domingo, 29 de novembro de 2015

A. A. de Assis (Revista Virtual de Trovas Trovia - n. 188 - dezembro de 2015)






Fiz trovas para vencer,
mas já me dei por vencido.
Ganhar... é saber perder,
sem merecer ter perdido!
Ademar Macedo – RN
-
Xepeiro de olhos tristonhos,
à noite, exausto e sozinho,
cato no chão dos meus sonhos
a xepa do teu carinho.
Antônio Roberto Fernandes
-
Neste mundo desumano,
em que brinquei de sonhar,
fui simples bola de pano
para o destino chutar!...
Célio Grünevald
-
Natal... repicam os sinos...
banha-se o mundo de luz...
Há nos lábios dos meninos
o sorriso de Jesus!
Colbert Rangel Coelho
-
Creio, pensando em Jesus
e em São Francisco também,
que existe um arco de luz
ligando Assis a Belém!
David de Araújo
-
Bendita a mãe que gerou
e traz seu tesouro ao seio.
– Mais sublime a que aceitou
ser mãe do tesouro alheio!
Iraci do Nascimento e Silva
-
Se te trato com rudeza,
com acrimônia, azedume,
é que Deus te deu beleza
e depois me deu ciúme!
João Felício dos Santos
-
Dirceu, no fim da existência,
no exílio pensa e tem dó:
– Que valeu a Inconfidência,
se Marília ficou só?...
José C. de Lery Guimarães
-
Bondade!... Bem pouca gente
quer imitar as raízes,
que lutam, secretamente,
fazendo as rosas felizes!
Luiz Otávio
-
Não tenho calma!... Não posso
esquecer tão de repente
o grande amor que foi nosso
e hoje em dia é meu somente...
Nydia Iaggi Martins
-
Passou... bonita de fato!
E o mar, ao vê-la tão bela,
sentiu não ser um regato
para correr atrás dela...
Orlando Brito

-
Fugindo pela janela,
o “dom juan” quis “dar no pé”.
– Um fantasma!, gritou ela.
E o marido: – Agora é!
Angélica Villela Santos
-
Foi fofoqueira a danada,
até que enfim se curou...
– Agora é muda, coitada,
a língua dela gastou!...
Clenir Neves Ribeiro – RJ
-
Foi um Tarzan bem dotado
e, hoje, velho, causa dó:
vive na rede deitado
e já nem usa o cipó!
Edmar Japiassú Maia – RJ
-
O terapeuta sugere:
– “Apimente” a relação!
Mas a mulher interfere:
– “Tô” fora!... Pimenta, não!
Lucília Decarli – PR
-
Quando, dengosa, tu piscas
os teus olhinhos assim,
não precisas de outras iscas,
esse anzol cuida de mim...
Nélio Bessant – SP
-
Vermelho igual ao tomate,
meu coração é um bife:
quanto mais alguém lhe bate,
mais amolece o patife.
Orlando Woczikosky – PR
-
Mostra o sábio o que destaca
do burro a paca, e sussurra:
– é que o burro sempre empaca,
e a paca jamais emburra...
Osvaldo Reis – PR
-
Com a bagunça rolando,
sem ter mais o que falar,
chilique, de vez em quando,
bota tudo no lugar!
Selma Patti Spinelli – SP
==========================
 -
Benditas sejam as vidas
que, alegres, serenas, santas,
vivem a vida envolvidas
em levar vida a outras tantas!
A. A. de Assis – PR
-
Saudade volta, gritando,
quando tu, amor, te vais;
saudade fica morando,
e não se vai nunca mais.
Adélia Woellner – PR
-
Teu lascivo corpo é a pista
onde eu ganho, com ardor,
o prêmio de recordista
na maratona do amor!
Aílto Rodrigues – RJ
-
Eu vou plantar um jardim,
mas não em lugar qualquer;
vou plantar dentro de mim
e atrair minha mulher.
Amilton Monteiro – SP
-
Fez-se em verso o meu amor
e virou trova o meu verso,
que tem muito mais sabor
se em sua doçura é imerso.
André Ricardo Rogério – PR
-
Vejo uma luz lá no céu,
por certo é teu paraíso!...
– Minha vida foi-se ao léu,
foi-se também sorriso.
Ari Santos de Campos – SC
-
Ela é esplêndido presente,
eu já estou no fim do prazo...
Mas que bom quando o nascente
faz bilu-bilu no ocaso!...
Arnaldo Ari – RJ
-
Transformando em agasalho,
a ternura que te invade,
sou quase nada e não valho
do teu terço nem  metade.
Benedita Azevedo – RJ
-
Quando a saudade me embala,
o teu nome a repetir,
o silêncio tanto fala,
que não me deixa dormir!
Carolina Ramos – SP
-
Ter sempre a palavra certa
e a mão em paz estender;
ter a mente sempre aberta:
isso se chama viver!
Conceição Assis – MG
-
Frondosa árvore, bendita,
que antepassados plantaram.
Árvore alegre, bonita,
de ti saudades ficaram!
Cônego Benedito Telles – PR
-
Era un niño silencioso...
Con la mirada me amaba,
y con un beso amoroso
¡sin tocarme me besaba!
Cristina O. Chávez – USA
-
Passa o dia, morre a tarde
nos braços da solidão...
Finda o sonho sem alarde
nas cordas do violão!
Dáguima Verônica – MG
-
Olhei a foto atrevida
de uma cena de nós dois:
Era o retrato da vida,
tão diferente depois!
Delcy Canalles – RS
-
Não sou ave, nem sou peixe,
nunca aprendi a nadar,
mas peço a Deus que me deixe
um dia desses voar!
Diamantino Ferreira – RJ
-
Agora, que tu partiste,
sinto a força da verdade
do grito de dor que existe
no silêncio da saudade.
Domitilla Borges Beltrame – SP.
-
Sou livre, sem restrição,
mas, afinal, para quê?
Mil vezes a escravidão...
mas juntinho de você.
Dorothy Jansson Moretti – SP
-
Presença no firmamento
em noite clara, estrelada:
– É o amor de Deus que, atento,
nos guarda na madrugada.
Eliana Jimenez – SC
-
É no conflito da briga
que notamos como agem:
os falsos, com fel e intriga;
os bons, com brio e coragem.
Eliana Palma – PR
-
A bela flor de papel
que tu me deste outro dia
foi tão perfeita e fiel
que o cheiro dela... eu sentia!
Eva Yanni Garcia – RN
-
Deus, garimpeiro maior,
vai, no seu mister profundo,
salvando o bom e o melhor
que há nos garimpos do mundo.
Flávio Stefani
-
Revendo entulhos e tacos,
na tapera dos meus sonhos,
chorei por ver tantos cacos
dos meus dias mais risonhos!
Francisco Garcia – RN
-
Lágrimas, gotas perfeitas,
De orvalho por sobre a flor,
São saudades liquefeitas
Nos versos do trovador!
Francisco Pessoa – CE
-
Mesmo que a tantos iluda
com diversas abordagens,
história de amor não muda,
mudam só os personagens.
Gilvan Carneiro da Silva – RJ
-
Um mundo melhor... queria,
para deixar aos meus netos,
onde imperasse a alegria
numa transfusão de afetos!
Gislaine Canales – SC
-
Andei buscando a poesia
por este mundo sem fim,
sem saber que essa vadia
morava dentro de mim.
Humberto Del Maestro – ES
-
Acredito na vitória
de quem somente o bem faz.
O mal nunca leva à glória
e sempre destrói a paz.
Jaqueline Machado – RS
-
Quem sabe muito concebe
que o saber é uma armadilha
que seduz quem não percebe
que dele a vaidade é filha.
J. B. Xavier – SP
-

Feliz de quem vida afora
deixa marcas de bondade.
– O bem que se planta agora
dá frutos na eternidade!
Jorge Fregadolli – PR
-
Vou expor verdade franca,
peça a Deus para entendê-la:
quem da terra a flor arranca
no céu, ofende uma estrela.
Josafá Sobreira – RJ
-
Tanta gente em si perdida,
entre sombras se escondendo.
Cada dia é outra vida
que em disfarces vai morrendo...
José Feldman – PR
-
O mal que você me faz,
quando me torna infeliz,
sempre à lembrança me traz
algum bem que já lhe fiz.
José Fabiano – MG
-
Decerto não terás provas
de amor mais puro e maior:
o meu caderno de trovas
sabe teu nome de cor.
José Lira – PE
-
A saudade é passarinho
que voa pela amplidão,
mas só sabe fazer ninho
na concha do coração.
José Lucas de Barros – RN
-
No aeroporto, o adeus, o abraço... 
e no olhar... rastros de dor!
– Lá se foi, rasgando o espaço,
uma promessa de amor!...
José Messias Braz – MG
-
Naquela roda-gigante
fingi medo e te abracei.
O parque ficou distante,
mas o abraço eu conservei...
José Ouverney – SP
-
Discórdias, sonhos frustrados,
e as mágoas não resolvidas
são os nós não desatados
das cordas das nossas vidas...
José Valdez – SP
-
O perdão que concedemos
a cada irmão ofensor,
é treva que revertemos
em luz... em paz... em amor!
Luiz Antonio Cardoso – SP
-
Não foi perto, nem distante:
o nosso amor, ideal,
nasceu da luz de um instante
e se tornou imortal!
Luiz Carlos Abritta – MG
-
Os peixes vão se tornando
artefatos de ficção,
uns até se transformando
em bichos de estimação.
Luiz Damo – RS
-
Quisera que o mundo visse
meu ar de felicidade
assim que você me disse:
“Namoro” – e não: “Amizade”.
Luiz Hélio Friedrich – PR
-
A cada passo imprudente,
mais um desejo se solta;
a estrada diz: - segue em frente;
o coração pede: - volta!
Luiz Poeta – RJ
-
A vida se poetiza
e ganha realce e brilho
cada vez que se eterniza
no nascimento de um filho.
Luzia Brisolla Fuim – SP
-
A Virgem Mãe embalou
o Jesus de Nazaré,
que à dor, na cruz, se entregou,
vestindo o mundo de fé!
Mª da Conceição Fagundes – PR
-
Os teus olhos me conduzem
a uma alegria sem fim,
e neste mundo traduzem
o amor que trazes a mim!
Mª Luiza Walendowsky – SC
-
Quem não faz, risco não corre.
Erro... engano... quem não falha?
Só pode errar quem socorre,
age, executa, trabalha!
Mª Thereza Cavalheiro – SP
-
Ressequidas e revoltas,
rolando sem direção,
lembranças são folhas soltas
no outono do coração.
Marina Valente – SP
-
Na imensidão do meu sonho,
canto, rio, sou feliz...
E estes versos que componho
são o que minha alma diz.
Maurício Friedrich – PR
-
Para viver sigo rastro
dos que acreditam e entendem
que a honestidade é o lastro
dos homens que não se vendem...
Messias da Rocha – MG
-
Xeroquei a sua imagem
e guardei na minha mente;
sempre na minha abordagem
é você que está presente.
Neiva Fernandes – RJ
-
Renúncia maior não há
que a da mãe que empunha a enxada,
e o que pode... aos filhos dá:
seus sonhos, seu chão, seu nada!
Olga Agulhon – PR
-
Prefiro ficar no sonho
a embarcar na realidade;
lá, meu mundo é mais risonho,
mais seguro e sem maldade!
Renato Alves – RJ
-
Este amor que é só miragem
dos desertos da ilusão,
é um aceno da paisagem,
do oásis que busco em vão.
Rita Mourão – SP
-
O vento, por peraltice,
leva folhas peço espaço.
Que bom se um dia o sentisse
levando as preces que faço!
Ruth Farah – RJ
-
Neste Natal, Deus-menino,
te peço com devoção:
acalma o meu desatino
e alegra o meu coração!
Talita Batista – RJ
-
Numa pétala orvalhada,
uma gota luminosa
é um beijo que a madrugada
deixou na face da rosa.
Thalma Tavares – SP
-
O homem devasta o que resta,
em sua ambição suicida,
e ao destruir a floresta
mata o que resta da vida.
Therezinha Brisolla – SP
-
O nosso amor em tormenta
nos pede tempo a pensar...
Mas nem mesmo em marcha lenta
ele consegue engrenar.
Vanda Alves – PR
-
Revezam-se em nossas rotas
sombra e luz, contras e prós,
e as vitórias e derrotas
começam dentro de nós...
Vanda Fagundes Queiroz – PR
-
No perfume da verbena
do entendimento e da paz,
o mundo se miscigena –
é um mundo-irmão que se faz.
Wagner Marques Lopes – MG
-
Sou navegante do rio
que tem por fonte a paixão
e deságua, sem desvio,
na foz do teu coração!
Wanda Mourthé – MG

Nenhum comentário: