quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Estante de Livros (Espanha: A praia dos afogados)

A praia dos afogados é um romance negro escrito por Domingo Villar, e publicado pela Editorial Galaxia em 2009. 

É protagonizado pelo inspetor de polícia Leo Caldas e é o segundo livro da série, depois da sua estreia com Olhos de água.

O livro foi dividido em oitenta e cinco capítulos. Os títulos destes capítulos são formados por uma única palavra, que se define no começo do texto.

O inspetor de polícia viguês Leo Caldas recebe uma chamada sobre um cadáver aparentemente afogado, na praia de Madorra, em Panxón. Acredita-se que é um suicídio, e o inspetor não dá muita importância, até que na autópsia aponta para um assassinato. Pouco a pouco vai-se descobrindo que a sua morte está relacionada com o naufrágio do pesqueiro Xurelo, ocorrido há doze anos atrás. O falecido Xusto Castelo, O Ruivo, tripulava o barco junto com os outros dois marinheiros e o patrão. O barco foi a pique perto da ilha de Sálvora, numa noite de temporal, e de um jeito estranho. No naufrágio falecera o capitão, enquanto os dois marinheiros sobreviventes vivem ainda em Panxón, mas não mantém relação entre si e guardam um fundo silêncio sobre o que
aconteceu.

Ao longo do livro vão-se encontrando outras pistas que confirmam que não foi um suicídio: a chalupa do falecido aparece no outro lado de Monteferro, longe do cadáver; o morto tem um golpe na nuca, possivelmente feito de propósito, mesmo com as gravações da câmara de segurança. Apesar da reticência dos marinheiros locais para falar sobre o que aconteceu, Leo Caldas tira um fio que leva ao desaparecimento de uma mulher em Aguiño, na mesma noite do naufrágio.

Paralelamente, Leo Caldas segue com seu programa de rádio Patrulha nas ondas, tendo também um papel importante, mesmo na resolução da trama, o seu pai, que está a cuidar do seu irmão Alberte, gravemente ferido no Hospital do Meixoeiro em Cabral, Vigo.

Em 2015 estreou a versão cinematográfica, A praia dos afogados.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário: