sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Olivaldo Júnior (O Sol)

José só sairia se houvesse sol. Ele, um rapaz de vinte e poucos anos, branco, não se exporia ao sol, sem proteção. O câncer de pele estava/está em alta, e os raios UVA, UVB, UVC (e até mesmo o "UVZ") não o pegariam por nada. Tinha medo até de ver injeção. Sua mãe lhe dissera que compraria um frasco novo, mas se esquecera totalmente e, em vez disso, lhe trouxera um creme de barbear. Assim, seu rosto estava limpo, liso como o de um bebê, mas a pele, sem nenhuma proteção. Não, não sairia. O sol, convidativo, sedutor, com seus raios multicores, o chamava, e nada. José não sairia de casa até que sua mãe providenciasse um frasco novo de protetor. Entendeu?

Seu amigo mais caro o chamou, mas José, de dentro do quarto, nem se dignou a responder. Estava exausto, morto de calor. Parecia uma lagartixa sobre uma pedra ao sol a pino, largado. Tomara suco, "refri", água de coco, água mesmo, leite gelado e, ainda assim, sentia-se mal. Com aquele sol todo, nem pensar em sair. Sua mãe, de vestido florido, fresquinho e um bom par de óculos escuros e chapéu de abas largas, tipo praieiro, o convidou para um banho de piscina no clube, mas qual! José não queria se arriscar. A mãe, nada egoísta, chegou a cogitar uma possível divisão do protetor solar com o filho caçula, sem sucesso. José, irredutível, calou-se.

Cansado, quis relaxar e, para isso, pôs música. Tocaram O sol nascerá, do Cartola, O segundo sol, do Nando Reis, com a quente Cássia Eller, e mais uma porção de músicas ensolaradas, tipo Samba de Verão, do Marcos e do Paulo Sérgio Valle. Inconformado, estava mais para Banho de lua, com a Celly Campello, e ficou em silêncio. Já eram quase seis da tarde. Aquele dia tinha sido triste. O sol já ia se pôr. Seria outro dia no Japão. José dormiu, mas, em sobressalto, acordou, preocupado. Seu sonho? Ele estava na praia, de calção, e o amor de sua vida havia passado. Teria dinheiro no porquinho? Compraria protetor (#partiupraia). E agora, José? Agora, com ou sem Cartola, "o sol nasceria". 

Fontes:
O Autor
Imagem = www.educacao.uol.com.br

Nenhum comentário: