segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Olivaldo Junior (Poemas Escolhidos) II


A Senhora Aparecida

A Senhora Aparecida
tão cedinho, de manhã,
recomeça a sua vida:
ser do povo um talismã.

Dando a todos a guarida,
seja irmão, ou seja irmã,
sempre ajuda na "subida"
para a 'Terra de amanhã'.

- 'Negra mãe do nosso povo',
há trezentas primaveras
vem tornando o velho novo!...

Guardiã de "mil" esferas,
nesse mundo, que é um ovo,
aparece e doma as feras!
____________________________

Para São Francisco
04 de outubro: Dia de São Francisco de Assis

Para São Francisco,
o canário, o alpiste,
a vassoura, o cisco,
que um poeta triste
quer correr o risco
de saber que existe...

Para São Francisco,
verso e prosa a gosto,
que sequer eu pisco
quando o sol do rosto
do melhor Francisco
em meu verso é posto!...

Para São Francisco,
minha "vista" gasta,
meu abraço arisco,
o que se contrasta
quando tudo arrisco
e Francisco basta.
________________________________

À moda de um deus
Para Luís Felipe 

Cansado demais,
parei entre os meus,
na beira do cais,
à moda de um deus.

Cansado demais,
andei entre os seus,
curti os meus ais,
no encalço de Deus.

Cansado, sem ar,
fiquei sem saber
se é rio, se é mar

o mundo a correr,
a gente a sonhar,
o sonho a morrer...
________________________

Poesia, irmão, poesia!...

Poesia, irmão, poesia!...
Que essa vida fantasia
quando vem o Carnaval,
quando vai o funeral!...

Poesia, irmão, poesia!...
Que essa vida, hipocrisia
quando vem o bacanal,
quando vai o bom casal!...

Poesia, irmão, poesia!...
Que uma rosa se anuncia
numa tela, num jornal!...

Poesia, irmão, poesia!...
Que uma lua, luz do dia
num poema original...
______________________

Mil lampadazinhas

Olho o japonês
ir cuidar das plantas.

Paro e fico olhando,
para ver se enxergo...

Cego, não dos olhos,
mas da triste alma,
miro, mas não vejo...

Olho o japonês
ir jantar, e é tarde.

Paro e fico olhando
seu jardim de inverno...

Terno, e sem demora,
bem à flor da palma,
eis que vejo a aurora:

- Mil lampadazinhas!...
__________________________

Príncipe de alma 

Pelas horas que levo na mochila,
pelas lágrimas secas em minh'alma, 
todo dia sem tempo me aniquila, 
leva as horas que iria ter em calma... 

Rubra rosa que velo à mão tranquila, 
eu, pequeno ser, "Príncipe de Alma", 
todo o tempo só penso em possui-la, 
jardineiro que as flores só desalma!... 

No relógio que a lida me desmonta, 
nestes olhos que secam sua fonte, 
eis o ser que à nobreza já desponta, 

sol que à rosa parece um horizonte, 
peregrino senhor que faz de conta 
que do corpo há de vir a sua 'ponte'.

Nenhum comentário: