quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Olivaldo Júnior (O Coração que Deus lhe deu)

Está certo, há quem não acredite em Deus. Não, nem falo do Deus que as religiões monoteístas apregoam como o criador do Todo e de tudo. Mas do Deus que respira agora com você e comigo e, ao mesmo tempo, cuida de manter vivo o que existe no mundo. Foi esse Deus que lhe deu um coração, e o coração que Deus lhe deu não é o mesmo que o meu, nem é melhor nem é pior que o de ninguém, é apenas seu. O coração que Deus lhe deu não bate em vão. Varia de intensidade conforme a emoção que sente, mas bate, insiste para que o compreendamos como Deus o fez: perfeito.

É muito agradável assistir a uma missa, a um culto, participar de uma sessão espírita, de uma prática de meditação, enfim, é muito agradável tomar parte em qualquer forma de experiência religiosa. Porém, o coração que Deus lhe deu quer mais que isso. Ele quer amar, o que não se garante que aconteça ao se fixar em nenhuma religião do mundo, porque, para amar, é preciso se aceitar como se é, aceitar o outro como ele é e o mundo como ele é. Isso não quer dizer que não se queira mudar em si o que se perceba como desagradável, nocivo, mas quer dizer que aceitar é amar.

Não há verbo mais simples e mais complexo que o verbo amar. Já diziam os Beatles: tudo o que o mundo precisa é de amor. No entanto, cada vez mais fechados em nós mesmos, mal temos tempo de abrir um livro e pensar na vida, para, depois da leitura, contar a alguém, dividir o que se leu. Por quê? Porque, muitas vezes, no mundo de hoje, o que o outro nos diz não tem muita importância. Podemos acessar depois, numa página qualquer da Internet e ver a reprise. Mas o que diz o coração do próximo não está disponível para download. O coração que Deus lhe deu ouviu?

Seu coração não é igual ao meu, nem ao de ninguém. E ele bem sabe porque, como uma prece, uma oração, um silêncio, um mantra, uma invocação a Deus, bate e repete seu toc-toc. A pilha do coração que Deus lhe deu, assim como a do meu, não é alcalina. Ela se esgota. Um dia, quando menos esperar, ela parará, e o coração que Deus lhe deu cessará de bater. O que terá feito de sua vida, além do previsto, além dos esperados dormir, acordar, trabalhar, comer, dormir e novamente acordar? O verbo amar terá sido experimentado pelo coração que Deus lhe deu antes de partir? Ame.

Fontes:
O Autor
Imagem = www.reflexoesempoesia.blogspot.com.br


Nenhum comentário: