sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Irmãos Grimm (Carvão, palha e feijão)

Uma mulher idosa vivia em uma aldeia. Ela reuniu uma porção de feijão e queria cozinhá-los, então ela preparou um fogo em sua lareira. Para fazê-lo queimar mais rápido que ela acendeu-o com um punhado de palha.

Enquanto ela estava derramando o feijão na panela, um deles caiu despercebida para o chão, indo parar ao lado de um pedaço de palha. Logo depois uma brasa viva saltou da lareira e pousou ao lado deles.

A palha disse: "Queridos amigos, de onde você vem?"

O carvão respondeu: "Eu pulei da lareira, para minha sorte. Se eu não tivesse forçado a minha saída, eu certamente teria morrido. Eu teria queimado a cinzas."

O feijão disse: "Eu também me salvei a pele. Se a velha tinha visto-me no pote eu teria sido cozido em mingau sem misericórdia, assim como meus companheiros."

"Será que meu destino ter sido melhor?" disse que a palha. "A velha jogou todos os meus irmãos no fogo e fumaça. Agarrou 60 de uma só vez e os matau. Felizmente eu escorreguei por entre os dedos."

"O que devemos fazer agora?" perguntou o carvão.

"Todos nos escapamos da Morte," respondeu o feijão, "Eu acho que devemos nos unir como camaradas. Para evitar algum infortúnio novo aconteça conosco, vamos juntos fazer o nosso caminho para outra terra."

Esta proposta agradou os outros dois, e eles estabelecidos todos juntos.

Eles logo chegaram a um pequeno riacho, e porque não havia nem uma ponte, nem uma passagem lá, eles não sabiam como iriam atravessá-lo.
Depois, a palha tinha uma boa idéia, e disse: "Eu me coloco através dele, e vocês podem atravessar-me como uma ponte."

Assim, a palha se estendeu de um lado para o outro. O carvão, que era um rapaz de cabeça quente, saiu impetuosamente sobre a ponte recém-construída, mas quando chegou ao meio e ouviu a água correndo por baixo, ele se assustou, parou, e não se atrevem a ir mais longe. Depois, a palha pegou fogo, se partiu em dois pedaços, e caiu no riacho. O carvão deslizou depois dele, assobiou quando ele caiu na água, e entregou o espírito.

O feijão que tinha ficado para trás com cautela sobre o banco, começou a rir do acontecido. Ele não conseguia parar, e ele riu tão ferozmente que ele estourou. Ele quase morreu, mas, felizmente, um alfaiate estava vagando por lá, descansando perto do riacho. Teve um coração compassivo, ele pegou uma agulha e uma linha e costurou o feijão .

O feijão agradeceu gentilmente. No entanto, porque ele tinha usado fio preto, desde aquela época todos os grãos tiveram uma costura negra.

Fonte:
Contos de Grimm

Nenhum comentário: