domingo, 13 de setembro de 2015

Alcione Sortica (1935)


  Alcione Sortica é natural de Cachoeira do Sul (RS), em 17 de dezembro de 1935, Formação colegial como contabilista. Depois de mudar-se para a capital Porto Alegre (RS), já como funcionário público da secretaria da Receita Federal - Auditor Fiscal do Tesouro Nacional - ingressou e concluiu curso de Bacharel em Ciências Contábeis. Após a carreira pública, passou exclusivamente a dedicar-se às artes, basicamente à literatura, mas com outros trabalhos na pintura e na música.
       Em 2000 a literatura começou a tomar forma com a publicação do poema Raio de Luz. Das inúmeras viagens nacionais e internacionais, aparecem as narrativas de histórias de viagem, publicados no Jornal Zero Hora e outros periódicos.

.       Em 2012 o artista recebeu quatro honrarias: o Troféu Carlos Drummond de Andrade, Destaques do Ano, na categoria literatura; o Troféu Pedro Aleixo- Personalidade Notável - pela sua contribuição artística-literária; a Comenda Caldre e Fião da Sociedade Pártenon Literário, por sua contribuição às Letras e à Cultura do Rio Grande do Sul; e eleito Membro de Honra da Divine Académie Française des Arts, Lettres et Culture.
       Pelo seu trabalho de divulgação e incentivo da literatura como arte, em setembro de 2012 foi convidado e empossado como Governador da Associação Internacional de Poetas para o Rio Grande do Sul. No sistema de rodízio, atua como Vice-Governador da Associação Internacional Poetas Del Mundo para o Rio Grande do Sul, juntamente com a poetisa Hilda Maria Brasil (atual Governadora). A Revista CAOSótica Nr 31 (abril de 2013) traz na capa e uma reportagem sobre a obra do escritor, com críticas literárias, ensaios, contos, crônicas e uma apresentação do lançamento do livro Beira de Açude. O escritor abre a publicação do "Livro II das Aldravias" (edição bilíngue em português e em espanhol) [16] e soma-se a outros 50 artistas na compilação desse trabalho.
       Em março de 2014 foi empossado como Embaixador da Divine Académie Française des Arts, Lettres et Culture, cerimônia ocorrida na sede da instituição no Champs Élysées em Paris (França) [10] . Em junho de 2015 foi empossado como Presidente do Conselho Fiscal da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves.
       Atualmente é um dos escritores mais premiados por seus contos, crônicas, ensaios e poesias, publicados em diversas obras e coletâneas literárias no Brasil e na América Latina.
       Entidades a que pertence:
q  Acadêmico e Presidente do Conselho Fiscal da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves, RS;
q  Acadêmico da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias, RJ;
q  Membro correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni, MG;
q  Membro correspondente da Sociedade Brasileira de Poetas Aldravianistas, MG;
q  Membro Fundador e Diretor do Departamento Histórico e de Intercâmbio Cultural do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais, RJ;
q  Coordenador da Área de Cultura do Proyecto Cultural Sur Brasil;
q  Membro da Sociedade Pártenon Literário, RS;
q  Diretor de Divulgação e Imprensa do Instituto Cultural Nelson Fachinelli, RS;
q  Membro da Casa do Poeta Rio-Grandense - CAPORI, RS;
q  Associado da Estância da Poesia Crioula, RS.
      Obras Publicadas:
"Um ponto no Tempo", 2015; "De pai para filho", 2014 (edição em coautoria com o filho Eduardo); "Brasil em Cena", 2014 (edição bilíngue português e francês); "Livro II das Aldravias", 2013 (edição bilíngue português e espanhol); Beira de Açude, 2013; Peneirando Estrelas, 2012; Cacos do Tempo, 2005.

Nenhum comentário: