Belo Horizonte/MG
-
Seu nome ninguém descobre,
E foi onde passei fome...
Rua de menino pobre
Não tem placa, nem tem nome!
COLBERT RANGEL COELHO – Rio de Janeiro/RJ
-
Promessas! Ah, quem me dera,
um dia, alguma alcançar!...
E, ao final de tanta espera,
ver que valeu esperar!...
CYRLÉA NEVES – Nova Friburgo/RJ
-
Tinha portas de poesias
e janelas de luar
essa morada que um dia
deixou meu amor entrar.
DELCY CANALLES – Porto Alegre/RS
-
...E assim, voltando ao passado,
revivi as alegrias.
Transportei-me extasiado...
Velhos tempos, belos dias.
DJALMA MOTA – Caicó/RN
-
Ora eloquente, ora mudo,
teu olhar é uma charada:
promessa sutil de Tudo,
no fútil revés... do Nada!
DOROTHY JANSSON MORETTI – Sorocaba/SP
-
Beijo-lhe a foto!...E, na espreita
deste amor que eu idolatro,
minha saudade se ajeita
no retrato três por quatro...
EDMAR JAPIASSÚ MAIA – Rio de Janeiro/RJ
-
Mulher do tempo moderno,
seja lá você o que for,
Não há nada mais eterno
que o fogo do seu amor
FAHED DAHER – Apucarana/PR
-
Aquela rede que um dia
foi nosso ninho perfeito
hoje balança vazia
na varanda do meu peito.
FRANCISCO PESSOA – Fortaleza/CE
-
A trova há de ser, na certa,
o envelope transparente
de pequena carta-aberta
dos sentimentos da gente.
GERALDO LYRA – Recife/PE
-
Nosso romance de amor
começou bem diferente...
Foi nosso computador
que aproximou mais a gente!
GISLAINE CANALES – Porto Alegre/RS

-
A uma ofensa que machuca,
por mais que me queime ou doa,
se meu sangue diz – “Retruca!”,
a minha alma diz – “Perdoa!
HÉRON PATRÍCIO – Pouso Alegre/MG
-

Nosso amor é uma certeza
dentro do meu coração;
e a luz da paixão, acesa,
apaga a luz da razão!
ISTELA MARINA GOTELIPE LIMA – Bandeirantes/PR
-
Se esta louca nostalgia
não temesse outros fracassos,
eu juro que arriscaria
cair de novo em teus braços!
JOAQUIM CARLOS – Nova Friburgo/RJ
-
Se tenho o amor que mereço,
se gozo a paz que sonhei,
a vida cobrou-me um preço
e é certo que já paguei.
JOSÉ OUVERNEY – Pindamonhangaba/SP
-
Do livro da tua vida,
sou página, enfim, virada;
tornei-me cena esquecida,
por tudo, só tive o nada.
LAIRTON TROVÃO DE ANDRADE – Pinhalão/PR
-
Os pingos da brisa mansa
refrescam a alma sofrida,
num embalo de criança
no tênue berço da vida.
 LUIZ DAMO – Caxias do Sul/RS
-
Liberto a paixão contida,
seco as lágrimas do pranto...
e canto... à beira da vida
o meu canto ao desencanto...
MARIA LUA – Nova Friburgo/RJ
-
Não deixe as cartas que eu mando
sem respostas, por favor,
porque é bom, de vez em quando,
reler mentiras de amor!
 MARIA NASCIMENTO – Rio de Janeiro/RJ
-
Pelas procelas da vida
passei tanto vendaval...
A cada onda vencida
nela afundei o meu mal!
MARIA JOSÉ FRAQUEZA – Portugal
-
Se te serves de mentiras
 para cresceres em ganho,
é bom que logo confiras
que encurtaste no tamanho!
 MIGUEL RUSSOWSKY – Joaçaba/SC
-
Quem preserva a água pura
que Deus dá a cada dia,
   ao hoje um bem assegura,
e ao provir beneficia.
NEI GARCEZ – Curitiba/PR
-
No rodeio do existir,
peço a Deus, a todo instante,
que eu não caia e, se cair,
com mais força me levante.
NEWTON VIEIRA – Curvelo/MG
-
Carrego pouca bagagem
porque na vida aprendi
que, mesmo longa a viagem,
preciso apenas de ti.
OLGA AGULHON – Maringá/PR
-
Mãos que imploram, na pobreza;
       mãos que assistem seus irmãos.
      – Quanto amor, quanta beleza,
     há no encontro dessas mãos!
   ORLANDO BRITO – São Luís/MA
-
Ao mesmo tempo em que mata,
    mata e faz viver também...
Saudade é dor que maltrata,
maltrata fazendo bem!
PEDRO EMÍLIO - São Fidélis/RJ
-
Trovador que espalha o sonho
que lhe mora n’alma inquieta
confessa ao mundo, risonho,
a bênção de ser poeta.
RENATO ALVES – Rio de Janeiro/RJ
-
Numa vida sem encantos,
pois de destinos trocados,
eu vivo o drama de tantos
“enfim sós”, mas separados!
RODOLPHO ABBUD – Nova Friburgo/RJ
-
Saudade, algema de amor,
que ao coração se derrama,
tem sempre o mesmo fulgor
no silêncio de quem ama.
SARAH RODRIGUES – Belém/PA
-
No amor minha aprendizagem
com tantos erros se fez,
que não tenho mais coragem
de aprender tudo outra vez.
SEBAS SUNDFELD – Tambaú/SP
-
A mentira é sonho lindo
Neste meu mundo encantado.
Sonhando, minto dormindo,
Mentindo, sonho acordado.
SINVAL EMÍLIO DA CRUZ – Juiz de Fora/MG
 -
Amigos que não convém
São aves de arribação:
- Se faz bom tempo eles vêm...
- Se faz mau tempo eles vão...
SOARES DA CUNHA – Belo Horizonte/MG
-
Neste meu triste viver,
sem ser de alguém hoje a amada,
eu me sinto o anoitecer
que não vai ter alvorada.
THEREZA COSTA VAL – Belo Horizonte/MG

Nenhum comentário: