sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Izo Goldman (A pressa...)

Artigo escrito pelo Magnífico Trovador (falecido) em 2009

O velho ditado de que “a pressa é inimiga da perfeição”, parece cada vez mais válido. Até mesmo uma grande Trovadora, e querida Irmã, foi vítima...
         Num artigo intitulado “Os Temas das Trovas” ela afirma: “Falo das repetições constantes dos Temas nas Trovas”.  Se tivesse feito um levantamento, só dos últimos três anos, 2006, 2007 e 2008, teria constatado que tivemos 160 Temas de Concursos; destes, apenas 11 foram repetidos e um foi usado três vezes. Portanto apenas 7.5% dos Temas foram repetidos, o que , convenhamos é um número bastante aceitável.     
         Mais adiante ela continua: “Se um tema é bonito, ele favorece à criação de Trovas bonitas, é lógico”. Será mesmo? O que serão Temas bonitos? Amor? Saudade? Carinho? Destino?     
         Creio eu que, dentro destes Temas “bonitos” será muito mais fácil o aparecimento do “lugar comum”. Talvez os Temas “originais” façam com que tenhamos “Trovas antológicas”.
         Por exemplo, se o Tema fosse “PAPALVOS” teríamos Jacy Pacheco:
Olhai, racistas, papalvos,
das mães o exemplo de amor;
seios negros, seios alvos,
dão leite da mesma cor...     
                   E, convenhamos, “papalvos” não é uma palavra bonita... ou, se o Tema fosse “ELETROCARDIOGRAMA”, teríamos V. C. Soares de Souza:
Prova o eletrocardiograma,
com seus riscos desiguais,
que o coração que mais ama,
é sempre o que sofre mais...
                   Com certeza, “eletrocardiograma” não é uma palavra bonita ou, pasmem, o Tema fosse “CIBERNÉTICA”, e Madalena Léa dissesse:
Uma pergunta patética
acode às mentes insanas,
no tempo da cibernética,
que farão as mãos humanas?     
                   E, cá pra nós, “Cibernética” é de doer! Vamos concluir com “CARDIOLOGIA” e com Athos Fernandes:
 
Meu coração desafia
vossa perícia, Doutor;
não cura a Cardiologia,
cardiopatias de amor...
                   Neste caso o tema poderia ser, também, “cardiopatia”, o que daria no mesmo! Também sou contra a repetição de Temas em Concursos; também sou contra o uso de temas “menos poéticos” em Concursos, mas, primeiro, acho o número de repetições pequeno, e, segundo, tenho dúvidas se é o tema “poético” ou o tema “original” que “obriga” o Trovador a fazer Trovas melhores.
                   Talvez até não seja bem assim, mas, é bom pensar no assunto.

Nenhum comentário: