quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Gildo Henrique (Lançamento de Livro dia 22 de setembro em Campos/RJ)


              
              Lançado pela Editora Autografia na XVIII Bienal do Livro - Rio (2017) e no Festival Doces Palavras (FDP) de Campos dos Goytacazes-RJ.
        Trata-se de um livro de contos com narrativas sobre meados da década de 1960, tendo como cenário Tócos, 17º Distrito de Campos, além do texto integral da peça teatral de mesmo nome, levada à cena em 2011 no Teatro do SESI/Campos, e com direção de Fernando Rossi.

            Contos:

            O Segredo do Capitão Garrafa
Premiado no Concurso Nacional de Contos José Cândido de Carvalho/2010, é uma metáfora de preocupações ambientalistas, com ênfase na degradação da Lagoa Feia, a segunda maior do Brasil, ao mesmo tempo em que revela a inocência da puberdade, com um passeio entre o religioso e o profano.

            Tinenti 
Revive um importante momento de transição na história do Brasil: no dia da morte de Tancredo Neves, presidente eleito e não empossado em 1985, jornalista marca entrevista com oficial do Exército Brasileiro. Enquanto aguarda o encontro, vive reminiscências do início da Ditadura militar, quando o Capitão Francisco, seu entrevistado e amigo de infância, já demonstrava sua tenência durante as algazarras próprias da garotada.

            Jovinha Doida 
É personagem marcante na localidade. Uma mulher surge, sem paradeiro e sem parentes, pelas ruas e cercanias do distrito, provocando a população com atitudes nada convencionais. Enquanto jogam sinuca, rapazes relembram fatos da velha caduca em sua juventude. Premiado no Concurso Nacional de Contos José Cândido de Carvalho/2014.

            Filatelia
Conto escolhido para publicação pela revista Correio Filatélico da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, é uma reflexão sobre colecionadores e a busca da felicidade a partir da reunião de objetos similares, como tijolos de uma obra interminável, ao mesmo tempo em que acentua o contraste entre o camponês e o urbanóide, uma referência ao papa-goiaba e a linguagem própria da região.

            O cinema, a lupa e o tempo  
Uma casa em escombros e o reencontro com um passado em que o cinema da pacata localidade acalentava sonhos pueris. Sem dinheiro para  bilhetes, a curiosidade da gurizada era o lixão no centro de um terreno e que continha preciosidades: pedaços cortados de películas cinematográficas que apresentavam problemas durante a semana.

            Um pé de tamarindo 
 Diplomata aposentado resolve voltar ao cenário de sua infância. Nunca mais consegue retornar do labirinto em torno de uma velha árvore.
...........................................................................
- O livro tem ilustrações e fotografias coloridas, estas da montagem teatral da estreia da peça em 2011.

- A capa é do talentoso designer Genilson Soares.
- Possui prefácio assinado pelo Mestre Orávio de Campos Soares.
____________________________________

Sobre o autor:

GILDO HENRIQUE é natural de Tócos, 17º distrito de Campos dos Goytacazes, RJ. 61 anos, pai de quatro filhos. É graduado em Design Gráfico e licenciado em Letras - Português e Literaturas, ambos pela Instituto Federal Fluminense. Autor de diversos contos e de diversas peças teatrais, muitas já encenadas.
     É dramaturgo, autor de várias peças teatrais:
      
- Negrinha, adaptação do conto de Monteiro Lobato;
       - Oliver Twist, adaptação do romance de Charles Dickens;
       - A evangelização da Planície Goitacá;
       - O Segredo do Capitão Garrafa e outras histórias;
       - Marginais - nada que é dourado permanece, adaptação do romance de Susan E. Hinton;
       - Olha para o céu, Frederico!, adaptação do romance de José Cândido de Carvalho; etc.
            Foi diretor e premiado ator de teatro e de cinema Super 8mm na década de 1970, tendo sido destaque como Zé-do-burro em O Pagador de Promessas, espetáculo de sucesso na região do Norte-Fluminense.

Fontes:
Sinopse do Livro enviada pelo escritor.
Biografia = O Escritor e  Recanto das Letras 

Nenhum comentário: