sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Orlando Woczikosky (Outros Versos)


ALEGRIA BRASILEIRA
Mulata, linda mulata,
Você é um raro tesouro:
- Se outras têm brilho de prata,
Você brilha mais do que ouro.
.
Mulata, mulata linda,
Você é flor maravilhosa:
- Você é mil vezes, ainda,
Mais linda que a própria rosa.
.
Eu gosto da cor mulata
Da mulata brasileira,
Da mistura de ouro e prata
Dessa mulata faceira.
.
Quando vejo no terreiro
A mulata requebrando,
Meu coração brasileiro
Por ela bate sambando.
.
Nossa mulata querida
No samba não tem rival:
- Se há mulata na Avenida,
Tem mais vida o carnaval.
.
Salve, salve essa mulata,
Essa mulata matreira,
Que em seus requebros retrata
A alegria brasileira.
.
VÍCIO
.
O vício é mais uma das desgraças que se somam ao infortúnio dos miseráveis.
.
CIGARRO II
.
Fumar, pra fazer fumaça,
quem o faz é quase louco:
– Quem assim a vida passa,
gasta muito e vive pouco.
.
Cigarro é um troço gozado,
gozado pra mais da conta,
por ter fogo numa ponta
e um imbecil do outro lado.
.
Quem tem seu cigarro fuma,
quem não tem cheira fumaça
e eu não vi pessoa alguma
ser feliz com essa desgraça.
.
Disse o cigarro ao fumante:
– Eu sei que você me adora,
que me acende a todo instante,
mas o apago a qualquer hora.
.
Eu não sou contra quem fuma,
nem dou conselho de graça,
porque não há lei nenhuma
que proíba quem o faça.
.
Quem diz que fumar distrai,
vive apenas de ilusão:
– quem assim vivendo vai,
contrai câncer de pulmão.
.
MAL MENOR
.
Fiz tudo para ela, antigamente,
Fiz tudo pra lhe dar felicidade,
Mas ela, por repúdio, por maldade,
Fazia-me sofrer, amargamente.
.
E agora que por ela, simplesmente,
não sinto nem a falta de amizade,
Ela diz de mim sente saudade,
Pedindo-me que volte, novamente.
.
Não fui e não serei, também, ingrato,
Não volto, simplesmente, pelo fato
De ter medo querê-la mais que a quis,
.
Quando a doença não nos rouba a vida,
O melhor é evitar-se a recaída,
Cortando, assim, o mal pela raiz.

Nenhum comentário: