domingo, 30 de agosto de 2015

O Poetrix em Uma Breve Pincelada


O que é poetrix 
(excerto de artigo de José de Sousa Xavier)
    

 O poetrix, embora inicialmente proposto como evidente alternativa ao haicai, apresenta características próprias que o faz diferente.
     Trata-se de um poema contemporâneo em terceto, de temática livre, com título, ritmo e um máximo de trinta sílabas métricas, que possui figuras de linguagem, de pensamento, tropos ou teor satírico. O neologismo foi criado a partir de POE (poesias) e TRIX (três).
     O Manifesto Poetrix, inicialmente, foi concebido da seguinte forma:
     1. No POETRIX, o título é desejável, mas não exigível. Ele exerceria uma função de complementaridade ao texto, definindo-o ou sendo por ele definido. (depois, o título passaria a ser uma exigência)
     2. Não existe rigor quanto ao número de sílabas, métrica ou rimas no POETRIX, mas o uso do ritmo e da similaridade sonora das palavras, sim. (depois, foi estabelecido o limite de 30 sílabas métricas)
     3. O uso de metáforas e outras figuras de linguagem são uma constante no POETRIX, assim como a criação de neologismos.
     4. A interação autor/leitor deve ser provocada através da subliminaridade do POETRIX.
     5. O POETRIX é necessariamente uma arte minimalista, ou seja, ele procura transmitir a mais completa mensagem com o menor número de palavras.
     6. O POETRIX considera Passado, Presente e Futuro como uma só dimensão: TEMPO, podendo ser utilizado indistintamente.
     7. No POETRIX o observador (autor), as personagens e o fato observado podem interagir, criando condições suprarreais ou ilógicas ("non sense").
     Posteriormente sofreu mudanças, como: exigência do título e ter um máximo de trinta sílabas. No plural a palavra poetrix não se altera, e os praticantes do estilo são chamados de poetrixtas. A partir deste estilo de poesia, no largo intercâmbio praticado pelos autores no grupo virtual POETRIX (literatrix-subscribe@yahoogrupos.com.br), foram criadas outras variações, e chamadas de “Formas Múltiplas do Poetrix”.  As quais temos: duplix, triplix, multiplix (criações coletivas criadas por dois ou mais poetrix, conforme indica as palavras), clonix (gerado a partir de outro já existente), graftix (ilustrado), concretix (poetrix concreto) e cirandas (séries de poetrix temáticos).
Fonte: http://www.movimentopoetrix.com/

Nenhum comentário: