quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Gislaine Canales (Glosas Escolhidas)

Glosando Maria Amélia Pinto de Carvalho e Almeida

MOTE:


A vida vou relembrando,
e afirmo no entardecer:
sofrendo, rindo ou chorando
valeu a pena viver!

GLOSA:

A vida vou relembrando,
minha infância e juventude
e os sonhos sigo sonhando
sempre em sua plenitude.

O outono chegou pra mim,
e afirmo no entardecer:
nada no mundo tem fim,
há um eterno renascer!

Viver é bom, mesmo quando
vivemos na solidão,
sofrendo, rindo ou chorando,
pulsa o nosso coração.

Que os momentos bons da vida
nos ensinem a dizer
na hora da despedida:
valeu a pena viver!
_________________________________

Glosando Luís de Camões

PARA VOS VER...

MOTE:

Quero que me despojeis
da alma e quanto eu tiver,
contanto que me deixeis
os olhos para vos ver!

GLOSA:

Quero que me despojeis
de tudo que em mim restou
e, em troca, recebereis
o quase nada que sou!

Despojai-me, meu Senhor,
da alma e quanto eu tiver,
longe deixarei a dor,
nem a lembrarei sequer!

De tudo o que me fareis
eu não ficarei nem triste,
contanto que me deixeis
a visão que em mim existe!

Viverei grande emoção
que até vai me comover,
pois terei no coração...
Os olhos para vos ver!
_________________________________

Glosando José Valdez de Castro Moura

ESPAÇO DA SAUDADE

MOTE:


Partiu, deixando o seu traço
no meu caminho dos sós...
- A saudade é esse espaço
que existe sempre entre nós.

GLOSA:

Partiu, deixando o seu traço

que ficou bem junto a mim,
na esperança de um abraço,
que, às vezes, vem já no fim!

Sigo, triste, caminhando,
no meu caminho dos sós...
Vou como um rio sonhando
em encontrar sua foz!...

Mas é grande o meu cansaço,
vendo o mundo sem beleza!
- A saudade é esse espaço
cheio de dor e tristeza!

Extravaso em poesia
essa saudade feroz,
essa falta de alegria
que existe sempre entre nós.
_________________________________

Glosando Antonio Augusto de Assis

“ponto com”

MOTE:


Na era do “ponto.com”,
voa o sonho mais ligeiro:
-um clique... e, qual vento bom,
chega a trova ao mundo inteiro!

GLOSA:
Na era do “ponto.com”,
a nova tecnologia
leva rápido e em bom tom
ao mundo inteiro, alegria!

E nessa era especial
voa o sonho mais ligeiro:
tornando internacional
o nosso verso fagueiro!

Com rapidez ultra-som,
tem sua especialidade:
-um clique... e, qual vento bom,
espalha felicidade!

Faz a trova, o trovador
e num só clique faceiro
sabe que, com seu amor,
chega a trova ao mundo inteiro!
_________________________________

Glosando Sebas Sundfeld
 
MOTE

A minha alma envelhecida
alinhavando as idades,
faz com os retalhos da vida
uma colcha de saudades!

GLOSA:
A minha alma envelhecida
ainda relembra e sonha,
e não se dá por vencida,
pois vive feliz... risonha!

Enfrenta o tempo daninho
alinhavando as idades,
e colore seu caminho
com belas tonalidades!

Tornando, então, a descida
uma colcha de lembranças,
faz com os retalhos da vida
um reviver de esperanças!

Vai bordando com poesia
seus amores e amizades,
fazendo com alegria
uma colcha de saudades!
_________________________________

Glosando Domitila Beltrame
AMIGO

MOTE:


Na noite do desencanto,
mesmo que pareça oculto,
no amigo que enxuga o pranto,
eu vejo de Deus, o vulto...

GLOSA:

Na noite do desencanto,
o silêncio se agiganta,
ensurdece até o canto
que fica preso à garganta.

Esse medo que angustia
mesmo que pareça oculto,
vem nos roubar a alegria
e causa grande tumulto.

É bem mais que um acalanto,
quando vemos a ternura
no amigo que enxuga o pranto
e aplaca nossa amargura.

Meu querido e grande amigo,
perto de ti, eu exulto,
pois, sempre que estou contigo,
eu vejo, de Deus, o vulto...
_________________________________

Glosando Irene Canalles

   AH, SE EU PUDESSE...
MOTE:

Ah, se eu pudesse voltar,
aos tempos de antigamente!
Não teria em meu olhar
esta angústia tão presente!

GLOSA:

Ah, se eu pudesse voltar,
faria tudo que eu fiz...
pois na vida, no meu lar,
fui feliz, muito feliz!...

Voltar, meu Deus, se eu pudesse,
aos tempos de antigamente!
Só de pensar, estremece
minha alma triste e dolente!

Se eu pudesse penetrar
nesse sonho do passado,
não teria em meu olhar
todo este pranto espelhado!

Se eu voltasse, eu sei, seria
muito feliz novamente;
transformava em alegria
esta angústia tão presente!
___________________________
Fonte:
Revista Trovamar (vários números)

Nenhum comentário: