sábado, 30 de julho de 2016

A. A. de Assis (Trovia n. 194 - agosto 2016)


Felicidade é somente
uma visita apressada,
que aparece de repente
e parte sem dizer nada.
Aparício Fernandes

O amor, quando é verdadeiro,
não tem peso nem medida:
é maior que o mundo inteiro,
vale mais que a própria vida.
Colombina

Põe o melhor dos sapatos,
se vais dar um passo em falso.
– O mundo apenas condena
quem deu tal passo descalço...
Edson Macedo
 

No meu carro eu vou tranquilo,
tenha a estrada sombra ou luz,
pois eu sei que, ao dirigi-lo,
eu dirijo... Deus conduz!
J.G. de Araújo Jorge

Tantas lágrimas no peito
a vida me fez guardar,
que agora, meio sem jeito,
já nem sei se sei chorar...
João Freire Filho

Um lírio branco perdido
nalgum jardim, descuidado,
deve saber o sentido
de se amar sem ser amado.
Miguel Russowsky

Meu coração, vacilante,
ressoa em cada batida.
Igual a um tambor distante
marcando o passo da vida.
Newton Meyer
 

O amor que a teu lado levas,
a que lugar te conduz,
que entras coberto de trevas
e sais coberto de luz?
Olavo Bilac

Quando morre, não termina
de um sábio o estro fecundo:
– o sol, ao pôr-se, ilumina
a outra parte do mundo...
Orlando Brito

Por aparências não deve
ninguém tirar conclusões:
conheço seios de neve
tendo o calor dos vulcões.
Oscar Batista

Um beijo apenas, de leve,
trocado a medo, querida...
Como pôde união tão breve
nos prender por toda a vida?!
Rodolpho Abbud
 

Dizem que os olhos não falam,
mas os teus sabem falar...
– Todas as bocas se calam
quando fala o teu olhar!
Vasco de Castro Lima


 
Se o teu beijo, que inebria,
deixasse os lábios doendo,
o bairro não dormiria,
com tanta gente gemendo!...
Edmar Japiassú Maia – RJ

De surpresa, muitas vezes,
vinha o noivo da vizinha...
E, depois de nove meses,
nasceu uma surpresinha...
Flávio Roberto Stefani – RS
 

Eta mulher jogo duro!
Por mais que eu implore e tente,
não me garante o futuro...
só quer saber de... presente.
João Costa – RJ

Tive tantas namoradas...
Tantas... Tantas... Que castigo!
Hoje estão todas casadas;
nenhuma delas comigo!
Hélio Azevedo de Castro – PR
 

Sou louco quando preciso
e o remorso não me assalta;
eu nunca tive juízo
e ele nunca me fez falta...
Milton S. de Souza – RS
 

O ciumento não atura
um terceiro no seu ninho:
quando compra fechadura,
logo tampa o buraquinho...
Neide Rocha Portugal – PR
 

Nas capelas, a candura
das esposas nas novenas.
Fora delas, a aventura
dos maridos “noutras” cenas...
Olga Agulhon – PR



O difícil no fácil é criar algo dentro da simplicidade que deve caracterizar a trova. – Maria Thereza Cavalheiro


 
Tão bela, tão generosa,
símbolo eterno da paz,
pede desculpas a rosa
pelos espinhos que traz!
A. A. de Assis – PR

Não se apegando ao botão,
se abre a rosa, sem queixume.
Pode, por isso, em doação,
no mundo espalhar perfume.
Adélia Maria Woellner – PR
 

Meu pai, muito te agradeço
por tudo que me ensinaste;
não existe nenhum preço
pelo tanto que me amaste.
Agostinho Rodrigues – RJ
 

Teu abraço bem repleto
de carícia, eu retribuo,
na ardente festa de afeto
que contigo hoje usufruo!
Ailton Rodrigues – RJ

O amor que parte e que volta
volta mais forte e mais rijo;
dá a volta e de mim se solta
buscando outro esconderijo.
André Ricardo Rogério – PR
 

Xícaras postas na mesa
e o café sobre o fogão...
Só não aguento a incerteza
se você virá ou não.
Antônio Seixas – RJ

Os namoros no passado
eram raros de encontrar.
Hoje é clique no teclado
e já tem com quem amar.
Ari Santos de Campos – SC
 

O amor, para muita gente,
é diversão perigosa.
Quem não sabe ser prudente
transforma em espinho a rosa.
Arlene Lima – PR

Pobre horizonte, pequeno,
de quem crê, sem ver mais nada,
que uma rosa com sereno
é só uma rosa molhada.
Arlindo Tadeu Hagen – MG
 
 
 
Saudade dos meus passeios
pelo teu corpo sensual:
a boca, as pernas, os seios,
o et cétera e tal...
Bruno Pedina Torres – RJ

Há vidas que se parecem
com as roseiras viçosas:
quando podadas, mais crescem
e mais se cobrem de rosas!
Carolina Ramos – SP

Julguei-o frio, entretanto
um soluço o denunciou;
abracei aquele pranto
que o homem forte chorou.
Cida Vilhena – PB

No colo a filha do filho
pela avó é acalentada,
qual noite sem luz e brilho
embalando a madrugada.
Conceição Assis – MG
 

Senhor, neste amanhecer,
louvo a tua criação:
da aurora ao entardecer,
eu te encontro em meu irmão.
Cônego Benedito Telles – PR

Gracias a los sembradores
que han tomado conciencia,
pues serán consechadores
de las mies por su prudência,
Cristina Oliveira Chávez – USA

Do vale emergi ao topo,
da relva virei madeira,
do poço fui ao escopo
e em tudo fui verdadeira.
Dáguima Verônica – MG

Pelos caminhos sem fim
que a vida me fez trilhar,
fiquei perdida de mim,
sem conseguir me encontrar!
Delcy Canalles – RS
 

Agora, que tu partiste,
sinto a força da verdade
do grito de dor que existe
no silêncio da saudade.
Domitilla Borges Beltrame – SP
 

Triste tapera e mais nada
restou do meu sentimento;
o mato a invadir a estrada,
porteira a bater ao vento.
Dorothy Jansson Moretti – SP

Ousadia é para poucos,
que têm pela vida afã:
é destes, chamados loucos,
o domínio do amanhã.
Edweine Loureiro – Japão

Nossos silêncios serenos
não nos constrangem jamais:
quando lábios falam menos,
olhos dizem muito mais...
Élbea Priscila – SP

Enquanto a saudade avança,
e eu não sei se vais voltar,
vivo as festas da esperança
que não cansa de esperar!
Elisabeth Souza Cruz – RJ

Piso de terra batida,
distante do chão da praça!...
Foi toda a graça da vida,
essa casinha sem graça!
Prof. Francisco Garcia – RN

Nos percalços desta vida
encontrei pelo caminho
rosas, lótus, margarida,
e um bom punhado de espinho
Francisco José Pessoa – CE

Deus, em toda a sua glória,
com tanta grandeza e brilho,
pra completar sua história,
quis ter mãe e quis ser filho!
Gislaine Canales – RS

Não sei se é pecado ou vício,
bobeira... sei lá mais quê
este agridoce suplício
de só pensar em você!
Jeanette De Cnop – PR


Trova humorística é um modo inteligente de dizer de forma engraçada alguma coisa às vezes séria. – Colbert Rangel Coelho

Quem compõe versos amenos,
que os acalantos coleta,
parece que morre menos,
como nos disse o Poeta...
JB Xavier – SP

Tão longe busquei o amor,
por que fui tão longe assim?
Tanta busca, tanta dor,
e estavas perto de mim...
Jessé Nascimento – RJ

Cessa a chuva... e por instantes
o arco-íris, lá em cima,
ilumina os habitantes
e o poeta encontra a rima.
Jorge Fregadolli – PR

Ó minha amada esperança,
brincalhona e sorridente!
És um resto de criança
que fica dentro da gente...
José Fabiano – MG

Doce flor que desabrocha
perfumando seu cantinho,
envolvendo toda rocha
com doçura e com carinho.
José Feldman – PR
 

Não há fortuna guardada
que pague o gesto de quem
divide o seu quase nada
com outro que nada tem.
José Ouverney – SP

Perder o tempo não vou
tentando o tempo entender:
hoje amanhã se chamou,
amanhã hoje vai ser.
José Lira – PE

Quisera ser como o sol,
que, ao declinar no poente,
enche de luz o arrebol
e volta a ser sol nascente!
Lucília Trindade Decarli – PR

Foi no tempo da janela
e do namoro à distância
que a vida, muito mais bela,
tinha tão grande importância!
Luiz Carlos Abritta – MG
 

Na estrada das aventuras
vemos quedas sem guarida,
algumas tão prematuras,
outras no fim da corrida.
Luiz Damo – RS
 

Não cobres minha presença
com tolos ressentimentos...
Quando a intolerância pensa,
a mágoa chega no vento.
Luiz Poeta – RJ
 

Fecho os olhos... me aquieto...
e ao sentir doce fragrância
de bolo, sonhos e afeto,
retorno à casa da infância.
Luzia Brisolla Fuim – SP
 

Desde o plantio a semente
cumpre um destino fecundo:
o combate permanente
à fome que ameaça o mundo.
Maria Luíza Walendowsky – SC
 

Naquele dia, tristonho,
pousaste os olhos nos meus:
vivi na tarde do sonho,
morri na noite do adeus.
Maria Thereza Cavalheiro – SP
 

É  pura  e  doce  poesia
caminhar  à beira-mar,
envolvida em fantasia,
sem ver o tempo passar.
Marta Codeço – RJ
 

Segue, meu filho, na estrada,
os trilhos da retidão;
sê firme, em cada pisada,
que as honras te seguirão.
Maurício Norberto Friedrich – PR


Não pergunte a um trovador quantas trovas ele já escreveu. Pergunte-lhe quantas trovas já leu.

A semente até parece
morta na cova em que é posta
e a terra sempre oferece
a vida como resposta.
Messias da Rocha – MG
 

Quem me dera alguém pudesse
entender meu sentimento;
seria a trova uma prece
para o fim do sofrimento.
Neiva Fernandes – RJ
 

O planeta está fadado
a sumir completamente,
pois a força do machado
já supera a da semente.
Nélio Bessant – SP

Xeroquei a sua imagem
e guardei na minha mente;
sempre na minha abordagem
é você que está presente.
Neiva Fernandes – RJ

Plante a semente do bem,
da caridade perfeita,
que com o tempo, aqui e além,
surgirá farta colheita.
Nilsa Alves de Melo – PR
 

Amor cigano, utopia,
triste  busca por alguém;
quem tem um amor por dia
não tem o amor de ninguém.
Olympio Coutinho – MG
 

Mesmo em meio à dura lida,
tu verás sorrisos meus,
pois quem mais sorri na vida
tem sempre as bênçãos de Deus.
Renato Alves – RJ
 

Mulher de rara beleza
não deve, jamais, pintar-se,
pois obra da natureza
não necessita disfarce.
Ruth Farah – RJ
 

Não sei, talvez por loucura,
confesso até para a lua
que a minha boca procura
um sim saindo da tua!
Sarah Rodrigues – PA
 

Deixa a lágrima rolar...
Deixa teu pranto fluir...
Quem nunca sabe chorar
não é capaz de sorrir.
Selma Patti Spinelli – SP
 

De estrelas toda bordada,
sem telhado a lhe abrigar,
a tapera abandonada
no chão abriga o luar!
Sônia Sobreira Silva – RJ
 

Na escola de nossa vida
uma lição aprendi:
a caminhada sofrida
faz eternizar o aqui.
Talita Batista – RJ
 

Eu lutei quando quis ter
teu amor... e o consegui!...
Depois, eu quis te esquecer,
e esse combate... eu perdi.
Therezinha Dieguez Brisolla – SE
 

Ao vento não lances praga;
pensa, repensa e medita,
pois a boca sempre paga
pela frase que foi dita!
Vanda Alves – PR

Um abraço, eu considero,
cura ao alcance da mão,
é grátis, de custo zero:
- Não tem contraindicação!
Vânia Ennes – PR

Não me importam a censura
e o louvor da sociedade:
procuro viver à altura
da minha própria verdade.
Wanda de Paula Mourthé – MG
 

Por faltar ao mundo a "essência"
que faz germinar o amor,
cresce o "joio" da violência
e o "trigo" morre de dor.
Wandira Fagundes Queiroz – PR

O caminho procurado,
que nos leva à salvação,
constantemente é indicado
pela seta do perdão.
Yedda Patrício – MG

Nenhum comentário: