domingo, 13 de abril de 2014

Antologia Jovem Escritor de Teófilo Ottoni/MG (Contos) II

MALU GODOY TORRES ALVES PEREIRA
Ensino Médio da Escola Particular Pequeno Príncipe

Além de um sonho


Pedro tentou olhar a sua volta mas nada via, além de tudo queimado...

Será? – choramingava – será que o mundo foi todo mesmo por água abaixo?

Num instante Pedro começou a olhar a sua volta, árvores queimadas, bichos mortos com seus corpos jogados ao chão, o lago próximo a sua casa coberto por cinzas, o chão estava preto pela quantidade de material queimado. As plantas da cidade todas mortas carbonizadas...

Pedro chorava cada vez mais forte... Sua casa estava queimada, seu quarto com toda sua coleção de figurinhas. Tudo queimado. Incendiaram a floresta, incendiaram a cidade... Por um instante ele pensou em gritar e gritar e clamar por socorro, mas não seria possível, pois se ele estivesse mesmo sozinho ninguém o escutaria!

– E se eu nunca encontrar a mamãe e o papai? E os meus primos? Meus amigos? Quero o meu mundo de volta!

Num segundo ele pensou em vir correndo a sua escola e assim fez, correu e correu mas ao chegar lá viu tudo queimado, os livros, cadernos e não havia ninguém...

– Como pode todos terem me abandonado?

– Mamãe, papai, meus primos – o garoto saiu gritando pela vila!

Ao passar pela floresta viu o maior desastre da sua vida, a floresta simplesmente não era mais aquela linda floresta, a mata estava toda queimada.

Pedro chorou e gritou desesperadamente...

– Pedro, acorda – gritou sua mãe – você disse que descansaria depois do almoço, dormiu a tarde toda e agora está tendo um pesadelo, meu filho, o que está acontecendo? Eu e seu pai estamos ouvindo você chorar lá da sala...

– Mãe, eu sonhei que a nossa vila estava toda queimada, nossa casa, minha coleção de figurinhas, a escola e a floresta, mamãe.

– Calma meu filho, foi apenas um pesadelo, já passou!

– Não mamãe, preciso reunir os meus amigos e correr até lá, vamos percorrer toda a floresta e ver se encontramos alguma coisa.

Pedro correu na casa do seu vizinho Lucas, do seu primo Gabriel, do seu outro colega João e em meia hora juntou todos os seus amigos e contou–lhes o sonho!

Decididos, partiram para a floresta em busca de algo que talvez pudesse tornar o drástico sonho de Pedrinho em realidade!

Eles andaram e quando estavam quase desistindo de procurar, Gabriel gritou:

– Vejam... quem são eles? E o que eles estão tentando fazer com aquela tocha de fogo?

– Vamos ligar para os bombeiros, se eles começarem a queimar, o sonho do Pedro pode se tornar realidade – disse Lucas.

Ligaram correndo e denunciaram os homens aos bombeiros. Em menos de 10 minutos chegaram, pouco tempo depois a polícia chegou e capturou os dois criminosos. Junto a eles havia araras e micos presos em gaiolas. Eles roubariam os bichos e incendiariam a floresta para que assim não restasse nenhum vestígio de que eles estiveram por lá!

– Obrigado meninos – agradeceu um dos policiais.

– Devemos tudo isso ao pesadelo do Pedro – disse João.

Depois de tudo os meninos foram para casa de Pedro e resolveram escrever a história e divulgar pela vila para que assim as pessoas pudessem ajudar a vigiar e preservar cada vez mais o meio ambiente!

Pedro ficou conhecido como o guardião da floresta, o menino que se não fosse por ele não existiria mais a floresta que é a essência da vila.

Depois disso, todos juntos começaram a dar apoio e cuidar da floresta como nunca. Ela ganhou vários vigias e os animais o amor dos moradores que sempre estavam a brincar e cuidar deles.

Fonte:
3a. Antologia Jovem Escritor. Academia de Letras de Teófilo Ottoni.
Participação dos estudantes do ensino fundamental, médio e superior classificados no 3º Prêmio Jovem Escritor promovido, em 2013, pela Academia de Letras de Teófilo Otoni, União Estudantil de Teófilo Otoni e o Movimento Pró Rio Todos os Santos e Mucuri.

Nenhum comentário: