sexta-feira, 4 de abril de 2014

Antologia Jovem Escritor de Teófilo Ottoni/MG (Crônicas) II

ANA CLARA BLANC
Ensino Médio da Escola Particular Santo Agostinho

Preserve hoje para colher amanhã


O meio ambiente comumente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e não vivas que ocorrem na terra, ou alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos. Se a temos como benefício, por qual motivo a destruímos? Se nela em que vivemos, em que construímos nossas casas, por que a prejudicar?

Os humanos massacram, destroem o ambiente por qualquer motivo, seja para a própria subsistência ou até mesmo a venda de produtos advindos da natureza, são egocêntricos, pensam que a natureza é apenas uma fonte de onde pode se obter lucro, não a encaram como realmente deve ser vista, como uma forma de vida, em que sua capacidade de regeneração é surpreendentemente rápida e eficaz, mas infelizmente não consegue acompanhar o ritmo de destruição causada sobre ela.

Aquecimento global, queimadas de florestas, poluição dos mares e do ar, desmatamento são problemas a ser tratados urgentemente, porém comum, qualquer pessoa sabe o que é, e nada faz. Ao contrário, sabem o que é, os problemas que trazem e ainda trarão futuramente, ainda assim em vez de tentar combatê–los, apenas os aumentam gradativamente. Cada vez mais vemos mais queimadas, mais desmatamentos, mais indústrias que jogam seu lixo em locais inapropriados, indústrias que lançam gases poluentes na nossa atmosfera e ficamos parados.

Desde o início dos tempos, pensadores destacam a importância da natureza para nossa vida, alguns chegaram até citá–la como princípio formador da vida, como o filósofo Thales de Mileto e aqui estamos, séculos depois, em vez de desenvolvermos essa ideia, e proteger a nossa “mãe” estamos apenas a destruindo; onde está a lógica em destruir o nosso lar, o nosso criador? A cada árvore cortada, a cada gás lançado, a cada litro de água poluída, uma parte de nossa vida se vai, pois ao prejudicar a natureza, nós nos prejudicamos, estamos na verdade nos destruindo.

Fonte:
3a. Antologia Jovem Escritor. Academia de Letras de Teófilo Ottoni.
Participação dos estudantes do ensino fundamental, médio e superior classificados no 3º Prêmio Jovem Escritor promovido, em 2013, pela Academia de Letras de Teófilo Otoni, União Estudantil de Teófilo Otoni e o Movimento Pró Rio Todos os Santos e Mucuri.

Nenhum comentário: