sexta-feira, 13 de abril de 2018

Alice Brandão (50 Trovas Seletas)


1
A doce luz da alvorada
que um novo dia anuncia
põe sobre a terra orvalhada
sobretons de poesia!
2
A essa gente faladeira
aconselho sem temor:
– Atire a pedra primeira
quem nunca foi pecador!
3
Alegria, se eu te sinto,
não obstante os sermões,
é que em todo o labirinto
Deus me aponta as direções.
4
As mágoas, os dissabores,
vê se esquece, segue em frente,
e planta, por onde fores,
do amor e paz, a semente.
5
A terna luz da alvorada
que precede o novo dia
deixa a terra iluminada
com cores de poesia!
6
Bendigo essa luz que, um dia,
em minha estrada brilhou,
e resgatou a alegria,
que o tempo quase apagou.
7
Bocadinhos de saudade
cobertos de nostalgia
são pura felicidade
com que nos brinda a magia!
8
Cumpri certinho a receita:
rima dupla em quatro versos.
Saiu a trova perfeita
onde vibram universos.
9
Da catedral da cidade,
a porta rica e dourada
discorda da caridade
que lá dentro é apregoada!
10
Desdenho a hipocrisia,
a ganância e a avareza
que alicerçam cada dia
tanto sonho de grandeza.
11
Despertar entre teus braços
foi meu desejo na vida;
do amanhecer, ver os traços,
sem que houvesse despedida!
12
Em meio aos lençóis de linho,
num abraço acolhedor,
a seiva do teu carinho
fortalece nosso amor!
13
Em silêncio, o pirilampo
cumpre essa nobre missão:
de por luzes pelo campo
qual estrelas na amplidão!
14
Enquanto as bombas da guerra
ceifam a vida inocente,
há mãos que unidas na Terra
pedem paz ao Deus clemente!
15
Enquanto a vida se enfeita
com sorrisos e amizades,
vou preparando a colheita
das lembranças e saudades.
16
Essa agridoce saudade
que faz da gente refém,
maltratada, é a verdade,
mas nos conforta também.
17
Há tanta luz na cidade
empalidecendo a lua...
e, órfãs da felicidade,
tanta criança na rua!...
18
Imploro que sobre a terra,
num gesto nobre e audaz,
em vez de bombas de guerra
se plantem flores de paz!
19
Magia é ver, finalmente,
o tempo a concretizar
aquele sonho, que a gente
passou a vida a sonhar.
20
Meu Brasil, vou declarar,
por ti, um amor sem igual:
és minha pátria, meu lar,
talvez meu leito final!
21
Na minha face, essas linhas
formam condecoração,
pois representam todinhas
as lutas do coração.
22
Nessas trovas que hoje eu faço
transparecem só fragmentos
das ideias que eu abraço,
das lutas e sofrimentos.
23
No cais, um lenço acenando
em tom de incredulidade,
aos poucos vai se afastando,
dando lugar à saudade.
24
No coração há magia
e o futuro é uma promessa...
No labor de cada dia
a esperança recomeça!
25
No recôncavo uterino
pouco a pouco, se processa,
o milagre mais divino:
– de nova vida, a promessa!
26
No refúgio de teus braços
encontro a felicidade,
porém, longe de teus abraços,
viro refém da saudade!
27
Numa colcha de retalhos
costurei nossas lembranças
e alinhavei os atalhos
com a linha da esperança.
28
Num sorriso de criança
vejo a vida amanhecer
povoada da esperança
de um eterno vir a ser...
29
O carinho revelado
sem que o olhar pressentisse,
ficou mais que comprovado,
embora a boca mentisse.
30
O mar, profundo e enganoso
se agita, cresce e se espraia;
lança-se forte e orgulhoso
e morre manso na praia.
31
O pão não tem preconceito,
é modelo de nobreza,
pois é por todos aceito,
fica bem em qualquer mesa.
32
O teu beijo sedutor
que me dá tanto prazer,
tem, do champanhe, o sabor
e as luzes do amanhecer!
33
O teu trabalho incessante
criou uma grande cidade
que te agradece, imigrante,
por toda a posteridade.
34
O trovador que se preza
ri mesmo da própria dor,
porque na trova ele reza
a força viva do amor!
35
Para esquecer a tortura
dos problemas e cansaço,
quero entregar-me à ternura
que só encontro em teu abraço!
36
Pela culpa confessada
ante o Teu imenso amor,
dou graças emocionada
pelo perdão redentor!
37
Pela maré desta vida
eu navego em solidão,
desejando achar guarida
no cais de teu coração.
38
Pelas ruas da cidade
crianças sonham em vão,
buscando a felicidade
no retinir de um tostão.
39
Pelos muros desta vida,
passa a vassoura do tempo:
vai varrendo decidida
toda a dor e contratempo.
40
Picadeiro iluminado
e a plateia a gargalhar;
é o palhaço que, inspirado,
faz graça pra não chorar!
41
Por falso amigo iludido
com dinheiro e seu valor,
o Rei dos reis foi traído
com um beijo enganador!
42
Quando a saudade atrevida
me transporta ao que passou,
nosso adeus é uma ferida
que ainda não cicatrizou.
43
Quando a vida tiver fim
hei de sempre ser lembrado,
pois deixo um pouco de mim
em cada órgão doado.
44
Quando um dedo tu apontares
ao defeito de um irmão,
verás logo, se pensares,
outros três te apontarão.
45
Quem, do cume, avista o vale
conclui, ao ver-lhe a beleza:
-Não há nada que se iguale
à força da natureza!
46
Quem é que em sonho tão vil
manchou o teu coração,
plantando em ti, meu Brasil,
violência e corrupção?
47
Revelando seus pendores,
o prisma reflete a luz
que, desfeita em sete cores
rebrilha, encanta, seduz!
48
Ser presa ou ser predador?
Essa coisa até tem graça:
quem um dia é caçador,
em outro pode ser caça!
49
Todo mundo é mesmo artista
na coragem exibida
como exímio equilibrista
na corda bamba da vida!
50
Vi passar a mocidade
de braços dados ao vento:
Deixou rastros, que a saudade
me traz a cada momento.
__________________
 
Alice Cristina Velho Brandão nasceu em Caxias do Sul/RS, em 1947. Professora aposentada, escritora, poetisa e trovadora. Pertenceu à Academia Caxiense de Letras/RS, Cadeira nº 14 e à UBT Seção Caxias do Sul, tendo presidido por vários anos as duas entidades. Pertencia também ao Movimento Aldravianista.
Obteve várias premiações em concursos literários no Brasil e no exterior. Participou de algumas antologias de trovas; é autora dos livros A Trova – Técnica e Arte, Rosas do meu jardim, O Mistério da Pedra Encantada
(conto infanto-juvenil) e O Pequeno Príncipe – Adaptação em Trovas (em parceria com a trovadora amiga Lucí Barbijan).

Faleceu em sua residência, em Caxias do Sul, em 2017, aos 70 anos, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC).


Fontes:
– União Brasileira de Trovadores de Porto Alegre. Milton S. De Souza (editor). Livro de Trovas de Alice Brandão e Lia Rosa. Coleção Terra e Céu vol. XCIX. Porto Alegre/RS: Textocerto, 2016.
– União Brasileira de Trovadores de Porto Alegre. Calêndula Literária.

Nenhum comentário: