sábado, 24 de fevereiro de 2018

A. A. de Assis (Pacote de Poesia)




Pacote de Poesia

     Carregada de magia, sonoridades, emoções e sentimentos, a poesia é um meio privilegiado de despertar o amor pela leitura escrita. Os artífices, por dotar de encanto as palavras, são os poetas que buscam mostrar um pouco do mundo e de si, usando como forma de expressão a poesia.
     Com o objetivo de levar a poesia ao cotidiano das pessoas de forma lúdica, o Sesc Paço da Liberdade, por meio dos Pacotes de Poesia, vem há muito divulgando parte da arte poética de grandes nomes da língua portuguesa.
     Os famosos pacotes de poesia têm formato simples e dinâmico, que se utiliza das características de uma embalagem em papel kraft, semelhante a de um pacote de pão, caracterizado com uma ilustração. As embalagens vêm acompanhadas de filipetas contendo parte da obra do poeta homenageado e são distribuídos de forma gratuita na unidade do Sesc Paço da Liberdade e em diversas instituições de educação e cultura do Paraná.
     Além de transmitir os sentimentos dos poetas, o projeto busca, de forma lúdica, semear a poesia e fomentar o hábito de leitura.
     Bom mergulho no universo poético.

Alguns Triversos deste pacote do poeta:
Zunzunzum... zunzum...
É um pernilongo brincando
de fórmula um.

Quantas vezes, ah,
eu vi o pião rodar.
E os anos também.

Alô... é da Lua?...
Manda uma cheia, com flores,
para a minha amada.


     O professor, jornalista e poeta Antonio Augusto de Assis (A. A. de Assis) é fluminense de São Fidélis, nasceu no dia 7 de abril de 1933. Como docente, A. A. de Assis atuou na Universidade Estadual de Maringá; como jornalista exerceu a função de diretor nos jornais "Tribuna de Maringá" e "Folha do Norte do Paraná", além de atuar nas revistas "Novo Paraná" (NP) e "Aqui". Trovador premiado no Brasil e no exterior, A. A. de Assis possui diversas publicações e atuações em antologias poéticas, entre as quais podemos destacar: Robson (poemas); Itinerário (poemas); Coleção Cadernos de A. A. de Assis - 10 volumes (crônicas, ensaios e poemas); Poêmica (poemas); Caderno de Trovas; Tábua de Trovas; A. A. de Assis - vida, verso e prosa (autobiografia e textos diversos). Em e-books: Triversos travessos (poesia); Novos triversos (poesia); A língua da gente (linguagem); Microcrônicas (textos curtos); A província do Guairá (história); Antologia 100 trovas inesquecíveis (coord). O poeta é integrante da Academia de Ltras de Maringá e da União Brasileira de Trovadores - seção de Maringá-PR. Visite a página de A. A. de Assis (http://aadeassis.blogspot.com.br) e conheça um pouco mais sobre esse artista de várias faces poéticas.

Fonte: A. A. de Assis (Pacote de Poesia)

Nenhum comentário: