sexta-feira, 6 de abril de 2018

André Kondo (Poema em 1.º Lugar no Prêmio de Literatura Unifor 2018)


O poema "Sobre sementes e folhas", de André Telecazu Kondo  ficou em 1.º lugar no Prêmio de Literatura Unifor 2018, categoria trabalho inédito, e está estampado na orelha do livro "A Peregrinação das Folhas Caídas". Aqui a primeira estrofe do poema:

Penetro na surda casca do outono
As linhas do meu tronco tatuam
Cada intempérie congelada em desterro
Camadas de perdas e esquecimentos

(...)

Em 2011, o seu livro "Cem pequenas poesias do dia a dia" venceu o Prêmio Unifor.

O primeiro poema deste livro:

uma folha
brinca sozinha
dando cambalhotas
de outono


Em 2012, como parte do prêmio, André foi aos Estados Unidos. Chegou lá no primeiro dia de outono daquele ano no hemisfério norte.

A obra foi selecionada pelo ProAC e ele escreveu a narrativa poética dessa viagem.

A convite da Unifor, voltou ao Teatro Celina Queiroz para lançar o livro em outono de 2018.

"Não sei como essas coisas acontecem, como a poesia funciona, mas sei que a peregrinação das folhas caídas... sempre traz um sabor de retorno." (André Kondo)
Quem quiser conhecer a obra, que recebeu o Prêmio Vicente de Carvalho - UBE-RJ e a Bolsa de Criação Literária do Governo de São Paulo, é só pedir aqui:

https://kondo.lojaintegrada.com.br/a-peregrinacao-das-folhas-caidas-andre-kondo

O livro acompanha sementes de "Sensitiva", uma planta cujas folhas... se movem ao toque.

O sucesso desse lançamento só foi possível porque foi realizado em quatro atos:

1) 22/03, no Teatro Celina Queiroz, pela Unifor.

2) 23/03. na Monsenhor Dourado pelo SESC-CE.

3) 24/03, no Centro Universitário Farias Brito, pela Especialização em Escrita Literária da Socorro Acioli.

4) 25/03, na cerimônia do Prêmio Yoshio Takemoto pela Nikkei Bungaku em São Paulo (os últimos exemplares, que não havia levado para Fortaleza).

Link sobre a premiação:

https://g1.globo.com/ce/ceara/especial-publicitario/unifor/ensinando-e-aprendendo/noticia/21-autores-de-poesia-sao-premiados-no-premio-de-literatura-unifor.ghtml
_________________
André Kondo é autor de vários livros premiados. Foi finalista do Prêmio Jabuti e recebeu mais de 250 prêmios no Brasil e no exterior. Filho de imigrantes japoneses, morou no Japão e na Austrália, sendo pós-graduado pela University of Sydney. Viajou por mais de 60 países em busca de inspiração, mergulhando na Grande Barreira de Corais no Pacífico, percorrendo trilhas no Himalaia, escalando um vulcão ativo na Guatemala, cruzando o Círculo Polar Ártico e os desertos de Gobi e do Atacama, navegando pelos rios da Amazônia e visitando os lugares mais sagrados e fascinantes do mundo: Jerusalém, a Grande Muralha da China, Petra, Machu Picchu, a Ilha da Páscoa, o Taj Mahal, os jardins de Lumbini, as pirâmides do Egito... “A Peregrinação das Folhas Caídas” é o seu segundo livro de poesia, que narra a sua aventura poética em busca dos grandes autores da América do Norte. Vive de literatura.

Fontes:
Texto sobre a premiação obtido no Facebook de André Kondo
Livraria Kondo

Nenhum comentário: