sábado, 20 de maio de 2017

Clarisse da Costa (Poesia)

A poesia é presente em diversas modalidades, verso, prosa, trova, poema, rimada e não rimada. E na poesia cabe um mundo, a essência do cotidiano e tudo que a mente e os sentimentos lhe permitir. Nela há infinitas palavras até com vários significados. Eu vou focar aqui no amor e desejo.

O que é o amor? - eis a questão corriqueira.Talvez para você o amor tenha um significado e para outra pessoa, outro sentido. Como Pedro, na bíblia, diz: ''acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados''.

Eu que pensei saber tudo sobre o amor. Pra mim o amor é um misto de coisas raras, o tempo para ouvir o outro, o tempo para buscar compreender o outro, o tempo para conhecer o outro, coisa que não é feita. Basicamente, amor é tempo, mas não em minutos e segundos do relógio, mas sim a disposição de fazer parte da vida do outro, mesmo que por algumas horas. Na verdade, o amor tem enes significados. Mas o fato é que o amor nos move. E só existe amor de verdade quando estamos dispostos a amar.

O desejo, digamos, é prima irmã do amor. Tem o desejo carnal, o desejo material e o desejo espiritual. Um exemplo é uma menina por detrás da porta, no caso eu… 'EU TE ESPEREI À PORTA APRISIONADA AO MEU DESEJO.'' Nesse caso o desejo aqui é um sonho. Talvez ela espere sua mãe voltar. Ouvir seus passos subindo a escada. Mas quem não costuma ler ou nem procura entender o trabalho do poeta vai ver nesse verso o DESEJO CARNAL. Como, uma criança nem sabe o que é amar imagina desejar a carne humana?

Eu me transportei à meninice através da poesia. A poesia é para o poeta o seu universo.

Fontes:
A Autora (é de Biguaçu/SC), cronista e artesã
Imagem: José Feldman

Nenhum comentário: