sábado, 16 de setembro de 2017

36ª Semana Literária Sesc Curitiba (Programação de 18 de setembro - Segunda)

10h00
Minioficina: panorama da literatura indígena brasileira contemporânea

Com Thiago Correa, a partir de leituras e diálogos que estimulem reflexões sobre alteridade e construções de identidades, serão apresentadas narrativas literárias produzidas ou registradas por escritores indígenas brasileiros.

10h às 13h e 14h às 20h
FaceLivro
A iniciativa da oficina FaceLivro consiste, através de uma técnica fotográfica chamada ilusão de perspectiva ou perspectiva forçada, em completar uma capa de livro ou disco utilizando esse segmento de imagem (a capa) em frente a uma pessoa e essa pessoa imitar a pose ou cena, imaginando como seria a foto em um enquadramento geral. A oficina será coordenada por Daniel Grizza.

das 10h às 20h30
Museu de Arqueologia e Etnologia – UFPR
O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR oferece, além de exposições em seus espaços, uma série de atividades e materiais lúdico-pedagógicos preparados para o público jovem, crianças do ensino fundamental, médio e professores. Entre esses materiais, o museu apresenta seu guia para visita no museu, livros de contos indígenas e africanos – também disponíveis em áudio, além de jogos, videojogos e um livro de RPG ambientado no Brasil pré-colonial, cuja perspectiva privilegiada é a dos grupos ameríndios quando dos primeiros momentos da ocupação europeia no território do sul do Brasil.

das 10h às 20h30
Vidas Refugiadas
Focada no cotidiano de oito mulheres refugiadas que vivem no Brasil, a mostra apresenta um grupo de imagens do fotógrafo Victor Moriyama. Seja pelas singulares expressões das fotos em estúdio ou mesmo dos registros das refugiadas em seus respectivos cotidianos, a exposição revela as dificuldades e os problemas enfrentados por elas ao mesmo tempo em que joga luz sobre suas conquistas, seus valores e seus esforços feitos para construir dias melhores no país que as acolheu como refugiadas. A curadoria do projeto é de Gabriela Ferraz em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ANHCR/ACNUR) e a OIT (Organização Internacional do Trabalho).

das 10h às 20h30
Exposição CLOSER
A exposição CLOSER, de Tom Lisboa, é uma intervenção urbana que traz para bem perto dos transeuntes alguns monumentos públicos que estão distantes dos seus olhares. Confeccionados em grandes displays de papelão (como os que são feitos nos cinemas), eles revelam para os espectadores detalhes de obras que antes lhes eram inacessíveis.

10h; 17h
Oficina tipográfica
Oficina de gravura tipográfica abordando os seguintes tópicos: composição tipográfica, gravura em madeira, incunábulos, ex-libris e outros elementos tipográficos utilizados para a impressão de livros.

11h00
Recital Poético com Isabel Furini
Um jogo poético para fortalecer a fraternidade entre línguas portuguesa e espanhola com declamação de poemas de Isabel Furini.

14h00
O livro é um mundo a ser descoberto com Maria Cristina Perigo e Paula Lorena Silva Melo
Partindo da ideia de que o livro é uma janela para a imaginação, esta oficina busca estimular a leitura, aguçar a imaginação – por meio da atividade artística (produção artística de minilivro artesanal) – e iniciar a criança no universo gráfico do livro, apresentado a ela as soluções gráficas de algumas narrativas infantis.

das 15h às 19h
Oficina de Marmorização em Papel
Esta técnica também é conhecida como Ebru ou ainda Marbling Paper e consiste na feitura de desenhos sobre água condensada. A cor que fica flutuando sobre a água pode ser manipulada e com isso é possível criar padrões semelhantes ao mármore liso ou outra pedra. Os desenhos são posteriormente transferidos para o papel ou tecido. Suas aplicações são diversas, mas é especialmente utilizada como capas de livros e guardas em encadernações e papelaria. Parte do seu apelo é que cada impressão é um original único.

18h30
Big Belas Band
Formada por alunos e ex-alunos da Embap, dos seus diversos cursos. Alunos da Graduação em Música; dos cursos de Extensão e da Pós-Graduação em Música – Especialização. O repertório da Big Belas Band concentra-se em músicas brasileiras (bossa-nova, sambas e outros), músicas internacionais (jazz e blues) e vem também fomentando a composição dos alunos e professores de Curitiba. O grupo vem participando dos diversos movimentos culturais, realizando concerto nos principais eventos Municipais e Estaduais. A Big Belas Band segue a formação tradicional composta por: quatro trompetes, quarto trombones, cinco saxofones (sendo: dois altos, dois tenores e um barítono), piano, guitarra, baixo e bateria.

19h30
Literatura e(m) movimento com Walter Silveira e Verônica Stigger
Mediação: Flávia Cera
A literatura como um tipo de produção estética capaz de estabelecer inúmeras interfaces com outras linguagens artísticas, como a música, a dança, a performance, as artes plásticas, a memória, contaminando essas práticas com suas características. Através do tempo e do espaço de produção e se deixando envolver pelos modos de construção dessas outras linguagens. A palavra, texto, imagem, livro, objeto, teatro, dança e música foram genericamente chamadas de Poéticas Visuais. Nesse encontro, será abordado o princípio interdisciplinar que a poesia adquiriu e como se propagou através de publicações coletivas (exposições, vídeos e eventos multimídia, finalizando com leituras de poemas).

__________________________________
A Semana Literária em Curitiba
De 18 a 22 de setembro de 2017 das 10h às 20h30.
Dia 23 de setembro de 2017 (sábado) das 10h às 18h.
Endereço: Praça Santos Andrade
Telefone: (41) 3304-2266
Realização Fecomércio PR; Sesc PR; UFPR; Editora UFPR; PROEC
Apoio: Prefeitura de Curitiba; RPC TV;

Patrocínio da XIV; Feira do Livro Editora UFPR; Caixa Econômica Federal

Fonte:
http://www.sescpr.com.br/semanaliteraria/programacao/curitiba/

Nenhum comentário: