quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

José A. Jacob (1950)

José Antonio de Souza Jacob, filho do comerciante Antônio José Jacob e Heloisa Gonçalves de Souza Jacob, nasceu em Juiz de Fora (MG), em 11 de fevereiro de 1950, onde realizou seus primeiros estudos, ingressando no curso de Direito da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais "Vianna Júnior”.
         No final dos anos 70 foi redator da Gazeta Comercial, tendo nessa época se aprofundado no estudo de Filosofia e Letras e logo em seguida foi admitido, por concurso, na área de Recursos Humanos da Companhia Telefônica de Minas Gerais, tendo se aposentado do serviço público em 2005.
         Desde as primeiras letras, o menino foi estimulado a ler poetas, levado pela mão de seu pai, que apreciava poesia, especialmente a dos brasileiros e dos portugueses. Entre as leituras de sua adolescência estão poesias de Raul de Leoni, Mário Quintana, Augusto dos Anjos, António Nobre, Cesário Verde, Fernando Pessoa, José Gomes Ferreira, Charles Baudelaire, entre outros.
         Da mãe Heloísa herdou a doçura das palavras e a maneira singela de contemplar a vida sem ser alienado. Seu estilo simples e requintado de escrever poesia conquistou grandes poetas e escritores, de sua cidade, de quem passou a desfrutar de convivência contínua, mesmo ainda muito jovem.
         Por sua perfeição na metrificação e na qualidade poética é considerado por muitos que conhecem sua obra como “um dos mais importantes sonetistas da língua portuguesa na atualidade”. Recusa-se a escolher seu verso do coração e a participar de escolas e grupos literários, preferindo o sossego da vida bucólica nos arredores de Juiz de Fora.
         No final de 2006 foi indicado pelo poeta, escritor, editor e crítico literário, de Portugal,. Eugénio de Sá, o mais importante poeta sonetista do Brasil de 2006, juntamente com o poeta português Eugénio de Andrade, o melhor poeta de Portugal do mesmo ano.    
         A 27 de abril de 2007 foi indicado pelo vereador Bruno Siqueira para receber a insigne Medalha do Mérito Legislativo, Mérito Excepcional em Poesia, e foi condecorado na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
         A 06 de julho de 2007 foi sancionado pelo prefeito de Juiz de Fora o "Título Honorífico de Cidadão Benemérito de Juiz de Fora".
         Atualmente o poeta reside em  Muriaé/MG.

Nenhum comentário: